Dicas para aliviar a dor nas costas durante a gravidez

16 de dezembro de 2018
Com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e fazer com sua gravidez seja uma fase mais feliz, apresentaremos neste artigo alguns conselhos para aliviar essa dor. Confira!

A dor nas costas durante a gravidez é tão comum quanto incômoda. Mesmo que seja impossível de ser evitada durante a gestação, sempre pode ser aliviada levando em consideração algum ou outro truque.

Dicas para aliviar a dor nas costas

Você deve evitar ficar muito tempo sentada

Quando você fica sentada, seu quadril, sua coluna vertebral e todos os músculos da zona lombar ficam sobrecarregados.

Por isso, não fique muitas horas seguidas sentada. Alterne momentos de repouso com momentos de atividade, dar uma caminhada, se deitar, fazer alguma atividade, etc.

Mantenha-se ativa

dor nas costas

Você deve tentar ficar em atividade, colocar o seu corpo em funcionamento. Se você não fizer exercícios físicos por conta de algum motivo, pelo menos, faça alongamentos 2 vezes ao dia.

Cuide da sua postura corporal

Não importa se você está sentada, parada ou deitada, mantenha uma postura corporal que evite forçar ainda mais a zona lombar. Sempre tente manter uma postura corporal ereta e procure ficar bem reta quando estiver deitada.

Quando você caminhar, deve tentar manter seu peito ereto e levantar a barriga. Se você caminha com o tronco para frente, as dores nas costas só vão piorar.

Durma em uma cama dura

Dormir em uma cama muito macia na qual você “afunda” quando deita faz com que você fique com a postura corporal curvada.

Ao contrário, se você dormir em uma cama mais dura, poderá manter sua postura mais ereta. Dessa forma, sua coluna e seu quadril poderão descansar.

Não carregue excesso de peso

Você deve saber que na gravidez é “proibido” carregar excesso de peso. No entanto, às vezes, acabamos relevando por um momento essa recomendação médica.

Junto com toda a lista de contraindicações, você deve acrescentar esta outra: se você carregar excesso de peso, sentirá mais dor na zona lombar.

Você deve se agachar em vez de dobrar o seu tronco

Sempre que tiver que fazer ou pegar alguma coisa do chão, ou em um nível que estiver abaixo da sua cintura, agache-se ou fique de joelhos e procure manter as costas reta.

Evite ficar curvada na hora de realizar qualquer tarefa porque o peso da barriga forçará os músculos das suas costas até você não aguentar mais.

Use um calçado adequado

Os sapatos de salto alto são perigosos durante a gravidez porque aumentam o risco de a grávida sofrer quedas.

Mesmo que a durante a vida toda você tenha se acostumado com eles, agora que você está grávida deve deixá-los de lado em um cantinho.

Além do perigo que trazem, esses calçados delicados, elegantes e femininos contribuem muito para piorar a dor nas costas. Por isso não use. Substitua esses calçados por outros baixos e confortáveis.

dor nas costas

Não queira dar uma de heroína

Muitas mulheres, durante a gravidez, continuam tendo responsabilidades em casa e devem se ocupar, da mesma forma que antes, com o cuidado dos outros filhos.

Mas as gestantes não devem dar uma de heroínas. Não é esse o papel delas. Mãe, entenda que você se encontra em uma fase especial da sua vida.

Dentro de si carrega um ser humano que vai trazer luz para você, assim como trouxeram os demais filhos que você tem ou que estiverem por vir.

Aproveite para dar vida ao ser que você amará pelo restante de sua vida

-Autor anônimo-

Certamente, é sua a responsabilidade de velar pela saúde e pelo cuidado do seu bebê. Mas, também é seu dever se cuidar, se proteger e viver essa fase da melhor maneira.

Se no passado era você quem se ocupava de tudo. Agora deve atribuir algumas atividades domésticas aos demais membros da família.

Todos devem contribuir e se adequar à nova fase que pela qual a casa está passando. Se você se sobrecarrega de trabalho, sua coluna vai acabar dando alguns sinais disso.

Mais algumas dicas…

Para concluir, apresentamos a seguir outro conjunto de dicas que você pode colocar em prática com o objetivo de aliviar o sofrimento nas costas que, assim como as dicas anteriores, devem ser levados a sério.

  • Dê mergulhos na piscina. A água alivia o seu peso, e, põe fim à tensão na sua coluna vertebral.
    • Sempre que você puder, dê uma escapulida para a piscina e fique um tempinho dentro da água (faça uma consulta médica prévia).
  • Pratique ioga. Os exercícios de ioga podem ser muito eficazes para aliviar a sua dor.
    • Se o seu médico ginecologista-obstetra concordar, não recuse essa técnica milenar que tantos benefícios trouxe a outras pessoas, inclusive gestantes.
  • Faça massagens nas costas. Durante a gestação receber massagens nas pernas, nos ombros, nos quadris e nas costas acaba sendo bem revigorante.
    • Para tirar o máximo de proveito disso, deite sobre o lado esquerdo do seu corpo e deixe que o especialista faça a sua parte. Você vai ver como vai se sentir bem melhor.