Esportes para praticar em família

25 de maio de 2019
Praticar atividades físicas é fundamental para levar uma vida saudável. Por isso, os esportes para praticar em família são uma ótima opção. Os esportes oferecem inúmeros benefícios físicos, emocionais e mentais.

Muito se sabe sobre os benefícios dos esportes para a saúde dos seres humanos. Levar essa prática para o âmbito familiar potencializa ainda mais os seus benefícios. Além de tudo, fortalece os laços pessoais e familiares. Por essa razão, confira a nossa lista de esportes para praticar em família. Assim, todos podem desfrutar das suas vantagens.

Importância dos esportes para praticar em família

Os esportes para praticar em família estimulam todos os membros a terem hábitos saudáveis que levarão para a vida toda. Um aspecto positivo e de grande importância é a redução da taxa de obesidade infantil, já que aumenta a prática de atividade física.

Outros fatores que tornam essa atividade importante são:

  • Reduz o tempo que as crianças ou os jovens passam jogando videogame ou assistindo televisão.
  • As crianças aprendem a trabalhar em equipe e a respeitar os outros.
  • Fortalece os laços familiares e intensifica o entendimento entre cada membro da família.
  • Promove a realização de atividades produtivas enquanto se aprende o respeito ao meio ambiente, mesmo em crianças pequenas.
  • Proporciona o relaxamento através de um momento diferente. O melhor de tudo: é um bom exemplo para os pequenos.

O ideal é que os esportes sejam praticados pelo menos duas vezes por semana e de formas variadas. As risadas, a diversão e o companheirismo são garantidos.

O ciclismo é um dos esportes para praticar em família.

6 incríveis esportes para praticar em família

Entre as tantas opções, existem vários esportes que podem ser praticados em família. O ideal é fazer com que as crianças participem ativamente. Os mais recomendados pelos especialistas são:

Natação

A natação é um dos melhores esportes para praticar em família por ser uma atividade completa. De fato, até mesmo os bebês podem praticar.

Praticando essa atividade, os pequenos criam intimidade com a água, aprendem a nadar e, com isso, ganham autoconfiança. Além disso, é uma excelente forma de queimar as calorias extras e aumentar a resistência física.

Como se não bastasse, também permite que as crianças relaxem, o que melhora a qualidade do sono, fundamental nessa fase de crescimento.

Ciclismo

Quem não gosta de andar de bicicleta? O ciclismo é uma excelente atividade para se realizar em família pois é um esporte divertido que traz alegria a todos os envolvidos. Alguns dos benefícios dessa atividade são:

  • Estimula o movimento, as habilidades motoras e ajuda a desenvolver os reflexos.
  • Ativa a circulação, combate a obesidade e o excesso de peso, além de proteger o coração.
  • Em todas as idades, fortalece o sistema imunológico.

Toda a família pode desfrutar dos benefícios de andar de bicicleta se organizar um passeio a cada duas semanas. O ideal é fazer passeios ao ar livre, assim toda a família pode conversar e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios que andar de bicicleta traz.

Trilhas

Outro esporte para praticar em família é fazer trilhas. É uma ótima opção pois os pequenos participam ativamente enquanto desfrutam da natureza.

Entre os benefícios físicos oferecidos, há a ativação da circulação e a estabilização da pressão arterial, que protege o coração. Além do mais, a pausa das atividades cotidianas proporciona o relaxamento.

“Um aspecto positivo dos esportes para praticar em família é a redução da taxa de obesidade infantil, pois a atividade física aumenta.”

Escalada em família

A escalada é uma atividade que ajuda a liberar energia, algo que as crianças têm de sobra. Além disso, permite desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios e proporciona resultados positivos a todos os membros da família. Na escalada, todo o esforço para a realização dessa atividade é transformado em diversão.

Esportes para praticar em família são o melhor investimento de tempo que você pode dar a seus filhos.

Futebol ou basquete

São atividades que exigem movimento e faz com que todos se mantenham ativos. Você pode convidar outros membros da família ou amigos, incentivando, assim, relações saudáveis com outras pessoas também.

Os esportes em equipe ajudam as crianças a superar a timidez e equilibrar a capacidade de liderança que algumas delas possuem. Esses esportes também estimulam o desenvolvimento da velocidade, da coordenação, do trabalho em equipe e da concentração.

Caminhadas

As caminhadas são a opção mais viável para os dias com pouco tempo. É necessário reservar somente 30 minutos para ir ao parque e desfrutar da companhia de entes queridos. Caminhar ajuda a liberar as tensões mantendo o corpo em movimento.

Em resumo, os esportes para praticar em família são o melhor investimento de tempo que você pode dar a seus filhos. Aproveite cada momento e fortaleça os laços familiares, certamente os seus filhos agradecerão.

  • Unicef. (2004). Deporte, recreación y juego. Unicef.
  • Guillén García, F., Castro Sánchez, J. J., & Guillén García, M. Á. (1997). Calidad de vida, salud y ejercicio físico: una aproximación al tema desde una perspectiva psicosocial. Revista de psicología del deporte, 6(2), 0091-110.
  • Márquez, S. (1995). Beneficios psicológicos de la actividad física. Revista de psicología general y aplicada: Revista de la Federación Española de Asociaciones de Psicología, 48(1), 185-206.
  • Naranjo, L. H. A. (2015). Beneficios del ejercicio. Hacia la promocion de la salud, 8(1), 86-100. http://sanoyfeliz.galeon.com/deporte.pdf