A família não é algo importante, a família é tudo!

· 28 de novembro de 2016

É assim mesmo, a família é tudo. Quem entende e pratica essa premissa tem o sucesso garantido. A família é o nosso núcleo e o pilar mais importante da sociedade. Sem a família, somos seres solitários e sentiríamos falta desse apoio tão necessário. Imparcialidade, amor, tolerância, respeito e comunicação. Todos esses valores nós desenvolvemos no núcleo familiar. Entretanto, o conceito de família mudou. Hoje em dia, devemos entendê-lo na sua expressão máxima. Os amigos, os animais de estimação e aquelas pessoas que se importam conosco são nossa família. Assim, família não é mais apenas mamãe, papai e filhos.

A Família é…

Prioridade

O trabalho exige de nós muitas horas longe de casa. Ficamos sentados em frente a um monitor, imersos em projetos que nos fazem esquecer do tempo para fortalecer laços familiares. Daí que surgem, inevitavelmente, as repreensões, os abandonos, as separações.

O sucesso com sabor de fracasso de um homem ou uma mulher que, sacrificando sua família, chega ao topo na sua profissão é um exemplo claro. A vida saudável se atinge com base no equilíbrio. Distribua o tempo de maneira que você possa oferecer atenção à sua família, apesar da longa jornada ausente por causa do trabalho ou do foco na sua profissão.

Respeito

Estabelecer limites claros, regras de convivência e agir de acordo com o que foi estabelecido é importante para a manutenção do respeito na família. Atender as necessidades dos demais sem se descuidar das próprias necessidades. Ser amáveis, cordiais e desenvolver técnicas para a resolução de conflitos de forma respeitosa é a chave para o sucesso.

Comunicação

Todos nós temos o direito de nos expressar com liberdade e de ter nossas ideias ouvidas e respeitadas. Busque momentos para conversar e se aproximar de forma sincera com os membros da sua família. Converse com gentileza e ternura com as crianças. Evite gritar e falar palavras negativas em casa.

familia2

Tolerância

Há tantos mundos quanto cabeças na sua família. Você deve ter consciência de que os membros da sua família têm personalidades diferentes que, em muitos casos, irão se opor umas às outras. Entretanto, é no ambiente familiar onde se aprende que as diferenças são enriquecedoras e que, acima de tudo, devemos ser tolerantes e aceitar as diferenças do outro sem preconceitos.

Trabalho em equipe

Estipule tarefas e equilibre as obrigações entre os membros da família. Uma tabela com horários e distribuição das tarefas da casa permitirá manter a harmonia familiar. A família é, acima de tudo, uma grande equipe na qual cada um pode fazer uso das suas aptidões a fim de melhorar a convivência.

Amor

Você irá receber o amor mais incondicional e duradouro no ambiente familiar. É nesse ambiente que aprenderá a amar e, portanto, dar aos demais. Uma família amorosa transforma seus membros em seres amáveis e com grande amor ao próximo como a si mesmo. Definitivamente, uma família cheia de vitalidade e harmonia.

Ame o próximo como a si mesmo

-A Bíblia-

família3

Como manter a união familiar?

  • Procure fazer ao menos uma refeição por dia em família.
  • Uma vez por semana tente estabelecer um tempo para realizar atividades como ir ao cinema, jogar jogos de tabuleiro, fazer excursões e passeios.
  • Pelo menos uma vez por ano façam uma viagem de carro nas férias, todos juntos.
  • Mostrem interesse nas atividades, sonhos e vontades dos demais membros da sua família. Expresse seu apoio e acompanhe os objetivos das outras pessoas da família.
  • Evite fazer julgamentos negativos e críticas destrutivas aos outros membros da família. Desenvolva o tato e sempre quando for criticar tenha como base a compaixão.
  • Se você vive relativamente perto dos seus pais, ou seja, os avós dos pequenos, planeje visitas a eles pelo menos em um final de semana do mês. Eles irão agradecer a possibilidade de fazer parte da criação de seus netos.