Este curta vai ensinar você sobre a importância de escutar nossos filhos

· 5 de agosto de 2018
“A Lua” é um maravilhoso curta da Pixar que nos ensina o valor de escutar nossos filhos e entender que toda criança é digna e muito capaz de abrir o próprio caminho em um mundo cheio de estrelas que estão ao seu alcance.

Não duvide em compartilhar esses rápidos cinco minutos de animação audiovisual com os pequenos da casa. O que mais nos cativa desde o começo desse curta são os olhos da criança que o protagoniza. Seu olhar tem a forma e o brilho de uma lua e está repleto de sonhos, esperanças e coisas incríveis a ensinar à sua própria família.

“The Moon” estreou em 2011 para acompanhar a apresentação do filme de animação “The Brave”. O escritor e diretor do curta, Enrico Casarosa, queria transmitir como um “bambino” é capaz de demonstrar à sua pequena família que pode ser tão responsável quanto os adultos que trabalham. Além disso, as crianças, por meio de suas mentes inocentes, mas criativas, também podem nos ensinar muitas coisas. Coisas incríveis.

“A Lua”, o curta sobre uma família com uma tarefa muito especial

Temos certeza de que você, no seu trabalho de mamãe ou de papai, também não tem dúvidas de que deseja guiar seus filhos para que eles aprendam tudo sobre o mundo ao seu redor por meio da própria experiência. Ensinamos os pequenos a atravessar a rua e a respeitar a natureza. Nós os ensinamos como se planta uma semente e de que forma a Lua orbita ao redor da Terra da mesma forma que esta gira em torno do Sol.

 

Entretanto… você já parou para pensar em tudo o que nossos filhos são capazes de ensinar a nós? Há quem equivocadamente acredita que os adultos “já sabem tudo” e que a mente e o cérebro de uma criança estão preparados somente para receber informações, não para contribuir. Esse pensamento é um erro. A magia, a plasticidade e o pensamento livre e cheio de possibilidades de uma criança é algo que deveríamos respeitar a cada dia.

‘A Lua’ é um curta excepcional que nos mostra todos esses pequenos detalhes.

escutar nossos filhos

Aprender o ofício da família

Nosso curta começa com um rito de passagem muito especial. Conhecemos a família do bambino, o papai e o avô que, todos os dias realizam uma tranquila viagem de barco até um lugar muito específico. Nessa ocasião o pequeno da casa os acompanha porque finalmente chegou o momento em que ele também deve aprender esse ofício.

Os dois, inclusive, oferecem ao bambino um chapéu de marinheiro porque ele já faz parte do grupo. Ele se tornou mais um homem valente nessa pequena expedição que todos os dias tem uma tarefa muito específica. A tarefa é liberar, à noite, todas as estrelas que se acumularam na Lua.

Tudo o que uma criança pode nos ensinar

Em um determinado momento, o papai e o avô têm um pequeno problema em sua tarefa. Encontram uma estrela tão grande que não sabem muito bem como tirá-la da superfície da Lua. Nesse momento as ferramentas não servem e nenhuma das estratégias que eles utilizaram de geração em geração funcionam.

No entanto, nosso pequeno bambino não hesita e escala a estrela. Acontece da mesma forma que ocorreu com o Pequeno Príncipe em seu pequeno planeta, imaginando ideias, traçando planos em sua mente observadora, livre e cheia de possibilidades, igual à de qualquer criança.

O avô e o pai não acreditam que o pequeno vai conseguir resolver essa situação que os colocou em apuros. Como agir? Eles são especialistas. São eles que já realizam há muitas décadas essa importante tarefa. No entanto, o bambino, para a surpresa dos adultos, obtém sucesso.

O pensamento das crianças

  • As crianças frequentemente se utilizam desse pensamento do qual os adultos, em algumas ocasiões, se esquecem. Trata-se do pensamento lateral. Quem tem esse tipo de pensamento é capaz de enxergar a realidade de uma maneira menos rígida e a partir de outras perspectivas tão amplas e criativas que não somos capazes de nos render somente às evidências.
  • Nós, adultos, temos a experiência. Mas não deveríamos perder a magia dessa criança interior capaz de intuir a realidade desde um ponto de vista mais amplo e cheio de possibilidades.
  • As crianças têm muito a nos ensinar. Porque elas são uma nova geração. Porque a infância não é falta de habilidades. É uma fechadura cheia de possibilidades que os pais devem estimular demonstrando confiança e escutando.

A vida sempre vai abrir caminho pelas crianças para criar um mundo muito melhor sempre que formos capazes de criar os ambientes adequados e, acima de tudo, respeitando e potencializando todos os sonhos, as capacidades e as habilidades das crianças, sejam elas quais forem.

Cada criança é única e excepcional. Todas possuem sua própria lua no olhar. Disso surge a necessidade de escutar e confiar nos pequenos. Confiar para que eles possam alcançar cada uma dessas estrelas que a vida esconde para cada um deles. Não duvide disso e se divirta com seus filhos assistindo esse maravilhoso curta da Pixar.

“The Moon”