7 exercícios para melhorar a pronúncia em inglês

27 de julho de 2019
Melhorar a pronúncia em inglês é possível através de atividades didáticas e divertidas que são perfeitas para crianças e adultos.

Melhorar a pronúncia em inglês é uma das preocupações mais frequentes daqueles que estão aprendendo esse idioma. As grandes diferenças fonéticas em relação ao português fazem com que seja especialmente necessário trabalhar esse aspecto.

No entanto, existem também muitas ferramentas e métodos eficazes para articular melhor as palavras e ter uma comunicação mais fluente.

O uso das tecnologias no ensino de inglês é um recurso mediador da aprendizagem e uma motivação para praticar e usar a linguagem em situações reais, além de ajudar a melhorar as habilidades de linguagem (escuta, fala, escrita e leitura) de uma forma interativa e colaborativa

– Chacón e Pérez –

Como adultos, é muito difícil para nós desaprender a estrutura de nossa linguagem por um momento para, então, assimilar uma nova. Mas, felizmente, o contrário acontece com as crianças: elas têm uma incrível habilidade de produzir novos fonemas e pronunciar palavras em inglês com grande perfeição.

Com os exercícios a seguir, você poderá aproveitar o grande potencial de seus filhos.

Como melhorar a pronúncia em inglês?

1. Músicas e rimas

Os versos com ritmo são perfeitos para as crianças praticarem a pronúncia. Sendo repetitivos e fáceis de serem lembrados, eles geram um impacto na memória das crianças e elas saberão como articular as palavras que ouvem. Os adolescentes também gostam muito de exercitar uma segunda língua através das músicas de seus artistas favoritos.

2. Ouvir contos e histórias

Essa atividade é especialmente útil quando é feita com crianças que já conseguem ler com uma velocidade média. Escolha uma história interessante e engraçada e comece a ler em voz alta enquanto as crianças acompanham a leitura em silêncio.

aprender inglês

Dessa forma, elas aprenderão a associar as formas escritas com o som que têm ao pronunciá-las. Se você não tem grandes habilidades em inglês, sempre poderá usar os vídeos e as gravações encontradas na Internet.

3. Trava-língua

Uma maneira super eficaz de reconhecer palavras que soam de maneira semelhante e de dar fluência à articulação é aprender os famosos trava-línguas. São frases curtas ideais para aprender vocabulário e pronunciar adequadamente.

Por exemplo: “Peter Piper picked a peck of pickled peppers. Where’s the peck of pickled peppers Peter Piper picked?”. Sempre que tiver dúvidas sobre o significado ou o som, você poderá utilizar dicionários confiáveis, como o Cambridge.

Mais ideias para melhorar a pronúncia em inglês de crianças

4. Ditado de imagens

Analise em casa as palavras que as crianças aprendem na escola. Procure imagens que as representem e aprenda a pronunciá-las corretamente em inglês.

Em um jogo, coloque todas as figuras em uma superfície e peça ao seu filho para escolher aquela que corresponde à palavra que você vai dizer a ele. É uma maneira divertida de associar sons a imagens e memorizá-las facilmente.

5. Telefone sem fio

Essa brincadeira é perfeita para melhorar a pronúncia em Inglês e compartilhar ótimos momentos com a família.

Consiste, basicamente, em dizer uma frase secreta para a pessoa ao seu lado. Então ele ou ela deve repetir as palavras para quem estiver ao lado, e assim por diante até chegar ao último participante.

No final, ele deve dizer o que entendeu em voz alta e verificar se corresponde à conversa inicial. É uma dinâmica muito divertida que vai motivar as crianças a articular os sons adequadamente.

6. Assista a filmes e programas de TV em inglês

Felizmente, canais de televisão e dispositivos inteligentes permitem que você defina o idioma de áudio e as legendas. Colocar os programas favoritos das crianças em inglês será uma maneira divertida e didática de praticar a pronúncia e a compreensão auditiva.

Embora a princípio as crianças não conheçam todas as palavras, elas começarão a assimilá-las através das ações dos personagens.

melhorar a pronúncia em inglês

7. Mímicas de palavras para melhorar a pronúncia em inglês

Escolha uma série de palavras que seu filho saiba, escreva-as, recorte-as e coloque-as em uma sacola. Pegue uma e articule a pronúncia sem fazer nenhum som.

Através dos movimentos de sua boca, a criança deve adivinhar o que você disse. Dessa forma, os pequenos observam como o rosto se move quando se produz alguns fonemas. Com o passar do tempo e a prática, você poderá passar de palavras para frases.

Agora você sabe que melhorar a pronúncia em inglês pode ser muito divertidoColoque essas estratégias em ação e aproveite ao máximo todas as habilidades inatas de seus filhos desde os primeiros anos de vida.