5 brincadeiras para seus filhos aprenderem matemática

· 21 de novembro de 2017

A matemática, o pensamento abstrato e a noção numérica e lógica da realidade são pontos muito importantes da educação das crianças em idade escolar. Trata-se de incorporar esses pontos – pelo menos os básicos – à nossa realidade. E, em seguida, praticamente de forma automática, usá-los diariamente em nossas vidas. A matemática é um pilar da educação tradicional e seu aprendizado é fundamental na escola.

Enquanto há crianças que nascem com uma curiosidade natural sobre esses temas científicos, também existem aquelas que – mais movidos por outros gostos, como o esporte, as artes e as letras – não têm tanto interesse em matemática.

É nosso dever motivá-las mais e fazê-las estudar com brincadeiras e atividades extracurriculares.

Veja a seguir essas ideias de cinco brincadeiras para que seus filhos aprendam matemática.

Combinar números e formas

Quando as crianças estão sendo introduzidas no mundo dos números, uma ótima opção é o jogo da memória. Elas podem tentar relacionar as formas e os números.

Um jogo da memória em que a ideia seja juntar formas geométricas e números, assim como combinar a carta com a quantidade de imagens que tem a ver com o número.

Esse tipo de brincadeira é inclusive muito fácil de ser elaborada. É necessário apenas uma cartolina colorida, tesouras e imaginação para fazer essa atividade junto com o seu filho.

a matemática

Músicas

Estimule a memória das crianças e o aprendizado da matemática com músicas sobre números. Da mesma forma, criar um jeito de relacionar a ordem ou a classificação de números pelo som da música servirá como brincadeira para aprender a somar ou diminuir.

Os filmes e séries de televisão em que se ensina às crianças através da música têm comprovado a eficácia dessa forma de aprendizagem dinâmica e divertida.

Adivinhação

A adivinhação e as charadas são uma maneira divertida de desenvolver o raciocínio lógico. Comece com uma adivinhação simples e vá aumentando a complexidade à medida que a criança supera os obstáculos.

Esportes

Fazer as crianças praticar esportes é uma excelente maneira de mantê-las em forma, além de estimular o raciocínio matemático. A conta das voltas, pulos, bolas ou conquistas que cada um consegue fazer, assim como manipular o placar ou a classificação geral do torneio é interessante para introduzir a matemática sem que elas percebam.

a matemática

Aplicativos de videogames

Atualmente, existe uma diversidade de aplicativos e sites onde é possível encontrar jogos para introduzir a matemática aos pequenos ou melhorar sua compreensão dos conceitos. Além disso, esses jogos online ou para fazer download consolidam o conhecimento que a criança adquire na escola. Faça da tecnologia uma aliada para facilitar o aprendizado do seu filho.

Por exemplo, baixe no seu celular e no computador programas de agilidade mental. No videogame, privilegie os jogos didáticos. As crianças se divertem, aprendem e exercitam uma competição saudável.

Jogos de robótica, laboratórios e astronomia são outros que podem ser bem aproveitados na hora de ensinar ciências exatas às crianças.