Como transmitir às crianças a importância da arte?

· 18 de janeiro de 2018
Transmitir a importância da arte às crianças é uma maneira de garantirmos que desenvolvam várias inteligências ao mesmo tempo.

A arte se relaciona com a comunicação de sentimentos, ideias, emoções ou a própria visão de mundo através da imagem, do som, da linguagem ou do próprio corpo. Nesse sentido, acaba sendo fundamental transmitir às crianças a importância da arte. Contudo, como se pode fazer isso? E quais são os benefícios obtidos com isso?

A arte melhora as aptidões das crianças

Em si, a arte é uma atividade que o ser humano realiza com o propósito de transmitir ou experimentar uma sensação. Isso se reflete em um conjunto de obras que manifestam diferentes tendências ou estilos.

“O mundo está repleto de pequenas alegrias: a arte consiste em saber distingui-las”

-Li Tai Po-

Ao contrário do que muitas vezes se acreditou, a arte não é um assunto que deve ser abordado de maneira superficial, já que constitui um elemento fundamental na formação das crianças. Na verdade, ensinar arte abre caminho para o ensinamento de valores.

Como transmitir às crianças a importância da arte

Ensinar arte aos outros não é algo novo. Os antigos gregos na sua época já dividiam as artes em superiores e inferiores. A artes superiores englobam aquelas que colocavam em prática o sentido da visão e da audição. No caso das artes inferiores, essas eram as que faziam referência ao sentido do olfato, do paladar e do tato.

Vamos mostrar alguns métodos e técnicas para aproximar o seu filho do mundo da arte. No entanto, existem muitas outras alternativas que vocês podem realizar juntos.

A música

Para isso, deve-se procurar um lugar tranquilo. A criança pode ouvir música para aprender o significado da letra que a compõe. Ainda assim, a criança pode escrever a letra de uma canção ou compor uma melodia com a finalidade de expressar seus sentimentos.

menina tocando piano

A escultura

Para isso também se deve procurar um lugar tranquilo. Utilizando um vaso ou qualquer outro tipo de escultura, é possível decidir em conjunto com a criança o que ele quer representar. Em seguida, fazendo uso da argila para moldar, pode-se ensinar à criança a técnica da modelagem.

A pintura

Não se pode abordar superficialmente, na hora de transmitir às crianças a importância da arte, o uso da pintura. Para isso, pode-se escolher um quadro para analisar nele o sentimento que o artista pretende passar através de uma paisagem, da expressão facial, de um objeto ou das cores. É claro que também é importante deixar que a criança reflita por meio de um desenho aquilo que ela sente ou pensa.

A arquitetura

A arquitetura também desempenha um papel fundamental na hora de transmitir o valor da arte. Nesse caso, pode-se imaginar junto com a criança como seria a “casa ideal”, para, em seguida, colocá-la em um desenho.

Benefícios de transmitir a importância da arte para as crianças

Sabe-se que, de acordo com estudos realizados com vários estudantes estadunidenses da segunda parte do ensino fundamenta, que aqueles que tinham tido uma estreita relação com a arte obtiveram notas mais altas e apresentaram menores riscos de fracasso escolar.

Além disso, foi realizado outro estudo com crianças que tinham entre cinco e sete anos que estavam atrasadas em quase todas as matérias em comparação com outros colegas de turma. Ao longo de sete meses, foi acrescida uma hora a mais de aula de artes plásticas e música. Os resultados revelaram que essas crianças alcançaram o mesmo nível de leitura que seus colegas e até os superaram em matemática.

Porém não acaba por aí. Transmitir às crianças a importância da arte gera muitos outros benefícios:

1. Ensina as crianças a pensar de maneira criativa e ajudas a resolver problemas.

2. Estimula sua autoestima.

3. Ajuda a compartilhar e a refletir sobre si mesmas e sobre o mundo que as rodeia.

4. Favorece o trabalho em grupo.

5. Melhora sua capacidade de coordenação óculo-manual.

6. Facilita o desenvolvimento da linguagem.

A arte constitui um meio para vencer preconceitos

A criança se expõe a diferentes possibilidades, à descoberta e à liberdade. Nesse sentido, constitui uma ferramenta para vencer barreiras e preconceitos. Além disso, a arte coloca a criança em contato com o passado remoto.

menina pintando

Estimula os dois lados do cérebro

Considerando que a arte estimula ambos os lados do cérebro, vários estudos sugerem que as crianças que se expõem à arte tiram melhores notas em matemática e leem melhor. Outro benefício é que a arte ensina as crianças a usar os seus sentidos no processo de aprendizagem. É preciso levar em consideração que, através da arte, as crianças são capazes de prestar mais atenção ao espaço físico que as rodeia.

Pintar, tocar um instrumento musical, desenhar ou cantar são atividades que contribuem para o desenvolvimento educacional, emocional e biológico de toda criança. No entanto, seu benefício vai além, já que satisfaz, até mesmo, uma necessidade espiritual do ser humano. Por meio dessas atividades, a criança é capaz de explorar o ambiente que a rodeia, tomando consciência de si mesma e das outras pessoas.

É muito importante que a criança possa de se expressar e se sinta à vontade para fazer isso. Para tanto, os pais devem prestar atenção às opiniões e aos sentimentos dos seus filhos, nesse caso, através da arte. Por meio de uma pintura, uma escultura ou da letra de uma canção, podem estar revelando algo muito pessoal.