Hidroterapia para bebês, grandes benefícios para o seu desenvolvimento
A hidroterapia para bebês é uma opção incrível para conseguir benefícios marcantes para o seu desenvolvimento, assim como acontece com os adultos. Os benefícios da água são infinitos, por isso a cada dia avaliamos novas aplicações deste maravilhoso elemento.
Este processo conhecido como hidroterapia é uma das aplicações naturais que muitos especialistas no temos preferem para a revitalização integral do organismo.
Nesse sentido, sabemos que quando se entra em contato com certos elementos da natureza, se pode conseguir o bem-estar em nível geral já que o processo traz numerosos benefícios para o ser humano.
Esse é o caso da água, um elemento básico de subsistência; que, além disso, é útil, benéfico em muitos aspectos da vida e com distribuição por todo o mundo.
O que é a hidroterapia para bebês?
Muitas pessoas tendem a confundir a hidroterapia com a natação; ainda que isso seja correto, o bebê entra em contato direto com a água, não se trata de aulas para aprender a nadar.
Essa atividade, na verdade, consiste em ajudar o bebê a se desenvolver no meio aquático que de longe trará bem-estar para o seu corpo.
Idade adequada para praticar a hidroterapia com os bebês
É comum começar com a hidroterapia com os bebês a partir das seis semanas de vida, mas representa um risco já que nessa idade eles ainda não se desenvolveram completamente; quer dizer, são mais propensos a sofrer de alguma infecção ou doença.
É por isso que se recomenda começar a praticá-la logo aos quatro meses. A partir de então, o bebê terá fortalecido seu sistema imunológico e poderá desfrutar totalmente a atividade.
Benefícios da hidroterapia para os bebês
A hidroterapia para bebês traz numerosos benefícios, tanto em nível físico quanto psicológico. Se é praticada de forma constante, o bebê poderá se desenvolver de maneira melhor e poderá ter um melhor estilo de vida. A seguir citaremos as principais vantagens da hidroterapia:
Melhora as relações na família
A atividade ajuda a aprofundar e melhorar as relações entre os pais e o bebê, já que propicia certos exercícios direcionados ao melhoramento do bem-estar geral.
Fomenta a otimização do lado direito do cérebro
O lado direito do cérebro está encarregado do aspecto criativo e artístico. A hidroterapia, se dedica a ajudar o bebê a ser mais observador em relação ao mundo que o rodeia, dessa maneira promove a sua sensibilidade e criatividade associada ao seu entorno.
Contribui com o desenvolvimento psicomotor do bebê
A hidroterapia obriga o bebê a estar em constante movimento, o que ajudará ele a melhorar o movimento de seus membros e a ser mais eficiente neles.
Promove o relaxamento
Esta é uma atividade que ajuda o bebê a relaxar, já que trabalha indiretamente a musculatura.
Estimula a autoconfiança
Por meio dessa prática o bebê se sentirá mais seguro dentro deste ambiente e em outros; assim como com as atividades que realiza, conseguindo se sentir satisfeito.
Impulsiona o sentido da sobrevivência
A hidroterapia ensinará o bebê a se defender no seu entorno, ajudando-o a superar seus medos e a fazer o necessário para alcançar seus objetivos.
Melhora o aspecto social
Permite ao bebê entrar em contato com outras pessoas desde muito pequeno, o que o ajudará a superar o medo de se relacionar com os demais.
Desenvolve os órgãos que intervêm no sistema cardiorrespiratório
Esta atividade fortalece o coração e os pulmões, minimizando o risco de que o bebê chegue a sofrer alguma doença relacionada com eles.
Incrementa o apetite
Por ser um exercício cardiovascular, o bebê se encontrará em constante movimento, o que acelerará seu metabolismo, tendo como resultado o incremento considerável do apetite.
Promove a recreação e a diversão
A hidroterapia representa uma oportunidade para que tanto os pais quanto o bebê possam compartilhar e se divertir, graças às inúmeras atividades que podem ser feitas dentro d’água.
A hidroterapia para os bebês não só está direcionada para ao alongamento e para diversão, também traz importantes benefícios para o corpo humano. Consequentemente, desde muito pequenos temos abertura e melhores oportunidades para desenvolvermos nosso organismo de uma melhor maneira.
É por isso que recomendamos aos pais que pratiquem o exercício da hidroterapia com seus baixinhos, mas sem deixar de se divertir e de aproveitar o momento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Antúnez, L. E., Guisado, C. G., & Fuentes, M. M. (2012). Efectividad de la hidroterapia en atención temprana. Fisioterapia, 34(2), 79-86. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0211563811001696
- Latorre García, J., Sánchez-López, A. M., Baena García, L., Noack Segovia, J. P., & Aguilar-Cordero, M. J. (2016). Influencia de la actividad física acuática sobre el neurodesarrollo de los bebés: revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria, 33, 10-17. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112016001100002
- Moreno JA, De Paula L. (2005). Estimulación acuática para bebés. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales 2005;20:53-82.