Acampar com os seus filhos: uma aventura e tanto!

· 31 de maio de 2018
Se você for acampar, não perca as nossas recomendações para desfrutar da natureza com os seus filhos. Existem muitas coisas que devem ser levadas em consideração e que não devem ser esquecidas na hora de acampar.

Você decidiu tirar um descanso do trabalho e passar um tempo com os seus filhos? Com certeza, está procurando alguma atividade que eles gostem para que vocês possam compartilhar belos momentos juntos. A maioria das crianças gosta da natureza, de descobrir coisas novas e, se estiverem acompanhadas dos pais, se divertem mais ainda. Por isso, acampar com as crianças pode ser uma aventura fabulosa.

Acampar com as crianças. Uma aventura e tanto!

Dormir sob a luz das estrelas, aproveitar o calor de uma fogueira, caminhar em meio à natureza e conhecer os animais e as plantas é uma aventura com muitos benefícios para as crianças. Mas não pense que acampar com as crianças é tão fácil quanto parece.

Para que tudo dê certo e que vocês possam aproveitar essa aventura de verdade, é importante que você planeje tudo com antecedência. Se for a primeira vez que você vai acampar, existem algumas coisas que você precisa saber e que com certeza fará com que vocês aproveitem muito mais essa nova aventura.

Recomendações para acampar com os seus filhos

1.- Escolha o melhor momento para curtir a natureza

É claro que a primavera e o outono são sempre as melhores opções para acampar com os nossos filhos, uma vez que no inverno faz muito frio. Assim, você pode planejar essa aventura em dias que possa desfrutar do calor que só o sol pode oferecer.

Se for a primeira vez que você vai acampar com os seus filhos, é sempre bom praticar um pouco antes de ir acampar na natureza, longe de tudo. Por isso, para que tanto você quanto seus filhos tenham mais segurança, vá até o quintal da sua casa com os seus filhos e tentem armar a barraca juntos. Essa não é uma tarefa simples; inclusive, se você nunca montou uma, é bem provável que seja um pouco mais difícil para você.

Leve também um fogareiro e tente cozinhar algo simples no jardim; depois, procure passar a noite na barraca dentro dos sacos de dormir. Dessa forma, os seus filhos e você poderão ter uma ideia de como é um dia de acampamentoÉ claro que nada se compara a estar fora da cidade, em meio à natureza.

família acampando

2.- Busque certas comodidades

Quando você vai acampar com outros adultos, não importa tanto aonde vocês vão, mas quando você vai com seus filhos, é sempre bom pensar bem no lugar que vocês vão montar acampamento. Procure um lugar que, mesmo que seja ao ar livre, conte com algumas comodidades, como água limpa, luz e acesso a algum tipo de comunicação para qualquer emergência que possa ocorrer.

É claro que o ideal é escolher um lugar amplo no qual os seus filhos possam caminhar e brincar com muito mais liberdade. 

“Para que tudo dê certo e que vocês possam aproveitar essa aventura de verdade, é importante que você planeje tudo com antecedência”

3.- Organize tudo com antecedência

Prepare tudo o que você for precisar e faça com antecedência para não se esquecer de nada. Lembre-se de levar as trocas de roupa necessárias, e de que o fato de ir com as crianças implica mais necessidades. Você não pode se esquecer da barraca e dos sacos de dormir; nem dos cobertores e roupas de frio: uma noite ao ar livre pode ser mais fria que em casa.

Além disso, leve os equipamentos essenciais para cozinhar: um pequeno fogareiro, talheres, copos, pratos, etc. Também é importante se lembrar de levar lanternas com carga suficiente, um kit com todos os itens necessários para os primeiros socorros, água suficiente e comida.

O repelente para insetos não pode faltar; se você tiver filhos pequenos, é recomendável que você também leve um mosquiteiro.

4.- Monte a barraca cedo

Uma vez que vocês já estiverem no lugar que vão montarem acampamento, monte logo a barraca. Lembre-se de que se vocês forem fazer isso à noite, terão que montá-la na pressa e, nesse caso, talvez não consigam montar direito.

Se os seus filhos já forem mais velhos, você poderá pedir ajuda para eles; é importante que sintam que são importantes e úteis.

mãe e filho na natureza

Por outro lado, se os seus filhos forem pequenos, é recomendado que um dos pais fique com eles enquanto o outro monta a barraca. No geral, as crianças sempre querem entrar na barraca antes da hora.

Lembre-se de montar a barraca em um lugar limpo, onde não pegue muita brisa, que se encontre na sombra e que, é claro, esteja em um local seguro e longe dos barrancos.

Quando tudo já estiver pronto, vocês poderão aproveitar e você poderá mostrar aos seus filhos as coisas bonitas e surpreendentes que só o planeta Terra pode oferecer. Ensine que é importante cuidar bem do nosso planeta e que não devemos contaminar a natureza.