Eu gosto de cuidar do meu bebê em casa
Aquelas mães que saem para trabalhar todos os dias estão cumprindo uma função muito importante em sua família. Mas, com toda certeza, a maioria delas preferiria ficar em casa com seus pequenos.
O trabalho é a principal causa de abandono da amamentação. Além disso, constitui o primeiro motivo de separação entre mãe e filho. E também é a razão pela qual existem as creches e a escolarização precoce.
Cuidar dos filhos em casa é uma decisão. Mas também é uma obrigação da qual muitas mulheres não podem escapar. Independente do caso, pode ser um trabalho que traz muitas satisfações.
Nada como cuidar dos filhos em casa
A maioria das mães poderiam concordar que, se fosse possível, trocaríamos qualquer trabalho ou atividade somente para ficarmos para sempre cuidando de nossos pequenos.
É comum que as aspirações pessoais desapareçam perante a maternidade. Nossa mentalidade muda uma vez que o bebê nasce. E daríamos até o que não temos para não nos separarmos do nosso pequeno nem por um segundo.
Às vezes, a necessidade nos obriga a nos separar de nossos filhos de maneira prematura. Mas isto é algo que a maioria das mães gostaria de mudar. Apesar de ser possível que as crianças recebam o melhor cuidado e educação nas creches ou na casa dos avós, nós, mães, sempre teremos a iniciativa de nos encarregar disso por conta própria.
A maternidade tardia também é um reflexo do instinto feminino que adverte que tudo vai mudar depois que os filhos nascem. Sabemos que se nos tornarmos mães, teremos o inevitável compromisso de ficar em casa para desfrutar da maternidade. É por isso que muitas mulheres aproveitam para fazer tudo o que podem a nível pessoal antes de decidir ter filhos.
Outro fator a levar em consideração é que provavelmente a tarefa de cuidar dos pequenos não é igualmente dividida em casa. Por isso, sacrificamos metas pessoais em função desse importante trabalho. Embora nossos sonhos tenham se desfeito, os filhos têm o poder de nos fazer mudar nossa perspectiva e nos permitem desfrutar de cada momento ao seu lado.
Devemos garantir o bem-estar
Estar o dia todo em casa cuidando dos filhos é um papel que também pode ser desgastante. Às vezes, inclusive, pode ser frustrante e decepcionante. Isso ocorre quando deixamos de ver os resultados positivos, nos transformamos em rotineiras e sabemos que não somos valorizadas. Ser dona de casa não significa que somos robôs, capazes de dar tudo sem descanso e que nada possa nos derrubar.
Nesse sentido, o apoio do companheiro é tão importante quanto a nossa criatividade. É conveniente ter um tempo para nós mesmas, criar pautas que permitam a independência das crianças em algumas atividades e promover um clima de harmonia, onde não seja possível nos sentirmos irritadas ou sem forças.
Para desfrutar do nosso trabalho de mãe que cuida dos filhos em casa, é preciso que possamos nos divertir, descansar e sermos nós mesmas.
É fundamental mantermos o equilíbrio em todos os aspectos de nossa vida. Mesmo que os filhos nos façam felizes somente por existirem, devemos lembrar que também somos mulheres e que precisamos estabelecer uma base sólida para quando chegar o momento no qual os filhotes abandonam o ninho.