A importância de ensinar nossos filhos a respeitar a natureza

· 22 de dezembro de 2017

Uma vez que as crianças começam a ficar mais conscientes do mundo ao redor, é importante ensinar a respeitar  a natureza, como uma forma de ensinar a valorizar o entorno, obter vantagem sem exercer uma influência negativa, entre outros aspectos. Nesse sentido, a primeira coisa que se deve explicar é que o planeta Terra é a casa de todos.

A saúde do planeta depende de como os seres humanos se comportam. Trata-se da preservação de todas as espécies e, claro, da raça humana.

Ensinar a respeitar a natureza em família

Os princípios éticos e sociais que se aprendem em família ficam fortemente enraizados nas pessoas. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte da vida cotidiana da família. Por outro lado, essa aprendizagem se transmite de geração em geração.

As plantas

As vezes, sem querer, não damos o melhor exemplo para as crianças. Arrancamos uma flor para colocar no cabelo ou arrancamos um ramo para brincar como se fosse uma espada. A verdade é que nesses casos se está gerando pequenos danos à vegetação. Se você tem um jardim ou plantas em vasos, as crianças podem ajudar a regá-las. Também a trocar a terra ou a recolher os frutos quando estiverem maduros.

Para uma criança, é fascinante plantar uma semente e admirar como ela cresce e se desenvolve. Dessa forma as crianças aprendem o ciclo da vida e começam a naturalizar esse conceito. A criança pode cuidar da sua própria planta por si mesma.

Os passeios ao ar livre podem servir para identificar tipos de plantas e começar a dar valor a elas. São seres vivos, únicos e cheios de beleza que cumprem uma função muito importante no meio ambiente.

Os animais

Pode-se começar com bichinhos de estimação para ensinar as crianças o respeito pela vida. E também para estabelecer relações de afeto com os animais. Um animal de estimação é perfeito para que as crianças entendam que não se pode fazer nenhum tipo de mal aos animais.

Outro tema para tratar com as crianças é o dos animais em perigo de extinção. Criar consciência sobre sua existência e as ações que se podem tomar para preservá-los.

A água

A água é fundamental para a vida na Terra. Ao ensinar a respeitar a natureza é necessário incluir a conservação das fontes de água. Uma ideia inicial é evitar jogar lixo nos rios, mares e lagos. Também é possível ensinar a escolher produtos de limpeza que sejam biodegradáveis.

Se as crianças desde pequenas lerem os rótulos e tiverem consciência da importância disso, logo será um hábito.

A importância de ensinar nossos filhos a respeitar a natureza

Acampamento

A excursões em família ao ar livre ou os acampamentos são uma excelente maneira de se relacionar com a natureza. Nesses passeios, as crianças podem ter contato com os animais, as plantas e a água. Além de ser divertido, a aprendizagem é vivencial.

Durante os passeios ou excursões sempre se recomenda seguir os caminhos existentes. A ideia é evitar o desgaste e a erosão do solo. Da mesma forma, é preciso respeitar os lugares indicados para acampar. Dessa forma, cuida-se da natureza e da segurança das pessoas.

O lixo

Todas as pessoas podem colaborar. É preciso ensinar as crianças a jogar o lixo no lugar indicado para isso. Se esses lugares não existirem, o ideal é levar sacolas para recolher o lixo e deixar tudo como estava. Todos os seres vivos se beneficiam dessas pequenas ações.

Ensinar a respeitar a natureza: a reciclagem

Reciclar é uma hábito que se ensina desde a infância. As crianças podem separar o lixo e ajudar a escolher como reutilizar. A reciclagem também pode ser uma brincadeira, já que é possível construir brinquedos com materiais reciclados em família. As crianças aprenderão valores muito importantes.

As compras

Algumas coisas, grão a grão, somam na causa da conservação do meio ambiente. Quando se vai a um supermercado, pode-se levar as compras numa bolsa de tela, evitando o plástico que é contaminante. Comprar produtos locais é outra maneira de incentivar o consumo responsável. A ideia é evitar a contaminação que se gera ao transportar os alimentos.

Também é possível fomentar o hábito de caminhar distâncias curtas, já que se reduz a contaminação produzida pelos carros. Cada ação que se toma vai contribuindo para formar a personalidade das crianças.