Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Você quer que o seu filho aprenda a organizar o tempo de estudo de maneira eficaz? Então preste atenção às dicas que vamos dar a seguir.
Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Última atualização: 30 Janeiro, 2021

Um dos segredos para aproveitar as horas diante dos livros e anotações é saber organizar o tempo de estudo. Por isso, nas linhas a seguir, vamos propor algumas ideias para ensinar às crianças esse bom hábito para o período escolar.

Certamente, durante os primeiros anos do ensino fundamental, os pequenos não têm muitas tarefas escolares para fazer em casa. No entanto, conforme progridem e passam de nível escolar, as responsabilidades e obrigações acadêmicas começam a aumentar. Quando isso acontecer, é hora de se sentar com as crianças e dar alguns conselhos para que possam passar em todas as matérias com sucesso.

“Um tempo bem organizado é o mais claro sinal da mente bem preparada".

-Sir Isaac Pitmanpic-

Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Para garantir que os pequenos tenham um bom desempenho acadêmico, é importante ensiná-los a organizar o tempo de estudo. A seguir, vamos descrever algumas orientações úteis para fazer isso.

No início, as orientações devem ser seguidas com a ajuda e a supervisão dos pais até que estejam completamente dominadas e se tornem mais um hábito. Nesse ponto, o estudante já será capaz de organizar o seu tempo de forma autônoma e eficaz.

1. Elaborar um cronograma ou calendário para organizar o tempo de estudo

É importante elaborar um cronograma ou calendário de estudos para ter clareza sobre o plano a ser seguido e para poder consultá-lo sempre que necessário. Esse plano deve ser realista e consistente.

Para isso, primeiramente é preciso identificar todas as suas atividades ao longo do dia (refeições, aulas, atividades extracurriculares, etc.). Uma vez que as horas diárias disponíveis forem conhecidas, é necessário definir o horário que será dedicado à realização das sessões de estudo e como elas vão ser organizadas.

2. Estabelecer objetivos de estudo específicos

Em cada sessão de estudo, é preciso definir objetivos específicos de acordo com as tarefas a fazer e com o tema que precisa ser estudado ou revisado. É preciso consultar a agenda e o calendário de estudos para ter clareza sobre as responsabilidades e as obrigações acadêmicas do dia.

“Planejar sem objetivos acaba sendo uma lista interminável".

-Anônimo-

3. Dividir o tempo de estudo de acordo com as matérias

Para organizar as sessões de estudo de forma eficaz, é necessário estabelecer prioridades, de forma que o tempo disponível seja distribuído de acordo com a proximidade das provas ou da data de entrega de trabalhos ou tarefas, bem como com a dificuldade ou o nível de exigência de cada matéria.

4. Fazer pausas durante o estudo

Ao organizar o tempo de estudo, é necessário levar as pausas em consideração, pois elas são importantes para uma melhor concentração e um melhor desempenho. Dessa forma, o ideal é fazer pausas curtas, de cerca de cinco minutos, a cada meia hora de estudo.

A importância de ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo pode beneficiá-las não apenas academicamente, mas também no âmbito pessoal. Isso porque graças a esse hábito elas desenvolvem valores como responsabilidade, perseverança, comprometimento e esforço.

Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo

Essas crianças crescem com a grande vantagem de saber aproveitar o tempo, o que é um grande desafio para muitos adultos. De fato, o político, inventor e cientista americano Benjamin Franklin já dizia:

“As três coisas mais difíceis no mundo são: guardar um segredo, perdoar uma injúria e aproveitar o tempo".

Além disso, ao aprender a investir e administrar bem o seu tempo, os pequenos ficam mais seguros de si mesmas e lidam de uma maneira melhor com as situações que envolvem passar horas trabalhando ou fazendo a mesma atividade com atenção.

E você, o que está esperando para colocar em prática as dicas que mostramos sobre a organização dos estudos com os seus filhos? Ensine seus filhos a se tornarem ótimos alunos desde pequenos!

Pode interessar a você...
5 dicas para criar uma área de estudo em casa
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 dicas para criar uma área de estudo em casa

Você quer saber como criar uma área de estudo perfeita para os seus filhos? A seguir, vamos dar algumas dicas. Tome nota de todas as ideias!



  • Serrate, R. (2008). Ayúdale a estudiar. Las claves del éxito escolar. España: Ediciones del Laberinto.