Cinco formas de atrair o interesse das crianças

· 17 de fevereiro de 2018
As crianças são seres cheios de energia e de vida. Elas são atraídas por tudo, mas se cansam facilmente. Atrair a sua atenção não é uma tarefa nada fácil, porém não é impossível. Neste artigo, vamos ensinar 5 formas bem simples.

Atrair o interesse das crianças não é tão simples assim. Durante a infância, a energia que elas têm parece inesgotável, e acabam deixando os pais exaustos. Se o seu filho for uma criança agitada, é provável que você acabe o dia desejando se jogar na cama assim que chegar em casa.

Tudo atrai as crianças, mas elas não gostam de nada. São imprevisíveis e voláteis, e conseguir fazer com que elas concentrem a atenção em alguma coisa é complicado. Mesmo assim, existem certas formas de atrair o interesse das crianças que podem nos ajudar muito.

Ser pai ou mãe é uma das tarefas mais difíceis que desempenhamos na vida. Criar um filho e conseguir fazer com que ele seja uma pessoa responsável dá bastante trabalho. No entanto, não devemos nos apavorar se o seu comportamento ainda estiver distante do ideal. Temos tempo suficiente para ensiná-las a se centrarem.

É preciso levar em consideração que cada criança é diferente. Não podemos tratar todas elas como se possuíssem as mesmas habilidades na vida, porque não é assim. Além disso, é completamente proibido humilhá-las ou fazer com que elas se sintam mal por terem pouca capacidade de concentração e no que isso acarreta.

Cinco formas de atrair o interesse das crianças

Use canções ou as técnicas mnemônicas

Quem não aprendeu a tabuada por meio de canções? Com certeza também lembra dos rios, vales e cordilheiras que, adornados pela melodia, acompanharam você durante toda a sua infância. As canções inventadas e as técnicas mnemônicas costumam ser realmente eficazes.

menino distraído na escola

Da mesma forma que as canções que ouvimos no rádio ou os trava-línguas, elas ficam gravadas em nosso cérebro por muito tempo. Se, além disso, forem letras que não saem da sua cabeça e fizerem sentido, seu filho só vai querer reforçar seus conhecimentos dessa forma tão original.

Recompense

Toda vez que seu filho demonstrar que prestou atenção, dê-lhe um prêmio. É muito mais produtivo reforçar uma atitude positiva que repreender por uma atitude negativa. Dessa forma, a criança vai buscar por todos os meios continuar recebendo suas palavras de incentivo.

Os elogios e enaltecimentos pelo trabalho bem feito são viciantes. Graças a eles, você vai conseguir fazer com que seu filho, de forma consciente e sem ter que falar com ele mil vezes, concentre o interesse dele no que deve.

Identifique o tipo de inteligência

Atrair o interesse das crianças não é limitá-las. Quem sabe o seu filho simplesmente não tenha encontrado uma atividade que esteja de acordo com seu tipo de inteligência. Existem muitos tipos e cada um tem características diferentes.

Busque encontrar pontos fortes e potencialize-os. É possível que seu filho seja uma negação em matemática, mas um gênio em música, ou que tenha dificuldade em Letras por conta de sua grande aptidão pelo esporte. Não tente fazer com que ele se adapte a um só tipo de inteligência preestabelecido, isso é um erro.

menino com tda

Valorize o que ele faz

Sempre que seu filho disser ou fizer algo, por menor que seja, valorize isso. Faça com que ele se sinta especial e valorizado. Dessa forma, você vai descobrir muito sobre ele e sua personalidade. Além disso, você vai voltar a reforçar a sua autoestima. Assim, falar e ponderar com ele vai ser muito mais fácil.

Quando alguém está na defensiva, não importa a idade que tiver, é incapaz de fazer qualquer coisa de bom. Se você buscar atrair a atenção das crianças recorrendo a castigos e gritos, você vai conseguir exatamente o contrário. Pense um pouco, como reagiria se sempre estivessem repreendendo você por algo que faz sem querer?

Todos nós somos gênios. No entanto, se você julga um peixe pela sua habilidade de subir em uma árvore, viverá a vida toda acreditando que ele é um estúpido

-Albert Einstein-

Utilize as cores

Utilize cores chamativas para atrair a atenção do seu filho. Pode parecer uma besteira, mas funciona. Ensine-o a estudar sublinhando com cores, isso vai estimular sua concentração. Na hora da prova, ele será capaz de associar a cor com o que tiver sublinhado.

Essas pequenas dicas podem parecer banais, mas são muito eficazes. Se você precisa de ajuda ou conselho dos professores dos seus filhos, não hesite em tirar suas dúvidas. Se, apesar disso, as formas de atrair a atenção das crianças continuarem não adiantando, tente analisar se talvez ela possa sofrer de alguns transtornos, como o TDAH.

Seja o que for, são problemas que têm fácil solução, sempre e quando agirmos rápido e irmos em busca de soluções.