Como ensinar seu filho a ser generoso?

· 29 de novembro de 2016

Toda criança deve ser educada com valores desde pequena. Ensinar seu filho a ser generoso é importante para que ele aprenda atitudes nobres e seja desapegado das coisas materiais. Também para que ele saiba dividir o pouco ou o muito que tiver com os outros pela simples satisfação de ser generoso e útil às outras pessoas.

Geralmente, quando são pequenas, as crianças acham que tudo é delas e de mais ninguém. Inclusive, ficam bravas se alguém ousa encostar em seus pertences dos quais elas se consideram donas. É absolutamente normal que elas tenham dificuldades para dividir e compreender que nem tudo é delas, pois elas colocam o “eu” como prioridade.

Por isso, incutir o valor da generosidade nas crianças é tarefa dos pais e professores. Então, como ensinar a criança a ser generosa? Fique sabendo por meio deste artigo como você pode colocar em prática essa missão que é tão fundamental na formação do seu pequeno.

O que fazer para ensinar seu filho a ser generoso?

  • Ensine com o exemplo, demonstre generosidade. Essa é uma das maneiras mais eficazes de ensinar seu filho a ser generoso. É importante falar com frequência a palavra “dividir”, para tentar deixar alguma marca: “Acabou seu chocolate, mas pode deixar, eu divido com você um pedaço do meu”, “Estou regando as plantas, vamos dividir essa tarefa, assim você pode me ajudar”.
generoso2

  • Exponha as necessidades e desejos dos outros. Como ensinar seu filho a ser generoso? Simples! Ensine-o a não ser egoísta e a compreender que o mundo não gira em torno dele. Um conselho para essa questão é lembrar seu filho, sutilmente, de que as outras pessoas também têm necessidades.
  • Expresse seu descontentamento com o egoísmo. Mantenha uma postura consistente e firme. Porém não seja excessivamente dura quando repreender seu filho. Somente assim você lhe ensinará o valor da generosidade com a família.
  • Explique que se trata de algo passageiro. Deixe claro que ele pode permitir tranquilamente que um amigo brinque com seus brinquedos, pois em breve os terá de volta.
  • Deixe que os amigos também o ensinem a ser generoso. Deixe que eles mesmos resolvam as discussões durante as brincadeiras, pois quanto mais cedo as crianças aprenderem a entrar em consenso melhor. Elas vão perceber que a atitude egoísta afasta os amigos das brincadeiras. Assim, as crianças vão aprender a ceder, esperar sua vez e se colocar no lugar do outro.
  • Compreenda e não critique. É importante ouvir os sentimentos das crianças. Diga que você a entende, mas explique o valor de ser generoso. Lembre-se de que as crianças devem aprender a dividir, mas não por obrigação ou imposição. Assim, não cometa o grande erro de criticá-las por não conseguir compartilhar. Evite recriminações e rotulações. Assim como frases não desejadas, tais como “você é mau” ou “que egoísta!”.
generoso3

  • Destaque os benefícios de ser generoso. Explique para a criança que se ela dividir os brinquedos também será beneficiada porque seus amigos emprestarão os deles. Você vai ver com que facilidade ela começa a se desapegar de várias coisas.
  • Demonstre seu orgulho quando ela for generosa. Expresse sua alegria quando a criança dividir. Diga como esse gesto deixa você feliz. Você pode usar frases que a incentive a repetir o comportamento. Tais como “Estou muito orgulhosa de você por dividir esse carrinho com seu amigo”, “Olha como você deixa seu amigo feliz quando empresta sua boneca, você é uma boa menina”.  Nunca devem faltar elogios para cada pequeno grande gesto do seu filho. Assim, ele se sentirá muito feliz e, consequentemente, passará a agir desse modo naturalmente. Não há uma maneira melhor de estimular essas atitudes positivas.
  • Reforce o ensinamento dos valores com literatura infantil. Utilizar fábulas e contos que falam do tema é uma boa estratégia para ensinar seu filho a ser generoso. De fato, há muitas histórias infantis que tratam da generosidade, as quais podem nos ajudar a ensinar valores às crianças.