10 dicas para ter uma família unida

Conseguir formar uma família amorosa e unida é o objetivo de muitas pessoas. No entanto, pode ser uma estrada difícil. Descubra o que levar em consideração para o sucesso no artigo a seguir.
10 dicas para ter uma família unida

Última atualização: 18 Junho, 2021

Para formar laços de união familiar é necessário manter a comunicação. Então, é fundamental conseguir construir fortes pilares de confiança com nossos filhos e conquistar a estabilidade em casa. Sabemos que você deseja realizar esse sonho e, por isso, vamos dar algumas dicas para ajudar você a manter sua família unida.

O respeito é um valor que devemos cultivar em nossos bebês desde sempre, a fim de criar relações fortes e harmoniosas entre todos os membros do grupo familiar. E esta é uma verdade que não cria exceções com a idade: tanto os adultos quantos os mais jovens devem se respeitar.

É um conhecimento que se aprende com o tempo. Cada segundo que passa conta, cada interação entre os membros de uma família deve ser um momento de aprendizagem. Todos nós temos algo de bom para transmitir aos nossos entes queridos e devemos sempre valorizar esse fato.

A família deve ser respeitada e aceita apesar das diferenças, a fim de permanecer unida.

Manter uma família unida Não é uma tarefa fácil, mas devemos nos apegar ao amor para que dure para sempre. Como pais, queremos ver nossos filhos crescerem em um ambiente de tranquilidade e compreensão, pois sabemos que essa é a garantia de que no futuro eles colherão as mesmas coisas.

 

Família unida ao ar livre

Não há dúvida de que a união familiar é um trabalho árduo, principalmente porque as diferenças nunca deixarão de existir. Por isso, damos muita ênfase ao fato de as bases desse objetivo se encontrarem na tolerância, no afeto, na comunicação e na escuta das opiniões dos outros, além do apoio que nos damos uns aos outros em momentos difíceis.

Não é algo impossível de alcançar. Pelo contrário, é um desafio pelo qual vale a pena lutar por toda a vida. Não há nada mais gratificante do que aquelas reuniões familiares depois de vários meses sem se encontrar e a sensação de que tudo continua igual.

Lembre-se de que a comunicação é a base para ter uma família unida.

10 dicas para ter uma família unida

Se o seu maior desejo é sempre manter sua família unida, siga estas dicas que se tornarão uma lição de vida:

  1. Fazer refeições juntos é maravilhoso: talvez o trabalho e a escola dificultem o encontro na hora do almoço. Mas não deixe o jantar passar sem se sentar à mesma mesa para conversar.
  2. Chegar em casa e esquecer o estresse: você com certeza teve um dia cansativo, mas dedique alguns minutos aos seus filhos e compartilhe com eles. Brinque e ria todos os dias.
  3. Falar sobre o comportamento das crianças: se uma delas se comportou mal, converse sobre isso.
  4. Fazer parte das tarefas dos pequenos: se você chegou e as crianças ainda não terminaram de fazer alguma atividade, faça companhia.
  5. Conversar a dois sobre a criação: cada um tem suas próprias perspectivas, produto de sua experiência. Converse um pouco e busque chegar a um acordo sobre como lidar com certas situações.
  6. Controlar as brigas entre irmãos: ensine-os a resolver suas diferenças por conta própria. Assuma o comando se o problema ultrapassar os limites, mas, é claro, com muita paciência.
  7. Confiar em seus filhos: como pais, vamos enxergar perigo onde não existe. Quando eles lhe perguntarem algo, avalie se você pode dar permissão ou se não é conveniente. Isso os ensinará a reconhecer o que é bom e o que é ruim.
  8. Banir equipamentos eletrônicos à mesa: se vocês estiverem compartilhando uma refeição, não permita o uso de aparelhos eletrônicos. Ensine esse hábito aos seus filhos com paciência.
  9. Praticar exercícios juntos é divertido: caminhar ou andar de bicicleta ao ar livre permite que todos mergulhem em um ambiente diferente.
  10. Não se esqueça da intimidade com o seu parceiro: relembrar os velhos tempos com um passeio romântico permitirá que ambos relaxem. Lembre-se de que você é a base da família e deve estar bem.

O momento ideal para promover a unidade familiar é agora.

Momentos ideais para a união familiar

Embora existam datas importantes no calendário que são perfeitas para essas aproximações, o momento ideal para estarmos juntos é hoje. É um esforço diário, que ajudará vocês a superar as adversidades.

Construir um lar é bonito e ao mesmo tempo complexo, pois cada um tem a sua personalidade. Na medida em que nos aceitamos, nos tornamos pessoas melhores e damos importância ao que é verdadeiro: o amor.

It might interest you...
Não é o sangue, mas o coração que nos torna uma família
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Não é o sangue, mas o coração que nos torna uma família

Muitos dos nossos filhos não cresceram em nosso útero, são filhos de nosso coração. Porque o que faz uma família nem sempre é sangue ou genes.



  • Suarez, O., & Moreno, J. (2002). La familia como eje fundamental en la formación de valores en el niño. Carabobo: Universidad de Carabobo.