7 grandes mudanças de se tornar um pai

· 20 de janeiro de 2017

Com a maternidade, as mulheres experimentam muitas variações corporais, hormonais e em seu estilo de vida. Mas essas grandes transformações não estão presentes somente na vida da mãe, também há muitas mudanças quando você se torna um pai.

Para que essa nova vida não lhe pegue de surpresa, você deve estar preparado para enfrentar alguns dos seguintes fatos:

Quais são as maiores mudanças quando você se torna um pai?

1. Você terá menos tempo para as atividades que fazia antes. Se você está acostumado a ver futebol com os amigos ou passar muitas horas na frente da televisão agora você deve ser um pouco mais flexível para fazer essas atividades. Naturalmente precisará do seu tempo sozinho, mas o cuidado e atenção que os seus filhos exigem pode tornar mais difícil de encontrar esses intervalos.

pai2

2. As suas responsabilidades aumentam. A paternidade é uma das melhores experiências de qualquer homem, mas como todos os privilégios isso vai lhe trazer responsabilidades adicionais. A rotina de pai inclui deveres como cuidar de doenças, alimentação, trocar fraldas, acompanhar nos deveres de casa, entre muitos outros. É necessário organizar o seu tempo para responder a estas tarefas da melhor maneira possível.

3. Você vai testar suas habilidades. O papel de pai inclui muitas atividades que talvez você nunca tenha percebido. Você vai ver que o seu filho se tornará uma prioridade e isso vai levá-lo a desenvolver habilidades que não tinha imaginado ter. Os deveres compartilhados com a sua parceira irá ajudá-lo a aperfeiçoar a técnica para criá-los, alimentá-los, acalmá-los do choro e fazê-los sorrir.

4. A administração do dinheiro é diferente. Uma das mudanças de quando você se torna um pai é a mudança da sua dimensão financeira. No orçamento deverá incluir despesas médicas, roupas, fraldas, alimentos e até mesmo começar a pensar em uma poupança para a faculdade. A ordem na sua economia é essencial para iniciar a vida paterna.

5. Durante os dias livres não vai querer estar longe de seu bebê. Depois de passar toda a semana trabalhando você esperará com expectativa o tempo livre para compartilhar com seus filhos. Lembre-se que tanto as mães quanto os pais têm  atividades com amigos ou familiares para não acabarem se sentindo presos em sua própria casa.

pai3

6. Seu círculo social pode ser alterado. A partir do momento em que você se tornar um pai vai começar a interagir com outros casais que estão vivendo o mesmo processo. Vai ser mais difícil manter os amigos solteiros e sem filhos porque os seus tempos livres e atividades serão diferentes dos que você tinha antes.

7. Você encontrará um lado feminino que não conhecia. O seu lado sensível aflora quando se torna um pai. Ver refletido uma grande parte de si mesmo no seu pequeno bebê vai fazer você se sentir uma ternura e amor que nunca tinha imaginado que existia. Não será um sacrifício fazer atividades que antes considerava muito femininas, tudo pelo bem-estar de seus filhos.

Recomendações para aqueles que são ou planejam se tornar pais

  • O tempo é o melhor presente que você pode dar aos seus filhos. Aproveite cada momento que você pode compartilhar com eles. Vê-los crescer é um privilégio que você não vai querer negligenciar.
  • Aja com tolerância. Lembre-se que você está no mundo para ensinar a seus filhos tudo que eles precisam. Nesse processo você pode acabar quase perdendo a paciência, mas veja seus rostinhos cheios de ternura, respire fundo e acalme-se.
  • Converse e brinque com eles. Os gestos e movimentos são os melhores amigos das crianças durante seus primeiros anos de vida. Através do movimento eles vão aprender com muito mais facilidade.
  • Preste atenção aos sentimentos dos seus filhos. Sempre que as crianças se expressam, o fazem esperando uma resposta de você. Assim como os adultos não gostam de acabar falando sozinhos para eles também não é agradável.
  • Amor e disciplina: a combinação perfeita. Um amor que educa é a chave para formar bons seres humanos. Mostre-lhes todo o seu afeto, mas também os ensine a agir da maneira certa.

Embora todas essas mudanças de quando você se torna pai pareçam muito radicais, você receberá a melhor recompensa que poderia imaginar: o amor do seu filho. Cada um de seus beijos, abraços e palavras de carinho, pagarão com lucro esse novo estilo de vida.

Aproveite esta nova etapa e receba com alegria esta nova versão de si mesmo. Dê bem-vindo a este novo homem que agora chamamos de papai.