O que fazer se meu filho beber água sanitária?
O que fazer se meu filho beber água sanitária? Vá correndo ao médico, claro. Mas antes, algumas manobras podem salvar a vida dele. Nesse artigo falaremos mais sobre esse assunto.
Meu filho beber água sanitária! Um acidente que pode ser evitado
Existe um ditado que afirma: “um acidente sempre pode ser evitado”.
Embora nem todos os acidentes sejam evitáveis, alguns como o que abordamos agora, podem e devem ser evitados.
Não é segredo para ninguém que uma criança anda pela casa explorando o mundo que a rodeia.
Cada canto, buraco, armário…ela acha interessante, sobretudo se dentro deles está o desconhecido.
Uma criança gosta de descobrir o que não conhece, tocar o que nunca tocou, ver o que a caneta do papai está fazendo esquecida debaixo de um móvel, ou a maçaneta brilhante e colorida do banheiro que a mãe usa e onde guarda coisas.
Uma das causas mais frequentes de intoxicação durante a infância é o envenenamento pela ingestão de produtos de limpeza. Venenos que usamos em casa, e que muitas vezes está ao alcance das crianças.
Contudo, se o seu filho bebeu água sanitária você e sua família são os únicos culpados. Por mais duro que isso possa parecer você deve saber que nenhuma criança bebe algo que não está ao alcance da sua mão.
É por isso que com a chegada de um bebê ao núcleo familiar você não apenas deve tomar providências para garantir um lugar onde dormir, roupa para vestir, alimentos, medicamentos, fraldas, etc… É importante que você também mude:
– Primeiro: seus hábitos de vida
– Segundo: a organização dentro do lar
Se por exemplo, o avô gosta de fumar enquanto assiste televisão, com a chegada do bebê ele deverá fumar na área de serviço onde o fumo não prejudique a saúde do novo membro da família.
Ou se ninguém acha ruim deixar os pratos com restos de comida em cima da mesinha da sala depois de assistir um filme, com o nascimento do bebê, até que ele comece a engatinhar e caminhar, esse deve ser um dos hábitos que precisarão ser mudados.
Se algum dia você se encontrar nessa difícil situação de recriminar ou de suspeitar que o seu filho bebeu água sanitária você deve saber prestar os primeiros socorros que podem significar a diferença entre a vida e a morte.
Se meu filho beber água sanitária! Quais são os Sintomas de intoxicação?
Uma das coisas que você deve aprender ao se tornar mãe é saber identificar os sintomas de intoxicação por produtos venenosos que podem lhe ajudar a saber se o seu filho bebeu água sanitária. Entre os sintomas mais comuns estão:
– Vômitos
– Irritações na parte externa da boca, língua, gengivas e garganta
– Inchaço bucal
– Dificuldade de engolir e respirar
– Excesso de baba
– Queimaduras na pele
Claro que a isso soma-se ao choro aflito do seu filho.
O que fazer se o meu filho beber água sanitária?
. Não dar nada de comer ou de beber.
. Não forçar o vômito. Se o seu filho ainda não vomitou você não deve forçá-lo. Ao contrário do que muitas mães pensam é melhor o líquido venoso não volta ao esôfago, garganta ou boca. Caso volte, o dano ao Sistema Digestivo poderá agravar-se.
. Correr o quanto antes para o posto de saúde mais próximo.
. Levar consigo o líquido e o recipiente de onde filho bebeu.
. Sempre que possível informar ao médico a quantidade aproximada de água sanitária ingerida.
. Medir o tempo transcorrido desde a ingestão da bebida.
. Manter a calma. Ainda que seja difícil isso ajudará a pensar de maneira clara, cumprir a medidas expostas anteriormente e evitar certos erros que as mães muitas vezes cometem desesperadas tentando salvar o seu filho.
Medidas de segurança para serem tomadas em casa
Seu filho não poderá dizer a quantidade nem de qual garrafa bebeu, ou quanto tempo faz desde o ocorrido, por esse motivo é sua responsabilidade ter atenção e adotar todas as medidas de segurança que evitarão consequências fatais.
. Guardar a água sanitária num lugar alto onde ele não possa alcançar.
. Escondê-la dentro de armários com portas, e trancados à chave.
. Mantenha a água sanitária no seu recipiente para evitar se confundir e deixar ao alcance da criança outro recipiente que a contenha
. Toda vez que você usar, deixe a água sanitária tapada para que se em algum momento a criança a pegue, não seja capaz de abri-la.