Exercícios de estimulação precoce para crianças
Os exercícios de estimulação precoce para as crianças farão com que o seu filho desenvolva uma maior capacidade psicomotora e cognitiva. A estimulação precoce para crianças, ou atenção precoce, é usada desde em recém-nascidos até em crianças de 6 anos, pois é durante esse tempo que a criança desenvolve sua personalidade.
É aconselhável começar com esses exercícios de estimulação quando o bebê é recém-nascido. Então, desde o início ele começará a desenvolver habilidades que serão fortalecidas com o passar do tempo.
Quais áreas são usadas para a estimulação precoce?
Existem quatro áreas que são usadas para realizar exercícios de estimulação precoce:
- Motor fino. O desenvolvimento do motor fino está nas mãos e nos dedos. Isso se faz presente quando o bebê começa a descobrir os movimentos com as mãos.
- Motor grosso. O motor grosso faz referência às demais partes do corpo, isto é, aos braços, às pernas e ao movimento do corpo em geral.
- Essa área refere-se, em primeiro lugar, à capacidade de se relacionar com os outros (socio) e, em segundo lugar, à capacidade de demonstrar emoções (afetivo).
- Na linguagem, desenvolvem-se as capacidades de falar e responder.
A intensidade dos exercícios de estimulação precoce dependerá da idade da criança. Se for um recém-nascido, serão exercícios suaves e, à medida que ele cresce, a intensidade irá aumentando proporcionalmente.
Exercícios de estimulação precoce
Para explicar alguns dos exercícios mais usados para a estimulação precoce, dividiremos as idades das crianças em três estágios diferentes, porque, como dissemos anteriormente, elas variam em intensidade dependendo da idade da criança.
Exercícios de estimulação precoce para recém-nascidos
- Para uma boa pegada dos objetos, coloque em suas mãos algum objeto que emita som, como um chocalho, e mova-o em ambas as direções para o bebê repetir o exercício.
- Para estimular o rosto, você deve posicionar os seus dedos no meio da testa, nariz ou lábios e separá-los suavemente em direção aos dois lados.
- Dê objetos de cores vibrantes que chamem a atenção.
- Os beijos, o carinho e o ato de falar em tom amoroso com seu bebê, o tempo todo, o farão desenvolver seu lado social.
- A partir dos 4 meses do seu bebê, o movimento do corpo começa: é quando ele fica de barriga para cima e se move um pouco melhor.
- Estique e flexione as suas pernas e braços.
- Conforme ele vai crescendo, esses exercícios devem ser semelhantes, porém mais complexos e desafiadores para ele.
Exercícios para crianças de 1 a 3 anos de idade
Comece a usar as texturas quando a criança atingir um ano; é hora de você começar a investigar, favorecendo a percepção.
- Nessa idade, também é bom que a criança comece a se mover e se levantar sozinha. Chame a atenção dela segurando brinquedos e colocando-os em um lugar próximo para que seu bebê possa ir até eles.
- Os jogos de identificação servirão para que a criança vá conhecendo as coisas. Por exemplo: as partes do corpo, os números de 1 a 10, as cores…
- Se, além das brincadeiras, você também usar músicas para esses jogos, as crianças desenvolverão a capacidade de memória.
- Aprender tarefas simples, como pegar os brinquedos, pedir para ir ao banheiro, se vestir e se despir por conta própria, são pequenas ações que irão ajudá-las a adquirir um bom comportamento.
Exercícios para crianças dos 3 aos 6 anos de idade
- Use quebra-cabeças simples para que elas possam começar a encaixar peças e para que seu pensamento se desenvolva.
- Para o movimento do corpo, use a música. Ensine danças simples e das quais ela consiga se lembrar facilmente.
- Deixe-a desenhar e, ao fazê-lo, pergunte o que ela está desenhando para que ela possa explicar seus sentimentos naquele momento.
- Incentive-a a aprender tarefas simples, como jogar algo no lixo ou pegar os talheres na gaveta.
- Para desenvolver a imaginação, use um bicho de pelúcia como protagonista de uma história e inventem a história juntos.
- O relacionamento da criança com os outros é muito importante. Permitir que as crianças conversem e brinquem umas com as outras é essencial para o seu desenvolvimento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barreno-Salinas, Z; Macías-Alvarado, J. Estimulación temprana para potencia la inteligencia psicomotriz: importancia y relación. Revista Ciencia UNEMI Vol. 8 – Nº 15, Septiembre 2015, pp. 110 – 118. ISSN: 1390 – 4272.
- La estimulación temprana y su importancia. Temas para la educación. Revista digital para profesionales de la enseñanza. Nº 17. Noviembre 2011. Federación de Enseñanza de CC.OO de Andalucía. ISNN: 1989-4023. Dep Leg: GR 2786-2008. [En línea] Disponible en: https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd8727.pdf
- Sánchez, E. El poder de la estimulación sensorial. La mente es maravillosa. [En línea] Disponible en: https://lamenteesmaravillosa.com/el-poder-de-la-estimulacion-sensorial/