Quem Gilbert Grape ama?: O peso das famílias disfuncionais

Uma joia do cinema com atuações fantásticas de Johnny Depp e Leonardo DiCaprio. É a história dolorosa e comovente de uma família disfuncional destruída pelo suicídio do pai.
Quem Gilbert Grape ama?: O peso das famílias disfuncionais
Sharon Capeluto

Escrito e verificado por Sharon Capeluto.

Última atualização: 21 maio, 2024

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador é um filme estrelado pelos incríveis atores Johnny Depp e Leonardo DiCaprio. Essa produção nos mostra as consequências psicológicas e emocionais que pode ter o fato de fazer parte de uma família disfuncional. Assim, Gilbert deve passar por profundas lutas internas para viver sua própria vida.

Breve enredo do filme

É um filme dirigido pelo sueco Lasse Hallström em 1993. A história se passa em Endora, uma cidade pequena e chata. Nas palavras de Gilbert (Johnny Depp), morar lá é como “dançar sem música”. O jovem mora com a mãe e os irmãos em uma casa que está caindo aos pedaços. Além disso, tem uma vida monótona e insatisfatória, pois assume a responsabilidade de sustentar emocional e financeiramente sua família disfuncional.

Com apenas 19 anos na época das filmagens, Leonardo DiCaprio interpreta Arnie, um jovem com deficiência cognitiva. Ele é irmão de Gilbert, Amy e Ellen, que o odeia. Por sua vez, sua mãe, Bonnie, entra em uma depressão muito profunda após a morte de seu marido – e pai de três de seus quatro filhos – o que a leva a sofrer de obesidade mórbida.

Nesse contexto doloroso e incômodo, Gilbert Grape nem cogita a possibilidade de sair de lá para viver aventuras longe de sua família. Sentindo-se preso em sua vida de zelador, ele deve lidar com as exigências de seu trabalho em uma mercearia. No entanto, tudo muda quando Becky, uma bela jovem, e sua avó são obrigadas a ficar na cidade por alguns dias devido a uma pane em seu trailer.

A mãe de Gilbert ganha peso a ponto de ficar com obesidade mórbida, o que torna impossível para ela cuidar de si mesma após a morte do marido.

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador: aspectos de uma família disfuncional

É essencial esclarecer que nem todas as famílias disfuncionais são iguais. Em algumas, há situações de violência, abuso e falta de empatia. Em outras, por exemplo, há uma evidente falta de respeito pelos limites do outro, bem como uma distribuição inadequada dos papéis atribuídos. Seja qual for o caso, em todas as famílias disfuncionais a convivência se torna difícil e insalubre.

“Uma família disfuncional é aquela em que seus membros estão emocional, psicológica e espiritualmente doentes.”

-June Hunt-

A seguir, falamos sobre alguns dos aspectos familiares de Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Eles respondem por uma dinâmica familiar disfuncional e problemática.

Comunicação ineficiente

Na família Grape há pouquíssima comunicação, o que gera conflitos e fortes brigas. Estamos falando de uma das principais características das famílias disfuncionais. Embora haja amor, as palavras de carinho não fluem naturalmente. Existem grandes dificuldades em registrar as próprias emoções e, portanto, em comunicá-las.



Superproteção e dependência

A deficiência está muito presente nessa história. Tanto o atraso no amadurecimento de Arnie quanto a depressão e obesidade de sua mãe colocam em xeque a individualidade de cada um dos personagens. Como Gilbert diz a Becky quando ela pergunta sobre sua família:

Unida não é a palavra certa para descrevê-la, está ancorada.”

-Gilbert Grape-

O jovem Arnie é superprotegido por Gilbert, o que atrapalha seu crescimento e autonomia. Da mesma forma, o excesso de peso de Bonnie faz com que ela precise de ajuda para atender a qualquer uma de suas necessidades básicas. O nível de dependência torna-se cada vez mais intenso, pois a situação não melhora.

O frescor e a independência de Becky atraem Gilbert e o fazem começar a questionar muitas questões internas.

Feridas não cicatrizadas

Embora não sejam dados muitos detalhes sobre a morte do pai, pode-se deduzir que essa perda inaugurou um complicado processo de luto. Na verdade, é o que leva a mãe a comer excessivamente até atingir um peso que afeta consideravelmente sua qualidade de vida. Nesse caso, as feridas não cicatrizadas se traduzem em uma dinâmica disfuncional, pois o mal resolvido” busca uma forma de se expressar.

Insatisfação na distribuição de papéis

“Continuo a desempenhar o papel de pai ou concentro-me na minha própria vida?” Essa é a questão que atormenta Gilbert, às vezes conscientemente e às vezes nem tanto. É claro que ele está infeliz e frustrado com a vida que leva. No entanto, o sentimento de culpa desempenha um papel fundamental em sua luta interna. Dessa forma, tal conflito interno afeta o relacionamento com sua família.

Quando o amor bate à sua porta de forma inesperada, sua necessidade de libertação começa a crescer. É assim que ele começa a tomar decisões que respondem aos seus desejos e necessidades. Dessa forma, a dinâmica familiar é completamente transformada e, embora a dor faça parte do processo, as consequências são benéficas para todos.



Identificar, questionar e mudar

Na família Grape, a disfunção se baseia principalmente na falta de autonomia. Por várias razões, os membros se sentem presos em papéis insatisfatórios. Mas lembre-se de que há muitas razões pelas quais uma estrutura familiar pode ser disfuncional. Em geral, isso está associado à falta ou ao excesso.

Diante de um problema como esse, a primeira coisa a fazer é reconhecê-lo. Uma vez identificadas as dinâmicas doentias, pode-se iniciar um trabalho de questionamento profundo para pensar um novo panorama possível. Nesse sentido, é muito útil consultar psicólogos especializados em família. Faça como os Grape e mude as coisas!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.