Esportes para crianças agitadas

Se seu filho é um pouco agitado e inquieto, recomendamos que você dê uma olhada nas atividades esportivas que descreveremos a seguir.
Esportes para crianças agitadas

Última atualização: 04 Setembro, 2021

O esporte é uma das principais ferramentas para educar e divertir as pessoas. E as crianças agitadas não são exceção.

Embora a agitação possa ser um traço de personalidade, outras vezes é um sintoma de alguma condição específica de desenvolvimento. Por exemplo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

De qualquer forma, é provável que a criança acumule mais energia do que seus colegas e precise realizar atividades adequadas para descarregá-la. Por isso, uma ótima opção é incentivar a pratica de esportes. A seguir, vamos contar quais são os esportes ideais para essas crianças.

Esportes para crianças agitadas

Para começar, é preciso entender o esporte como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Embora seja muito útil como meio de canalização de energia, também oferece a possibilidade de ensinar diferentes conceitos à criança. Entre eles, é possível mostrar como processar suas emoções de uma forma socialmente aceitável.

O ideal é encontrar uma modalidade esportiva adequada para cada criança e sua condição, e que também seja agradável. É importante ressaltar que crianças agitadas podem praticar qualquer esporte, embora as modalidades mais recomendadas sejam individuais e ao ar livre.

As disciplinas ao ar livre permitem que as crianças respirem com mais calma e evitam a sensação de confinamento.

Os esportes individuais podem ajudar a criança a reduzir os episódios de ansiedade, pois para atingir os objetivos propostos ela depende exclusivamente de si mesma. Além disso, participar de um esporte em grupo pode causar inquietação e ansiedade.

Criança praticando karatê, um dos melhores esportes para crianças.

A seguir, apresentamos algumas das atividades esportivas mais adequadas para crianças agitadas.

Artes marciais

As artes marciais são atividades altamente recomendadas para crianças, pois contribuem muito para o seu desenvolvimento físico, psicológico e espiritual.

No caso das crianças agitadas, esse tipo de disciplina permite que elas liberem toda a energia acumulada de forma útil. Através dos diferentes exercícios, esse esporte ensina a trabalhar a concentração, o autoconhecimento e o respeito pelo adversário. E essa série de benefícios é aprendida passo a passo.

Embora essa atividade seja praticada em conjunto com outras pessoas, é considerada uma disciplina individual.

Atletismo

Dentro do ramo do atletismo existem várias alternativas que podem atrair a atenção do seu filho, como corridas, saltos e lançamento de disco. Sem dúvida, todas representam uma boa forma de canalizar a energia acumulada durante o dia.

Os benefícios do atletismo não estão apenas ligados à hiperatividade, mas também ao desenvolvimento físico e psicológico. Essa atividade aprimora a maioria das habilidades físicas básicas. E outra das grandes vantagens é que é praticada ao ar livre.

Ciclismo

O ciclismo se destaca como um dos esportes mais completos do mundo. Uma de suas maiores vantagens é que pode ser praticado como atividade de lazer ou como atividade física competitiva.

Quando destinado entretenimento, o ciclismo pode ser uma atividade compartilhada com a família ou amigos. Isso adiciona um benefício social e emocional à prática esportiva.

Sem dúvida, pedalar é uma boa forma de liberar a energia acumulada durante o dia. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades físicas básicas, como a coordenação e a força.

Caso seu filho encare essa atividade como um esporte competitivo, procure uma academia profissional. Mas confira se que o treinador é certificado e entende o diagnóstico do seu filho.

Natação

Existe algo melhor do que água para liberar a tensão e a energia acumuladas? Você deve fazer essa pergunta ao seu filho e avaliar sua resposta.

A natação é uma das melhores alternativas para crianças agitadas, pois permite que o corpo e a mente relaxem, enquanto são desenvolvidas outras capacidades físicas. Isso também favorece a concentração das crianças, pois para avançar é necessário coordenar cada movimento corporal.

Aprender a nadar é muito mais que um esporte, é adquirir uma habilidade que representa uma ferramenta de sobrevivência. Vá em frente e experimente!

A nataçã é ótima para crianças agitadas

As crianças agitadas devem escolher seu esporte

Todas as crianças devem escolher o esporte ou a atividade física de que mais gostam, pois a motivação é um dos principais determinantes da continuidade. Isso é especialmente importante para as crianças agitadas, pois elas tendem a se frustrar com mais facilidade do que seus colegas.

Evite impor qualquer tipo de atividade esportiva, para que seus filhos não fiquem mais preguiçosos ou irritados. Lembre-se de que seu papel como mãe é encorajá-los, não forçá-los. Se você se destacar como um suporte, seu filho se sentirá mais confiante e a comunicação fluirá melhor. Dessa forma, ele também poderá descobrir de que esporte gosta e iniciar um processo frutífero do zero.

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