5 jogos de equilíbrio para crianças

Se você procura alternativas para desenvolver o equilíbrio dos seus filhos, não perca as nossas propostas de jogos. Eles serão de grande ajuda para você!
5 jogos de equilíbrio para crianças
Andrés Felipe Cardona Lenis

Revisado e aprovado por O graduado em educação física e esportes Andrés Felipe Cardona Lenis.

Última atualização: 11 dezembro, 2022

Os jogos de equilíbrio voltados para crianças desempenham um papel mais importante do que você imagina. Pois bem, através desses tipos de atividades são estimuladas diversas habilidades e capacidades físicas de todos os tipos.

Embora cada criança tenha uma capacidade inata de manter o equilíbrio, nem sempre ela é desenvolvida adequadamente. Portanto, o mais aconselhável é promover essa habilidade regularmente. E existe melhor maneira de fazer isso do que de uma forma divertida?

Os jogos de equilíbrio

Estimular e fortalecer as diversas capacidades físicas das crianças não é tarefa fácil. Além disso, se você abordar o tema apenas a partir da teoria, pode se tornar uma tarefa tediosa até mesmo para você.

Nesse sentido, aconselhamos que você confie em alternativas mais divertidas e fáceis de entender, como jogos. Através desse tipo de proposta, você pode trabalhar as diferentes áreas do desenvolvimento enquanto seus filhos se divertem.

A seguir, mostraremos algumas alternativas lúdicas para brincar com seus filhos em casa, no jardim ou em qualquer ambiente. Tome nota!

1. O jogo da bailarina

pai e menina jogam equilíbrio pose balé bailarina tutu balões rosa dança

O jogo da bailarina envolve um alto grau de equilíbrio e concentração. Aconselhamos a transformá-lo numa competição para que os seus filhos fiquem ainda mais motivados.

Para realizá-lo, as crianças devem ficar em pé e levantar os braços acima da cabeça, assim como uma bailarina faz. Em seguida, devem dobrar uma perna e apoiar o pé na lateral do joelho.

A partir desta posição devem realizar uma volta de dança e o primeiro a completá-la marca um ponto. Pode ser fácil para você, mas sua complexidade é bastante alta para os pequenos.

2. Andar na corda

Emular os grandes artistas do circo é uma opção muito divertida para as crianças. Quem não gosta do circo e de todos os seus acrobatas?

Você pode começar dizendo aos seus filhos que este é um dos jogos de equilíbrio necessários para entrar no caminho certo nesse tipo de acrobacias. Na hora de realizá-lo, você deve estender uma corda não muito fina no chão.

O objetivo é que os pequenos percorram toda a extensão da corda sem tocar o chão. Se cair ou tocar o chão com um dos pés, terá que recomeçar.

Lembre-se de que essa atividade requer um espaço considerável para desdobrar a corda e traçar a rota. Recomendamos realizá-la em campo aberto.

3. Circuito de água

As crianças adoram os circuitos e também adoram a água, pelo menos quando se trata de brincar com ela. Nesta atividade, unem-se duas das coisas mais divertidas, então você deve aproveitar.

Primeiro, você deve criar um percurso com obstáculos ao ar livre para que as crianças o atravessem completamente. Em seguida, você deve colocar dois recipientes, um no início e outro no final do circuito. O primeiro terá água e o último estará completamente vazio.

O objetivo desta atividade é que cada criança encha um copo plástico com água, complete o percurso sem derramar o conteúdo, depositando-o no recipiente ao final. Quem preencher primeiro será o vencedor!

4. Múmia ou estátua

Este é um dos jogos de equilíbrio mais básicos e pode ser jogado por crianças de qualquer idade. Aconselhamos realizá-lo em grupo, de modo a motivar os pequenos mais facilmente.

A atividade da múmia ou da estátua consiste em circular pelo ambiente delimitado fazendo qualquer tipo de gesto ou movimento. Quando você disser a palavra ‘Múmia’ ou ‘Estátua’, as crianças devem permanecer completamente estáticas nessa posição.

A criança que se movimentar durante este tempo terá de cumprir uma prenda escolhida pelos outros participantes do jogo.

5. A colher e o pingue-pongue

A colher e o pingue-pongue é outro dos jogos de equilíbrio considerados clássicos ou básicos, mas que nunca falham.

Para realizá-lo aconselhamos a delimitar um circuito simples, sem muitos obstáculos, em campo aberto. Cada criança terá sua respectiva colher de plástico e uma bolinha de pingue-pongue.

A colher deve ser segurada pela boca, apenas com a bolinha na parte mais larga. A partir daí, cada criança terá que percorrer todo o circuito com a bola em cima do utensílio. No caso de deixá-lo cair, terá que recomeçar desde o início.

crianças na floresta brincam passam pelo tronco equilibram infância ao ar livre

Jogos de equilíbrio, procure um local apropriado

Embora nem todos os jogos de equilíbrio exijam um grande espaço, é mais adequado encontrar um ambiente seguro onde as crianças possam brincar livremente.

Tente fazer essas atividades em espaços ao ar livre e em grandes áreas de natureza. Além de estimular essa capacidade física, você poderá ajudar as crianças a se sentirem calmas e constantemente motivadas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.