Dinâmicas de autoestima para crianças que podem ser realizadas na escola
As crianças podem chegar a mudar suas atitudes e suas emoções quando começam a socializar nas escolas. Principalmente hoje em dia, quando o bullying e a perseguição escolar são um tema de debate permanente.
Muitas crianças podem chegar a perder a confiança nelas mesmas. Por esse motivo, é necessário reforçar autoestima e a melhor maneira é realizando dinâmicas de autoestima para crianças.
As crianças podem chegar a se sentir coibidas e mal humoradas quando sofrem de depressão e de baixa autoestima. A carência de segurança pode levar a mudanças emocionais fortes e, sem dúvida, nenhum pai quer isso para seus filhos.
A seguir, veremos uma lista com várias dinâmicas de autoestima para crianças para serem realizadas em casa ou na escola com outros companheiros. Seu intuito será animar as crianças e devolvê-las sua autoestima e sua energia ao máximo.
5 dinâmicas de autoestima para crianças que podem ser realizadas na escola
É importante para os professores manter as crianças motivadas e com boa energia nas aulas com o objetivo de que participem e interajam nas atividades que são desenvolvidas dentro da sala de aula.
1. A cadeira quente
A dinâmica consiste em que uma criança se sente numa cadeira. As outras crianças caminham em direção a cadeira. Quando a professora indicar, um aluno deve parar em frente e deve dizer uma coisa que a criança que está sentada goste. Ainda que se sintam um pouco incomodadas e até envergonhadas, as crianças ficarão contentes. E, principalmente, orgulhosas pelas coisas positivas que foram ditas.
2. Cofre de tesouro oculto
A atividade consiste em que o professor esconda um espelho num cofre. A seguir, chamará cada aluno, individualmente, para que passem para abrir a caixa. As crianças estarão sem se comunicar e sem poder ver o que o escolhido pela professora faz. Depois que todos passarem, o professor dirá que os tesouros são elas mesmas, porque cada um é único e inigualável.
3. O círculo das adivinhações
Aqui as crianças deverão se sentar formando um círculo. Devem pegar uma folha de papel e um lápis e escrever três características positivas que definam o companheiro à direita. Logo, todos vão colocar o papel dobrado numa bolsa e cada um irá passando e pegando um papel. Segundo os três atributos que estiverem escritos, a criança deverá adivinhar quem é a pessoa.
4. Mímicas
Cada criança deverá pensar numa atividade em que seja realmente boa. Em seguida, a professora irá nomear cada criança para que passe para frente e faça uma mímica, segundo o que pensou. Seus companheiros deverão adivinhar do que se trata.
5. As estátuas
Para essa atividade, o professor deverá ter um aparelho de rádio ou um equipamento de som. A dinâmica se trata de ir chamando cada aluno e convidá-lo a passar para a frente da sala. Logo tocará a música e a criança deverá dançar.
O professor vai parar a canção em qualquer momento e quando o fizer, a criança precisa ficar quieta como uma estátua. Nesse momento também deverá representar uma emoção no seu rosto com um gesto. Os companheiros devem tentar adivinhar a mímica.
Atividades de autoestima em casa
Talvez a melhor maneira de aumentar o humor das crianças seja em casa. Quando elas têm um mal dia, apenas buscam desabafar e se sentir melhor com as pessoas que ama. Por isso é importante que os pais dediquem um pouco de tempo às crianças em casas. Quando se sentem sem confiança, é importante dar-lhes amor e injetar doses de autoestima com as dinâmicas para crianças comentadas antes.
“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”
–Emerson–
Dose de autonomia
Em momentos em que a criança encontra-se sem confiança, o melhor é que os pais permitam fazer uma atividade diferente. Algo que queriam fazer há muito tempo e que devem fazer sozinho. Por exemplo, se a criança se sente capaz de tomar banho ou de se vestir sozinha, é hora de dar autonomia. A independência proporciona muita segurança e confiança para continuar aprendendo.
Leitura antes de dormir
Assim como ocorre nos filmes, é importante que os pais leiam uma história para seus filhos antes de dormir, dessa forma irá melhorar o humor delas nesse momento de relaxamento. Assim, as crianças vão dormir pensando em algo positivo e se sentindo seguras. Esse processo, claro, seria um excelente complemento para as dinâmicas de autoestima para crianças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Haeussler, I., & Milicic, N. (1995). Confiar en uno mismo: Programa de desarrollo de la autoestima. Editorial Catalonia.
- Niebla, J. C., & Hernández-Guzmán, L. (2001). ¿ Son Contextos Socio-ambientales los que Definen las Dimensiones de la Autoestima en Niños y Adolescentes?. Revista Mexicana de Psicología, 18(2), 229-237. https://www.researchgate.net/profile/Joaquin_Niebla/publication/288269769_Are_self-esteem_dimensions_defined_by_socio-environmental_contexts_in_children_and_adolescents/links/5b159512aca272d43b7e7cab/Are-self-esteem-dimensions-defined-by-socio-environmental-contexts-in-children-and-adolescents.pdf
- Shaffer, D. R., & del Barrio Martínez, C. (2002). Desarrollo social y de la personalidad. Madrid: Thomson.