Tradições familiares: como são criadas e porque são importantes

6 de julho de 2019
Muito mais do que rotinas, as tradições familiares são como pequenos tesouros. Algumas são herdadas, enquanto outras são originais. Elas ajudam a manter as famílias fortes, sólidas e unidas, alegram as reuniões familiares e proporcionam um sentimento pleno de continuidade e proximidade.

Há uma imensa variedade de tradições que podem ter um grande valor para as famílias. É possível que você já tenha alguns costumes, mas se tiver a sua própria família agora, talvez queira criar os seus próprios costumes a serem transmitidos para os seus filhos. A seguir, vamos mostrar algumas dicas para que você construa as suas próprias tradições familiares.

O que são as tradições familiares?

A palavra tradição vem do latim traditio. Consiste no conjunto de bens culturais considerados valiosos. É essencial que eles sejam mantidos e transmitidos às novas gerações como legado.

As tradições são herdadas e se tornam parte da nossa identidade. Elas devem ser capazes de se renovar e de desenvolver novas expressões para que, dessa forma, mantenham a sua utilidade e valor sem perder a sua essência.

Basicamente, são costumes ou certos comportamentos assumidos pelas famílias que as distinguem das outras. Quando os costumes são transmitidos de geração em geração, tanto oralmente quanto por meio de instruções, eles se tornam uma tradição.

Como criar tradições familiares?

Ao formar uma nova família, é conveniente que você desenvolva as suas próprias tradições. Para criá-las, você pode tomar como base as atividades herdadas dos seus pais. Mas também pode experimentar os seguintes tipos de atividades:

Prestativas

São atividades significativas para ajudar outras pessoas, tais como limpar os jardins da vizinhança, restaurar móveis ou armários antigos.

Musicais

Você pode assistir a concertos de música com as pessoas da sua família, fazer parte de um coral ou simplesmente ouvir música certo dia da semana.

Físicas

São atividades que tanto adultos quanto crianças e jovens podem fazer juntos. É possível cozinhar, pintar, esquiar, caminhar, caçar, pescar, patinar ou até mesmo dançar.

Como criar tradições familiares

Sociais

Entre essas atividades para todas as idades estão o entretenimento com jogos de tabuleiro ou de cartas. Além disso, também é possível considerar passar o dia no campo, ir à praia, ao cinema, ou ainda reuniões para ler um livro na sala, bem como as festas.

Naturais

Para apreciar a natureza, é possível fazer caminhadas no outono ou no inverno e ver as estrelas ao anoitecer. Talvez dar comida aos animais silvestres, tais como pássaros ou peixes, e acampar em um lugar calmo e isolado.

Representações dramáticas

São excelentes oportunidades para fazer jogos de palavras ou pantomimas na hora do jantar. Outra opção seria assistir peças de teatro ou apresentações teatrais dos seus filhos na escola.

“Tradições são costumes ou certos comportamentos assumidos pelas famílias que as distinguem das outras.”

6 pontos que você deve considerar ao criar tradições familiares

Ao criar tradições familiares, você deve considerar o seguinte:

  • Se forem sair para comer fora de vez em quando, é recomendável que antecipem a despesa envolvida, de modo que não seja um inconveniente.
  • Fazê-las sem estresse: à medida que vocês continuarem a fazê-las, poderão aprender a melhorar da próxima vez.
  • Construa tradições familiares a partir de boas lembranças. Assim, os resultados serão favoráveis para todas as pessoas da sua família.
  • Faça coisas simples e pequenas se tornarem especiais. Dessa forma, você criará lembranças a partir delas. Além disso, tenha em mente a união que elas podem gerar entre as pessoas da família.
  • Inclua os seus pais e avós nas suas novas tradições para que eles não se distanciem e se sintam uma parte indispensável do núcleo familiar.
  • Você deve fazer com que os seus filhos saibam que há momentos no ano que devem ser vividos em família. Assim, eles permanecerão fiéis às tradições e o seu grande valor não será perdido.
A importância das tradições

A importância das tradições

As tradições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento psicológico das crianças. E de fato, muitos dos ensinamentos que elas recebem são transmitidos através delas.

Elas evocam histórias, objetivos e valores que vão de uma geração à outra, o que motiva, molda e compartilha uma identidade familiar. Além disso, também fornecem segurança, porque quando uma criança sabe o que vai acontecer, ela se sente calma, segura e feliz.

Por outro lado, também estão intimamente relacionadas a estabilidade, saúde mental e desenvolvimento da personalidade. Elas não só definem a identidade da família, mas também a de todos os membros dela em particular. Portanto, aumentam a autoestima.

Existem muitas tradições familiares que promovem o amor e a união que você certamente vai adorar. Coloque em prática essas dicas para criar as suas próprias tradições ou para manter as que você já tem, dando a elas outra perspectiva. Ademais, transmita-as para os seus filhos, a fim de manter certos valores intactos ao longo do tempo.