Como brincar e se sujar afeta o desenvolvimento infantil

Descobrir como brincar e se sujar afeta o desenvolvimento infantil nos mostra uma nova dimensão para aprender que o fato de as crianças se sujarem, ao contrário do que muitos pensam, não só não é ruim, como é até positivo.
Como brincar e se sujar afeta o desenvolvimento infantil

Última atualização: 30 Abril, 2021

Muitos pais pedem (alguns até exigem) que seus filhos estejam perfeitamente arrumados e com roupas limpas quando saem da escola. Então não dá para brincar e se sujar? Nem sempre, pois, em muitos casos, os adultos, cuidadores e monitores, ficam mais preocupados em não deixar os pequenos se sujarem e do que em realmente se divertirem, sendo o que são, crianças.

Quantas vezes já ouvimos mães e pais dizerem aos filhos “Não sente no chão" ou “Tenha cuidado, você vai sujar a roupa? Na verdade, é tão comum que nos acostumamos e até falamos isso nós mesmos.

No entanto, é realmente bom tentar evitar que nossos filhos se sujem o tempo todo e exigir que eles tenham cuidado para não manchar as roupas? É verdade que pais e mães fazem isso para o bem da criança, mas isso é realmente necessário e bom? Vamos ver a seguir.

Brincar e se sujar

Embora a higiene seja sempre importante, também é importante brincar sem preocupações. Lembre-se de que durante a fase de desenvolvimento infantil uma das formas que a criança tem de aprender é brincando.

As brincadeiras das crianças inclui vários elementos, entre os quais se destaca a exploração. Como se costuma dizer, “Não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos”. Nesse caso, podemos dizer que acontece algo semelhante. Para que o pequeno explore, investigue e aprenda, é preciso se sujar, manchar as roupas e colocar a mão na massa.

Portanto, a sujeira faz parte do desenvolvimento infantil. E a questão é a seguinte: você conhece alguma criança que não faz bagunça quando come, quando pinta, quando faz alguma coisa pela primeira vez?

É normal que as crianças fiquem curiosas, se sujem, se deitem no chão, coloquem objetos na boca… Nós, como pais, devemos estar cientes de que o que elas fazem não é perigoso, pois isso faz parte do seu desenvolvimento, do seu aprendizado e, em última instância, da sua felicidade.

Como brincar e se sujar afeta a criança?

Sem dúvida, os efeitos são sempre positivos. Uma criança que se suja, já que não está reocupada em manter suas roupas limpas, se diverte muito. Portanto, encontramos vários benefícios.

Exploração

As crianças são exploradoras por natureza. É sua maneira de investigar e aprender. Por isso, quando uma criança faz uma grande bagunça ao brincar com terra, com tinta, até com comida ou outros elementos, por sua vez, ela está aprendendo.

Diversão

Certamente é divertido. O pequeno brinca sem se preocupar se está se sujando ou manchando as roupas. Isso geralmente é sinônimo de se divertir curtindo a brincadeira.

Criatividade

Além disso, essa despreocupação também é favorável para a criança do ponto de vista criativo. Tentar, experimentar, tocar, manchar… Tudo isso potencializa o aumento da criatividade.

Proteção

Curiosamente, ao permitir que as crianças se sujem, toquem em um animal ou façam esse tipo de coisas, também melhoramos sua saúde, pois seu sistema imunológico se fortalece.

Então, temos que entender esse aspecto pelo que ele é. Em outras palavras, é eficiente quando feito com bom senso. Não é positivo que as crianças sempre fiquem sujas ou que possam fazer de tudo. Simplesmente, é necessário saber que, se a criança for criada na presença de um animal de estimação, dificilmente desenvolverá alergia a pelos de animais, por exemplo. Mas, no final do dia, os pequenos sempre precisarão de um bom banho.

Brincar e se sujar: tintas e pintura.

Em relação a brincar e se sujar…

E resumo, respondendo ao questionamento principal, podemos dizer que é positiva a forma como brincar  se sujar afeta o desenvolvimento das crianças, pois elas se sentem mais livres para experimentar, investigar e, por fim, aprender.

Por isso, sempre que for possível do ponto de vista lógico e com bom senso, consideramos interessante permitir que os pequenos manchem as roupas e se sujem sem que fiquem preocupados com isso.

Da mesma forma, sempre temos a opção de deixar os pequenos usarem roupas rasgadas e velhas ou que possam se sujar enquanto brincam e se divertem. Ou, caso não seja possível, também podemos optar pelos clássicos aventais para crianças, que sempre foram úteis para que elas não estraguem as roupas do dia a dia.

Pode interessar a você...
5 infecções infantis frequentes no verão
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 infecções infantis frequentes no verão

A maioria das infecções infantis frequentes no verão estão relacionadas à água da piscina ou do mar, mas também às mudanças nas férias e às atividades.



  • Aucouturier, B. (2018). Actuar, jugar, pensar. Puntos de apoyo para la práctica psicomotriz educativa y terapéutica. Barcelona: Editorial Graó.