Toda criança deve ser educada com valores desde pequena. Ensinar seu filho a ser generoso é importante para que ele aprenda atitudes nobres e seja desapegado das coisas materiais. Também para que ele saiba dividir o pouco ou o muito que tiver com os outros pela simples satisfação de ser generoso e útil às outras pessoas.
Geralmente, quando são pequenas, as crianças acham que tudo é delas e de mais ninguém. Inclusive, ficam bravas se alguém ousa encostar em seus pertences dos quais elas se consideram donas. É absolutamente normal que elas tenham dificuldades para dividir e compreender que nem tudo é delas, pois elas colocam o “eu” como prioridade.
Por isso, incutir o valor da generosidade nas crianças é tarefa dos pais e professores. Então, como ensinar a criança a ser generosa? Fique sabendo por meio deste artigo como você pode colocar em prática essa missão que é tão fundamental na formação do seu pequeno.
O que fazer para ensinar seu filho a ser generoso?
Ensine com o exemplo, demonstre generosidade. Essa é uma das maneiras mais eficazes de ensinar seu filho a ser generoso. É importante falar com frequência a palavra “dividir”, para tentar deixar alguma marca: “Acabou seu chocolate, mas pode deixar, eu divido com você um pedaço do meu”, “Estou regando as plantas, vamos dividir essa tarefa, assim você pode me ajudar”.
Exponha as necessidades e desejos dos outros. Como ensinar seu filho a ser generoso? Simples! Ensine-o a não ser egoísta e a compreender que o mundo não gira em torno dele. Um conselho para essa questão é lembrar seu filho, sutilmente, de que as outras pessoas também têm necessidades.
Expresse seu descontentamento com o egoísmo. Mantenha uma postura consistente e firme. Porém não seja excessivamente dura quando repreender seu filho. Somente assim você lhe ensinará o valor da generosidade com a família.
Explique que se trata de algo passageiro. Deixe claro que ele pode permitir tranquilamente que um amigo brinque com seus brinquedos, pois em breve os terá de volta.
Deixe que os amigos também o ensinem a ser generoso. Deixe que eles mesmos resolvam as discussões durante as brincadeiras, pois quanto mais cedo as crianças aprenderem a entrar em consenso melhor. Elas vão perceber que a atitude egoísta afasta os amigos das brincadeiras. Assim, as crianças vão aprender a ceder, esperar sua vez e se colocar no lugar do outro.
Compreenda e não critique. É importante ouvir os sentimentos das crianças. Diga que você a entende, mas explique o valor de ser generoso. Lembre-se de que as crianças devem aprender a dividir, mas não por obrigação ou imposição. Assim, não cometa o grande erro de criticá-las por não conseguir compartilhar. Evite recriminações e rotulações. Assim como frases não desejadas, tais como “você é mau” ou “que egoísta!”.
Destaque os benefícios de ser generoso. Explique para a criança que se ela dividir os brinquedos também será beneficiada porque seus amigos emprestarão os deles. Você vai ver com que facilidade ela começa a se desapegar de várias coisas.
Demonstre seu orgulho quando ela for generosa. Expresse sua alegria quando a criança dividir. Diga como esse gesto deixa você feliz. Você pode usar frases que a incentive a repetir o comportamento. Tais como “Estou muito orgulhosa de você por dividir esse carrinho com seu amigo”, “Olha como você deixa seu amigo feliz quando empresta sua boneca, você é uma boa menina”. Nunca devem faltar elogios para cada pequeno grande gesto do seu filho. Assim, ele se sentirá muito feliz e, consequentemente, passará a agir desse modo naturalmente. Não há uma maneira melhor de estimular essas atitudes positivas.
Reforce o ensinamento dos valores com literatura infantil. Utilizar fábulas e contos que falam do tema é uma boa estratégia para ensinar seu filho a ser generoso. De fato, há muitas histórias infantis que tratam da generosidade, as quais podem nos ajudar a ensinar valores às crianças.
“Meu filho responde mal aos professores na aula”, é uma afirmação frequente de muitos pais. Qual é a maneira correta de agir para corrigir essa situação?
Para muitas pessoas, um bom professor é aquele que conhece e domina bem o assunto e faz com que seus alunos atinjam os objetivos estabelecidos. No entanto, para as crianças, um bom mestre é muito mais do que isso.
O fato de aprender um outro idioma tem muitos efeitos positivos. Isso não só é muito útil para viajar e muito necessário em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, como também melhora a memória, bem como a capacidade…
Atualmente, pretende-se que a educação das crianças com autismo na escola seja o mais inclusiva possível. Portanto, no sistema educacional atual, várias medidas podem ser adotadas para a inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro Autista. Dessa forma, uma série…
Como professora e autora do livro Aprender inglés en casa (Aprender inglês em casa), essa é exatamente uma das perguntas que as famílias me fazem com maior frequência. Minha resposta é sempre afirmativa. Os seus filhos podem aprender inglês em…