O fracasso escolar e a sua pouca relação com a inteligência
O fracasso escolar afeta um grande número de crianças e adolescentes no mundo todo. De fato, é considerado um dos grandes problemas do sistema educacional atual.
Esse fenômeno geralmente é relacionado a estudantes que apresentam baixo nível intelectual. Mas esse pensamento está completamente equivocado, pois, como veremos a seguir, as causas do fracasso escolar são muito diversas e nem sempre estão ligadas a dificuldades de aprendizagem.
O problema do fracasso escolar
O fracasso escolar se refere à dificuldade de alcançar os objetivos acadêmicos estabelecidos pelo sistema educacional. Isso pode se manifestar das seguintes maneiras:
- Obter notas ruins.
- Abandonar os estudos.
- Ter um desempenho acadêmico muito abaixo do potencial das habilidades intelectuais.
Infelizmente, é comum observar a presença de alguns desses comportamentos em escolas e institutos. E isso é muito preocupante, uma vez que a educação é responsabilidade de toda a sociedade e, nesse sentido, é óbvio que algo está falhando e está sendo feito incorretamente.
“Quando uma criança falha na escola, não é a criança que falha, mas sim todos os adultos ao seu redor.”
– Anônimo –
O que é inteligência e como ela se relaciona com os estudos?
Segundo o psicólogo Howard Gardner, a inteligência envolve as habilidades cognitivas necessárias para resolver um problema ou elaborar produtos que sejam importantes em um contexto cultural. Portanto, pode-se dizer que existem múltiplas inteligências que nos ajudam a ser competentes em diferentes disciplinas.
Assim, cada pessoa tem uma série de limites e de potenciais nas diferentes áreas do conhecimento. Mas o sistema educacional geralmente avalia apenas habilidades intelectuais relacionadas à linguística e à lógica matemática.
Portanto, há muitas crianças que ficam frustradas com as demandas acadêmicas da escola, pois também têm a necessidade de desenvolver outras habilidades cognitivas.
Além disso, vale a pena destacar que um aluno com um bom desempenho escolar não precisa ter um QI alto, pois as suas notas podem ser devidas a:
- Passar muito tempo estudando.
- Esforçar-se para obter bons resultados.
- Ter grande motivação escolar.
- Mostrar muito interesse nas matérias.
“Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui com cerca de 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida”.
– Daniel Goleman –
Fracasso escolar e a sua pouca relação com a inteligência
Uma vez entendido o conceito de inteligência, é fácil entender que o fracasso escolar tem pouca relação com o nível intelectual. Embora a inteligência influencie o desempenho acadêmico dos alunos, existem outros fatores internos e externos que determinam o sucesso ou o fracasso na aprendizagem.
Assim, o fracasso escolar pode aparecer por diferentes razões, tais como:
- Mostrar um baixo nível de atenção e concentração na aula.
- Ter uma memória de curto prazo limitada.
- Apresentar uma clara desmotivação para a aprendizagem.
- Mostrar tédio na sala de aula.
- Falta de apoio e incentivo, tanto na escola quanto em casa.
- Viver em um contexto familiar e sociocultural pobre e disfuncional.
- Apresentar estresse, depressão ou ansiedade.
- Ter algum tipo de necessidade específica de apoio educacional.
Tudo isso pode impedir que o aluno desenvolva as suas qualidades corretamente, o que implica o fracasso escolar da criança.
Em suma, e como conclusão principal, pode-se dizer que o fracasso escolar pode ocorrer com qualquer criança, independentemente da idade e capacidade intelectual. Portanto, o sistema educacional tem o dever de observar todos os alunos atentamente e ajudar aqueles que apresentem baixo desempenho escolar.
Para isso, devemos identificar as causas e implementar diferentes medidas de acordo com as necessidades de cada aluno, porque todas as crianças têm o direito de receber uma educação de qualidade e, assim, conseguir ter sucesso nos estudos e na vida.
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- Gardner, H. (1998). Inteligencias múltiples. Barcelona: Paidós.
- Sánchez-Ávila, A. (2010). El fracaso escolar: definición, causas, diagnóstico, prevención y tratamiento. Revista digital para profesionales de la enseñanza, (11).
- Tierno Jiménez, B. (1984). El fracaso escolar. Barcelona: Plaza y Janés.