11 dicas para mostrar autoridade através do amor

É importante que os pais orientem os filhos e os eduquem mostrando autoridade, mas sempre através do amor e da paciência. As crianças precisam de limites e regras para que possam ser felizes.
11 dicas para mostrar autoridade através do amor

Última atualização: 02 Março, 2021

Assim como os navios precisam de um capitão para conduzi-los, os filhos precisam dos pais para que sejam guiados com autoridade através do amor. O importante é que os pequenos saibam que são os pais que estão no comando. Se não tivermos autoridade, os pequenos vão tentar assumir o comando e as coisas vão ficar complicadas.

Portanto, os pais devem educar com regras e limites, mas também feito com carinho e amor. Isso será essencial para uma educação completa. Todos os pais se preocupam em educar os filhos bem e uma das coisas que devemos levar em consideração é educar através do amor.

Educar com autoridade através do amor: a melhor fórmula para uma boa educação

Se os pais demorarem a perceber que estão perdendo o controle do filho, talvez seja mais difícil reorientá-lo, mas não impossível. O ideal é exercer a autoridade através do amor pelos nossos filhos e ter muita vontade e paciência. Esse seria o ponto-chave para estabelecer uma boa educação.

dicas para mostrar autoridade através do amor

Se a criança crescer sem limites ou normas, ela se sentirá insegura e terá baixa autoestima, o que pode levá-la a se comportar de forma inadequada e prejudicar outras pessoas e a si mesma. Se educarmos os nossos filhos com bases firmes, consistentes e através do amor, forneceremos segurança suficiente para que eles percebam as suas habilidades e os seus pontos fortes e fracos.

Ganhar autoconfiança pode nos ajudar a estabelecer um plano de ação para educar os nossos filhos com muito amor, mas também com autoridade. Então, a seguir, veremos algumas dicas para que consigamos agir assim. Não perca!

Dicas para educar os filhos com autoridade através do amor

Se educarmos através do amor, mas também com autoridade, estaremos conduzindo os nossos filhos em direção à felicidade. E se ainda não estivermos agindo assim, não precisamos nos preocupar: amanhã é um bom dia para começar. O importante é nos esforçarmos para conseguir transmitir uma boa educação aos nossos pequenos. Veremos algumas dicas para mostrar a autoridade através do amor.

Ter confiança de que somos capazes

Confiar na nossa capacidade e falar com os nossos filhos usando frases firmes e seguras vai melhorar bastante a maneira de educá-los. Se decidirmos que queremos guiar os nossos pequenos sendo firmes, não devemos hesitar. Temos que seguir em frente e, diante dos problemas, não duvidar e buscar soluções.

Se ainda não tivermos começado a ser firmes, devemos fazer um plano para isso

Quais aspectos dos nossos filhos gostaríamos de mudar? Procurar diferentes alternativas para oferecer mudanças nos comportamentos que eles apresentam pode ser muito útil.

Procurar atividades para desfrutar em família para mostrar autoridade através do amor

Também podemos procurar atividades que nos ajudem a nos conectar com os nossos filhos. Fazer coisas que nos divertem e nos deixam felizes, sempre estando presentes e acompanhando-os. Quando os filhos veem que os pais se divertem com eles, isso os deixa muito felizes.

Relaxar um pouco as medidas de acordo com o progresso e as realizações dos pequenos

Parabenizá-los e fazer com que eles saibam que confiamos neles é muito importante.

Não usar a lei do mais forte para mostrar autoridade através do amor

O importante não é estar acima deles ou mostrar o nosso poder, e sim fazer acordos e negociar para que todos sejam favorecidos.

Quando definirmos um limite, sempre temos que explicar o porquê

Sempre que formos explicar um limite, devemos fazer com que os pequenos vejam sua parte positiva.

Diante de uma decisão que tivermos tomado, não devemos mudá-la

Se diante de um mau comportamento do nosso filho tomarmos uma decisão quanto às consequências, por mais que ele insista, não devemos mudar essa decisão.

Outras dicas para mostrar autoridade através do amor

dicas para mostrar autoridade através do amor

Sempre exercitar a nossa autoridade

Por pior que tenha sido o nosso dia, não podemos deixar de exercer a nossa autoridade em casa com os nossos filhos.

Encontrar o equilíbrio entre a autoridade e a permissividade

Cada família deve encontrar o seu equilíbrio. E cabe a nós buscá-lo!

Se fizermos uma promessa, sempre devemos cumpri-la

Se prometermos algo para o nosso filho, devemos cumprir essa promessa, pois, caso contrário, o pequeno terá um sentimento de injustiça, o que não vai favorecer a nossa conexão com ele.

Não temos que dar sermão: a comunicação ativa é muito melhor

As crianças geralmente ignoram os sermões, por isso é muito melhor conversar com elas e explicar as coisas.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação”.

-Aristóteles-

Como você pôde ver, não é tão difícil mostrar autoridade através do amor. Se realizarmos determinadas ações e colocarmos em prática as dicas mostradas aqui, a tarefa certamente será mais fácil.

Todos os pais querem que os filhos tenham uma boa educação e que, além disso, também sejam felizes. Se formos firmes, carinhosos, pacientes, com grandes doses de amor e de tolerância, não teremos problemas na educação dos nossos filhos.

Nunca é tarde para mudar o curso do navio e redirecioná-lo. Então, se você acha que está falhando em algo, mude o curso e elabore um plano para que isso possa ser feito. Vamos lá!

Pode interessar a você...
Evite dizer essas frases para educar com resiliência
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Evite dizer essas frases para educar com resiliência

Se você quer educar as crianças com resiliência, evite dizer essas frases, avalie as situações e se concentre nas soluções. Confira nossas orientações!



  • Ballenato, G. (2007). Educar sin gritar: padres e hijos: ¿Convivencia o supervivencia? La esfera de los libros.
  • Martín, I. E., & Caldera, M. I. F. (2013). La familia como herramienta para educar desde la autoridad y no desde el autoritarismo. La capacidad de elegir. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 151-156.
  • Izquierdo, C. (2007). La autoridad hoy, un reto para los padres. Izquierdo, Ciriaco. 1a. Editorial San Pablo.