3 alimentos que melhoram a saúde respiratória das crianças

Vamos dizer quais alimentos você deve incluir na dieta das crianças para melhorar a saúde respiratória e evitar problemas respiratórios.
3 alimentos que melhoram a saúde respiratória das crianças
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 25 outubro, 2022

Há uma série de alimentos que melhoram a saúde respiratória das crianças. É importante conhecê-los para oferecê-los regularmente na dieta de crianças com asma, por exemplo. Nestes casos, podem surgir certas dificuldades na hora de ventilar de forma otimizada, o que pode condicionar a situação de bem-estar e os hábitos.

É importante ter em mente que as crianças tendem a ser bastante ativas. E isso é muito benéfico para a saúde a médio prazo, já que o exercício físico é uma dos pontos principais para que o corpo funcione da melhor forma. No entanto, as dificuldades respiratórias podem ser um inconveniente para isso, tornando a criança menos propensa a brincar com seus pares.

Iogurte

O iogurte é um dos alimentos mais saudáveis que existem. É capaz de fornecer uma boa quantidade de probióticos, bactérias vivas que colonizam seletivamente o intestino, gerando assim um benefício para o hospedeiro. Foi possível demonstrar que garantir a diversidade da microbiota reduz a incidência de patologias inflamatórias ou autoimunes, como algumas respiratórias.

No entanto, na hora de escolher um iogurte é fundamental olhar o rótulo. A maioria dos oferecidos no supermercado tem uma quantidade excessiva de açúcares adicionados, por isso têm um impacto negativo na saúde metabólica da criança. É sempre preferível optar pelo tipo natural, com a gordura do produto intacta.

Alimentos ricos em fibras

A fibra é outra das substâncias determinantes para manter uma boa saúde intestinal. A porção solúvel é o substrato energético para as bactérias que habitam o tubo, promovendo assim uma maior densidade de microrganismos.

Especificamente, a aveia se destaca acima do resto. Ela possui alguns compostos, beta-glucanos, especialmente positivos para a microbiota. Isso é confirmado por pesquisas publicadas no The Journal of Nutritional Biochemistry.

No entanto, muitas frutas, como maçãs, também contêm uma quantidade significativa de fibra solúvel. A sua inclusão na dieta regular contribuirá para melhorar a saúde da microbiota, promovendo o crescimento das bactérias que a compõem.

Alimentos ricos em vitaminas para melhorar a saúde respiratória

Muitos micronutrientes ajudam a manter os níveis de inflamação controlados, exercendo também uma função positiva no sistema imunológico. Será importante priorizar os alimentos com alta concentração de vitaminas A e C. Entre eles estão uvas, mirtilos, frutas vermelhas, tomates, cenouras, kiwis etc.

Alimentos recomendados para crianças com asma

A asma é uma doença crônica caracterizada por uma sensação de não conseguir respirar, bem como por certos chiados. Pode ser tratada com medicamentos e nem sempre é experimentada no mesmo nível de intensidade. De qualquer forma, há uma série de alimentos que podem melhorar seu manejo, reduzindo a intensidade dos sintomas. Estes incluem tomate, alho, frutas cítricas e maçãs.

Converse com o pediatra para uma boa alimentação

Se seu filho sofre de algum problema respiratório, o melhor é consultar o pediatra. Pode ser que você precise de uma orientação farmacológica, bem como de um ajuste alimentar, para conseguir a remissão dos sintomas e a redução dos problemas associados. Também pode ser uma boa ideia procurar um nutricionista.

Através da dieta, os episódios de inflamação podem ser controlados. Muitas vezes estes atacam as vias aéreas superiores, causando dificuldades respiratórias. Esses sinais aumentam quando a demanda de oxigênio aumenta, por exemplo, em contextos esportivos.

Existem alimentos que melhoram a saúde respiratória das crianças

Como você viu, é possível ajustar a dieta para melhorar a saúde respiratória das crianças. Também pode ser necessário incluir certos suplementos, como probióticos, para facilitar o manejo de patologias como a asma. Estas podem se tornar bastante incidentes na população.

Claro, é sempre melhor procurar um profissional antes de incluir qualquer suplemento no padrão alimentar. Em primeiro lugar, é aconselhável otimizar a dieta e depois incluir produtos ou suplementos que possam gerar um determinado benefício. Da mesma forma, é importante notar que existem outras estratégias, baseadas na fisioterapia respiratória, para melhorar esses problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lin, J., Zhang, Y., He, C., & Dai, J. (2018). Probiotics supplementation in children with asthma: A systematic review and meta-analysis. Journal of paediatrics and child health54(9), 953–961. https://doi.org/10.1111/jpc.14126
  • Jayachandran, M., Chen, J., Chung, S., & Xu, B. (2018). A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. The Journal of nutritional biochemistry61, 101–110. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2018.06.010

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.