A consciência fonológica nas crianças
Você já se perguntou por que falamos de uma determinada maneira? Ou como as crianças começam a emitir sons que gradualmente se transformam em palavras? É disso que se trata a consciência fonológica, a qual desenvolvemos quando somos crianças sem nem perceber.
Como é a consciência fonológica nas crianças?
Conceito
A consciência fonológica é a base de qualquer tipo de comunicação oral. Sem os sons, não poderíamos verbalizar palavras, muito menos ideias.
Embora comecemos a desenvolver essa parte da linguagem quando somos bebês, ela muda e amadurece ao longo de nossas vidas. Alguns exemplos disso podem ser a melhora da dicção e a aprendizagem de novas línguas, com seus sons correspondentes.
A fonologia na infância
Mas vamos começar do começo: como você fala com um bebê? Certamente você não usa o mesmo tom ou a mesma complexidade usada ao falar com outra pessoa. Esse fenômeno é chamado de baby talk e, graças a ele, aprendemos os sons da nossa língua e as palavras que a compõem de uma forma intuitiva.
A imitação e a repetição são essenciais nesta fase. A pronúncia é um processo complexo que envolve muitas partes da garganta e da boca, de tal forma que não é algo fácil de ser dominado.
Por exemplo, quando você diz “alho” para um bebê, ele tenta te imitar várias vezes até descobrir a posição correta para pronunciar o lh. Além disso, quando os pequenos aprendem um novo som, eles o repetem várias vezes.
Efeitos da consciência fonológica nas crianças
A consciência fonológica é definida como a capacidade de acessar a estrutura da linguagem oral e de ter consciência dos segmentos fonológicos das palavras, necessários para o aprendizado da linguagem escrita. Portanto, aprender a falar corretamente durante a infância é de vital importância.
Nas escolas, as crianças começam com exercícios orais e então aprendem a correspondência entre os sons e a ortografia, ou seja, as letras.
Lembre-se de que a escrita em espelho é normal nos primeiros anos. Conforme as crianças vão crescendo, a complexidade também aumenta, já que aprendem a escrever palavras e frases que elas mesmas dizem.
Pouco a pouco, elas aprendem que nem tudo o que dizem e escrevem está certo, mas sim que existem regras que regem a nossa língua. É nesse momento que, às vezes, pais e professores percebem que talvez as crianças tenham algum grau de dislexia, mas atualmente isso não é nenhum impedimento.
Promover a consciência fonológica nas crianças
Imitar e repetir
Como já dissemos, esse é o método mais utilizado com bebês e crianças, mas quem disse que também não é útil para adolescentes e adultos? É verdade que, conforme crescemos, levamos mais tempo para nos adaptar às novas regras fonológicas, mas isso não é nada impossível.
Podemos melhorar a nossa pronúncia na nossa própria língua ou em outras em qualquer idade. Tudo o que precisamos é de um bom exemplo a seguir. Tente repetir palavras com sons semelhantes, como nos trava-línguas, ou imitar o sotaque e a pronúncia de outra pessoa.
Quanto mais as crianças exercitarem essa habilidade, mais fácil será para que elas se adaptem.
Ler
Podemos melhorar as habilidades fonológicas por meio de duas formas de leitura: ler em voz alta ou ouvir a leitura e imitá-la depois. Além disso, se for uma leitura com vários personagens, uma leitura conjunta também pode ser feita.
Qualquer tipo de leitura é benéfico. Promover esse hábito nas crianças não só vai beneficiá-las para escrever ou falar, mas também para expandir o vocabulário, a criatividade e a imaginação. Além disso, elas também aprendem a falar em público.
Especialistas em dicção
Às vezes as crianças têm dificuldade para pronunciar alguns sons específicos. Nesses casos, um fonoaudiólogo é a melhor opção para corrigir e exercitar a pronúncia de forma adequada.
Além disso, tanto um fonoaudiólogo quanto alguns professores podem te aconselhar sobre alguns exercícios para ajudar o seu filho em casa também. Ninguém é perfeito, mas todos nós temos a capacidade de melhorar.
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