Como seu parceiro pode contribuir durante a amamentação?

18 Setembro, 2018
A amamentação é uma ótima maneira de assegurar que seu filho comece a vida com toda a nutrição que necessita.
 

O amor entre pais, mães e seus filhos é algo que se fortalece dia após dia. Mas a amamentação pode ser muito complicada. Pois, mesmo sendo um comportamento natural, é preciso aprender a realizá-la.

Os primeiros dias, as primeiras semanas e, às vezes, até mesmo os primeiros meses geralmente são dolorosos. Você pode se sentir confusa e também pode chorar de impotência.

Ainda que amamentar seja alimentar seu bebê e também seja algo que a mãe faz pessoalmente, há muitas formas de seu parceiro te ajudar em todo esse processo para que, além disso, ele também possa participar de algo tão especial como é a amamentação.

Aprenda sobre a amamentação

Muitos homens, ao presumir que a amamentação é algo apenas entre as mulheres e os bebês, não se preocupam com o que é e como funciona. Simplesmente, pensam que é o momento de amamentar e que eles não têm nada a ver com isso. Mas não deve ser assim.

Enquanto parceiro, é necessário que você tenha um tempo destinado a aprender sobre a amamentação.

Dessa forma, você poderá conversar com sua parceira sobre isso e compartilhar ansiedades sem que sua parceira tenha que explicar tudo o tempo todo.

Antes do nascimento do bebê, você pode ler alguns artigos sobre a amamentação precoce para que saiba o que é, desde o colostro até os bicos de silicone.

ajudar durante a amamentação
 

Dar apoio durante o processo

Antes de iniciar a amamentação, é importante estabelecer metas. Seu objetivo pode ser amamentar o seu bebê sempre que ele quiser, durante seis meses, dois anos…

O que você considerar que é melhor para seu bebê. Mas é preciso que seu parceiro saiba sobre esse objetivo para que possa participar dele.

Se o seu parceiro não sabe que você quer amamentar seu bebê durante um ano e o porquê disso, ele não saberá que é algo que você quer realmente e não será capaz de entender por que você não utiliza a fórmula quando as coisas ficam um pouco complicadas.

Por outro lado, se o seu objetivo é dar o peito apenas durante alguns poucos meses, não haverá confusão quando chegar o momento de passar a usar a fórmula.

Estar atento às suas necessidades

A maioria dos parceiros realmente quer dar apoio enquanto a nova mamãe estiver amamentando. Mas, em algumas ocasiões, pode ser que eles não saibam bem como devem ajudar.

Pense no que ele poderia fazer para que a amamentação seja mais fácil para você. Naturalmente, ele não pode dar o peito. Mas pode contribuir com muitas outras coisas, como, por exemplo:

  • Dar a mamadeira com leite materno quando for necessário para que a mamãe possa descansar, ou quando não puder dar o peito por qualquer razão que seja.
  • Oferecer água ou deixar uma garrafa de água à disposição da mulher sempre que ela estiver amamentando o bebê.
  • Colocar uma música relaxante para poder criar um momento de conforto máximo.
  • Oferecer almofadas necessárias para que, tanto a mãe quanto o bebê, se sintam confortáveis e bem atendidos.
 

Deixe seu parceiro ciente de que ele é necessário para que a amamentação seja mais confortável para você

ajudar durante a amamentação

Assumir outra tarefa

Se você estiver amamentando seu bebê, passará muito tempo com ele. Portanto, será difícil fazer outras coisas.

Uma boa ideia é que o seu parceiro também assuma outra tarefa de cuidado com o bebê para que realize sozinho. Assim também poderá ter um momento de contato único com o bebê.

Por exemplo, ele pode dar banho, cantar para que ele durma, ajudar a arrotar ou simplesmente niná-lo para que o bebê se sinta confortável.