A importância de ler histórias para seus filhos

17 de maio de 2017

Ler histórias para seus filhos é um hábito conveniente em muitos aspectos. Não somente para a formação acadêmica das crianças, mas também para melhorar os níveis de comunicação no núcleo familiar.

A leitura é uma prática que nos acompanha a vida toda. Por que não motivar seus filhos a adquirir esse hábito desde os primeiros anos de vida?

Por que ler histórias para seus filhos?

1. Cria um vínculo emocional mais forte. À medida que seu filho cresce ele vai começar a explorar o mundo por si mesmo e a buscar independência. Mas o momento da leitura recupera a proximidade e a possibilidade de interagir com os filhos, da mesma forma que acontecia quando eles eram pequenos. A hora da leitura é o momento para ter uma boa conversa e um momento de diversão com seus filhos. Além disso, é um momento de aprendizado no qual eles nem percebem que estão aprendendo.

2. Melhores resultados acadêmicos. Uma das razões mais importantes para ler com seus filhos é que a leitura aumenta a aptidão para o aprendizado de qualquer disciplina. As crianças que são expostas à leitura desde muito cedo apresentam melhores desempenhos durante toda a vida escolar. A compreensão é uma habilidade transversal que as crianças precisam para se desenvolver adequadamente em muitos âmbitos acadêmicos e profissionais.

3. Desenvolve as habilidades comunicativas básicas. Os primeiros 3 ou 4 anos dos seus filhos são os momentos mais importantes para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades comunicativas. Ao ler histórias para eles, você está estimulando a produção de sons. A leitura também ajuda a enriquecer o vocabulário e permite que as crianças se expressem com mais fluidez.

4. Estabelece as bases para alcançar níveis de leitura mais complexos. Ao ter contato com os livros de historinhas, as crianças se familiarizam com o objeto e aprendem a vê-lo como algo que é proveitoso estar em contato. Ao ler histórias para seus filhos você está incentivando as habilidades fundamentais do processo de leitura. A relação da crianças com o livro será espontânea e amigável.

histórias

5. Desenvolve a linguagem estruturada. Muitas crianças chegam ao jardim da infância e, inclusive, à escola sem um desenvolvimento adequado da articulação e da compreensão da linguagem. Isso pode ser evitado se adquirimos o hábito da leitura compartilhada. A linguagem, nas primeiras etapas é produzida por meio da imitação. Desse modo, se a criança tem um modelo adequado, a linguagem dela vai apresentar uma boa estrutura.

6. Estimula as habilidades do pensamento lógico. Outra razão pela qual é bom ter o hábito de ler histórias aos seus filhos é que, por meio da leitura é possível adquirir conceitos abstratos. Como, por exemplo, a aplicação da lógica em situações da vida cotidiana e o reconhecimento da relação causa-efeito. O desenrolar das histórias proporciona às crianças deduzir com mais facilidade os resultados de uma ação no cenário real.

7. Mais disposição para novas experiências. As histórias ajudam seus filhos a ver de uma forma natural os acontecimentos da vida cotidiana. Uma história pode ser uma saída para combater a ansiedade ou o estresse. Também favorece  o processo de adaptação às mudanças de forma mais simples. Encontre histórias que apresentem semelhanças com a vida real das crianças, com as quais elas possam se identificar.

8. Mais concentração, atenção e disciplina. Enquanto você tenta estabelecer o hábito como uma rotina da família é muito provável que as crianças acabem se distraindo. Mas, à medida que elas evoluem em idade e maturidade, passarão a perceber que o momento de ler requer atenção e silêncio. As crianças que leem em casa apresentam maior controle em relação à disciplina e períodos de atenção mais longos. Além disso, desenvolvem melhores níveis de memória e têm facilidade para se focar em uma coisa de cada vez.

histórias

9. Aprendem que não tem porquê a leitura ser chata. Se, desde que seus filhos são pequenos você os fizer perceber que os livros são divertidos e abrem as portas para muitos mundos desconhecidos, quando eles forem maiores não verão a leitura como um castigo, mas como um passatempo. Ler histórias para seus filhos também previne o vício em videogames, em televisão e outros aparelhos eletrônicos.

Explore livros com sons ou livros que têm figuras em alto relevo. Procure sempre ter o que ler perto dos pequenos. A motivação inicial marca a diferença no momento de trabalhar a aproximação com a leitura.