A importância da confiança entre você e seu filho

A importância da confiança entre você e seu filho

Última atualização: 08 Junho, 2021

A confiança entre você e seu filho é importante porque o bom relacionamento entre vocês é baseado nisso. Se não houver confiança, dificilmente haverá outros valores como respeito e consideração. Pessoas que não confiam sabem que não podem contar com a ajuda do outro ou considerá-lo um confidente nos bons e maus momentos.

Se o seu filho não confia em você, ele vai mentir e procurar em outro lugar o que, como filho, deveria encontrar em você.

O que você precisa saber para ganhar a confiança do seu filho

Mãe, se você deseja manter ou aumentar a confiança entre você e seu filho adolescente, tenha em mente as seguintes considerações:

Não minta, senão ele pode pagar na mesma moeda

Suas mentiras são um exemplo para seu filho. Sempre que ele vê você mentir para atingir um objetivo ou fazer outra pessoa se desculpar por algo, ele está aprendendo com isso.

E é pior ainda quando você mente especificamente para ele e, no momento seguinte ou mais tarde, a verdade aparece. Dessa forma, ele pode aprender a mentir para você e anular seu peso na consciência.

Quando seu filho sabe que você mente para ele, esse será o pretexto que o ajudará a se livrar da culpa quando mentir para você.

A princípio, ele contará uma mentira simples, talvez para evitar uma repreensão, mas com o tempo, e conforme ele for conseguindo o que se propõe a fazer, suas mentiras podem se tornar maiores.

Por isso, o nosso conselho é este: Ganhe a confiança do seu filho sempre com a verdade.

Seja aberta para que seu filho se abra com você

 

Se você reservar um tempo para se sentar ao lado dele e contar sobre seus problemas, pedir um conselho e ouvir seus comentários sobre o assunto, ele aprenderá a fazer o mesmo com você. Mas não conte as coisas apenas para estabelecer um vínculo entre vocês. Aja com sinceridade, porque você realmente sente que precisa.

Acima de tudo, seja sincera em seus sentimentos com seu filho.

Pergunte ao seu filho

Não é raro que a falta de comunicação entre pais e filhos se deva ao fato de não haver perguntas entre eles.

A mamãe espera que seu filho conte algo para ela, e o filho espera que a mãe pergunte sobre o tema em questão.

Como nenhum dos dois toma a iniciativa, as dúvidas se acumulam e os problemas serão resolvidos em outro lugar.

Dê um castigo, mas não o submeta à “Santa Inquisição”

Quando seu filho comete um erro e você tem que castigar seu comportamento, não procure um castigo que o machuque e o faça pagar por seu erro. Pense em algo que o faça refletir e perceber o erro cometido.

Prefira uma lição que possa ser aproveitada e que ajude a formar como um adulto no futuro.

Não exagere nos castigos, pois para evitar esses momentos desconfortáveis, ele pode começar a contar mentiras a você.

Não desconfie do que seu filho diz

Desconfiar e sempre seguir seu filho a fim de monitorá-lo, revistar seus pertences e sobrecarregá-lo de perguntas fará com que ele perca a confiança e se distancie de você.

Os adolescentes, como todos os outros seres humanos, precisam de espaço próprio, de segredos, para poder ter um momento só deles.

 

Mãe conversando com seu filho sobre seu mau comportamento

Quando a nossa privacidade é invadida e nos sentimos perseguidos e expostos, somos obrigados a nos esquivar, a evitar de qualquer forma o olhar sempre inquisitivo do outro.

Existem mães que, por seus medos e pelo amor excessivo que sentem , se tornam mães tóxicas que, em vez de aproximar e ganhar a confiança dos filhos, os sufocam e os afastam com a sua maneira de ser.

Antes de acreditar que seu filho está mentindo para você, comece confiando em suas palavras. É mais saudável tanto para você quanto para ele.

A importância da confiança entre você e seu filho

Exatamente porque você é a mãe, você deve ser a pessoa em quem seu filho mais confia.

Aquela aliada que o apoia e o aconselha, que fica tão feliz quanto ele mesmo por suas conquistas e está sempre presente para comemorar.

A companheira que o orienta bem, o educa, o ensina e diante de quem ele não sente vergonha de expressar suas dúvidas. Aquela que o protege mais do que a si mesma e aquela que vê o perigo a uma légua de distância.

Seu filho adolescente precisa saber, mas acima de tudo sentir, que é a você a quem ele deve confiar suas coisas e a quem deve recorrer, seja qual for o assunto ou a ocasião.

Pode interessar a você...
5 pontos em que os pais exigentes erram
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 pontos em que os pais exigentes erram

Você é muito exigente com seu filho? Vamos mostrar cinco pontos em que os pais exigentes erram e algumas dicas para evitar esses problemas. Não per...