3 dicas para que seu bebê não ganhe mais peso do que o recomendado

A manutenção do peso corporal ideal do bebê é decisivo para conseguir um bom funcionamento do metabolismo ao longo dos anos.
3 dicas para que seu bebê não ganhe mais peso do que o recomendado
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 21 novembro, 2022

Garantir que o bebê não ganhe mais peso do que o recomendado é essencial para evitar patologias metabólicas no futuro. Caso contrário, pode desenvolver um estado de inflamação que afeta sua saúde. Para fazer isso, é aconselhável oferecer uma dieta variada e com energia suficiente, mas sem exagerar. O equilíbrio é o segredo neste caso.

Antes de iniciar, deve-se observar que durante os primeiros 6 meses, o aleitamento materno deve ser o método exclusivo de alimentação. O leite é o melhor elemento para o pequeno, pois contém todos os nutrientes de que necessita em quantidades suficientes. No entanto, após 6 meses, será importante complementar com outros produtos.

Dicas para que o bebê não ganhe mais peso do que o recomendado

A seguir, daremos uma série de dicas para que o bebê não ganhe mais peso do que o recomendado. Isso também garantirá que mantenha uma alimentação ideal.

1. Evite açúcares livres

Alimentos com adição de açúcares são a pior opção para o bebê, pois afetam negativamente o funcionamento do metabolismo. Da mesma forma, pode afetar os níveis de inflamação e até as preferências alimentares dos pequenos.

Um alto consumo desse tipo de produtos durante as fases iniciais da vida está relacionado a um maior risco de sobrepeso no futuro. Isso é confirmado por pesquisas publicadas no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition. No entanto, o açúcar adicionado não é o mesmo que está naturalmente presente nos alimentos. Por exemplo, com as frutas não haveria muito problema.

Permitir que a criança manuseie os alimentos ajuda a se familiarizar com suas características organolépticas. Em qualquer caso, deve estar sempre sob a supervisão de um adulto.

2. Ofereça comida para o bebê manusear

O método conhecido como baby led weaning pode ser positivo para que os pequenos se acostumem com as características organolépticas dos alimentos e evitem rejeições no futuro. Além disso, irá ajudá-los a manter um peso correto, pois será mais difícil para eles comerem mais do que o necessário. Afinal, vai demorar um pouco para eles manusearem o alimento e depois comê-lo.

De acordo com um estudo publicado na revista Current Nutrition Reports , é um método seguro para crianças e tem vários benefícios. Mas, sim, deve ser feito com a supervisão de um adulto para evitar engasgos. Além disso, tenha em mente que pedaços muito pequenos ou difíceis de manusear não devem ser oferecidos.

3. Não pare de amamentar até os primeiros 12 meses

O aleitamento materno exclusivo é essencial até o bebê atingir os primeiros 6 meses de vida. No entanto, recomenda-se oferecer esse alimento até o primeiro ano, pois gera benefícios já demonstrados. Desta forma, não só o sistema imunológico será fortalecido, mas a incidência de muitas patologias do tipo metabólico também será reduzida.

Podemos até dizer que a amamentação tem um efeito positivo na composição da microbiota, o que ajudará nos processos digestivos posteriores. Mesmo que a alimentação complementar tenha sido iniciada, o aleitamento materno não deve ser negligenciado a pedido dos pequenos. Este é um excelente suprimento de nutrientes que garantirá que todas as necessidades diárias sejam atendidas.

Caso não seja possível oferecer mais leite, deve-se buscar um produto substituto bem formulado. Muitos dos que estão no mercado têm baixas doses de ômega-3 e uma quantidade excessiva de açúcares simples e livres. Isso não é positivo para manter um peso adequado.

O leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis meses. Então, deve ser mantido até pelo menos 12 meses, embora sua dieta deva ser complementada com outros alimentos para atender a todos os requisitos.

Siga os conselhos para que o bebê não ganhe mais peso do que o recomendado

Como você viu, as dicas para que o bebê não ganhe mais peso do que o recomendado são muito simples de seguir. Só é necessário garantir a presença de alimentos naturais no regime complementar para obter uma contribuição nutricional ideal. Além disso, é fundamental manter a amamentação até os primeiros 12 meses de vida. Esta é a melhor combinação para garantir uma boa saúde futura.

Tenha em mente que há uma série de tabelas de introdução alimentar que podem ser usadas para saber exatamente quando começar a oferecer os diferentes alimentos. Alguns deles não devem ser consumidos antes do primeiro ano, pois causariam maior incidência de alergias ou poderiam levar a asfixia perigosa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fidler Mis N, Braegger C, Bronsky J, et al. Sugar in Infants, Children and Adolescents: A Position Paper of the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017;65(6):681-696. doi:10.1097/MPG.0000000000001733
  • Brown A, Jones SW, Rowan H. Baby-Led Weaning: The Evidence to Date. Curr Nutr Rep. 2017;6(2):148-156. doi:10.1007/s13668-017-0201-2

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.