Mandalas para crianças: seis benefícios que você não conhecia
Você sabe sobre os benefícios das mandalas para as crianças? A origem da palavra mandala advém do sânscrito, e significa “círculo perfeito”. De acordo com sua definição, são formas simbólicas espirituais que são utilizadas no Hinduísmo e no Budismo. São constituídas ou representadas por um conjunto de figuras e formas geométricas concêntricas, as quais simbolizam o Universo e suas características.
Seu objetivo principal é promover a concentração da energia em um ponto, a serenidade e a reflexão. Por isso, há múltiplos benefícios das mandalas para as crianças. A seguir, apresentamos alguns deles.
Seis benefícios das mandalas para as crianças
1.-Geram harmonia circular
De acordo com os budistas, sua forma circular e seus desenhos permitem organizar o interior de cada indivíduo; por tais motivos acaba sendo muito benéfico para as crianças pintar mandalas desde pequenas. Graças ao estímulo visual, elas se sentem estimulados a criar, imaginar e encontrar a harmonia em meio à desordem emocional.
2.- Potencializam a concentração
O ideal é que as crianças se concentrem e fiquem em silêncio enquanto pintam as mandalas. Dependendo da complexidade de cada uma, os benefícios obtidos vão variar, por causa dos processos cognitivos que utilizarão para realizá-las vão aumentando, de modo a estimular a imaginação, a atenção e a flexibilidade.
Cada mandala deve ser finalizada para poder se alcançar o efeito visual e emocional que nos oferece. Assim, as crianças vão ficar ansiosas para concluí-las e mostrá-las com orgulho, estimulando dessa forma a capacidade de responsabilidade e de sucesso, o que vai fazer com que a autoestima dos pequenos aumente.
3.-São aliadas perfeitas de crianças com necessidades especiais
Para as crianças que nascem com Síndrome de Down ou aquelas que sofrem de qualquer tipo de autismo, pintar uma mandala vai ser de grande ajuda na hora de controlar os movimentos, estimular o relaxamento e encontrar seu canal de expressão próprio. Além disso, as crianças hiperativas vão encontrar nessa atividade a maneira mais divertida de ficarem mais tranquilas e calmas.
“Devemos deixar elas mesmas escolherem os desenhos que mais lhes chamem a atenção e estimulá-las a ir aumentando o grau de dificuldade progressivamente”
4.- Ajudam a desenvolver a coordenação e a psicomotricidade
Graças às mandalas, é possível fortalecer a coordenação das mãos e dos olhos. Mesmo assim, ajuda a psicomotricidade dos dedos e lhes permite melhorar e potencializar gradualmente as conexões cerebrais nas crianças de idades entre dois e oito anos.
Além desses benefícios, ajuda as crianças a fortalecer a precisão na escrita, assim como a amarrar os sapatos ou manipular determinados objetos.
5.- Apresentam um novo vocabulário
Pintar as mandalas é um excelente estimulador cognitivo. Permite às crianças ampliar o conhecimento e o vocabulário com novas cores, formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos, estrelas, entre outras), tamanhos e até emoções. Além disso, estimulam seu senso estético.
6.- Aumentam a autoestima
Esse é um dos benefícios mais atrativos das mandalas para as crianças. Graças a elas, as crianças desenvolvem cognitiva e psicologicamente um desenho como algo próprio e original. Dessa maneira, a autoestima aumenta fazendo com que elas sintam maior segurança em si mesmas e maiores possibilidades de enfrentar sozinhas as dificuldades que aparecerem.
“Essas representações foram utilizadas ao longo da História porque abrangem a totalidade da mente, o consciente e o inconsciente, equilibrando a harmonia interior entre a mente e o corpo”
Lembre-se que para criar uma rotina é fundamental proporcionar os materiais úteis para tal atividade. Lápis de cores, marca-texto, tintas, aquarelas, folhas coloridas para colagem, compassos, réguas, borrachas e tudo aquilo que lhes ajude a pintar e colorir com criatividade e imaginação.
É muito importante compreender que, o fato de pintar uma mandala não pode se tornar uma obrigação para as crianças, já que o importante é que elas possam se divertir ao fazer. Portanto, é fundamental encontrar o momento perfeito do dia para convidá-las a colorir as mandalas. Com o tempo, você vai ver que elas mesmas vão pedir mandalas cada vez mais difíceis para colorir. Elas vão se tornar novos desafios para os pequenos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Calvachi Castellanos, M. E. (2012). Los mandalas infantiles como técnica educativa para el desarrollo de la creatividad en los niños y niñas del Jardín de Infantes Casa de la Cultura Ecuatoriana de Quito en el año 2011. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/310
- Díaz Ballesteros, N. M., Sandoval Guzmán, J. C., & Rodríguez Preciado, C. A. (2015). Los mándalas como herramienta para fortalecer la atención en la asignatura de matemáticas en los niños de primero a del colegio Venecia sede b jornada tarde en Bogotá. http://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/172
- CAZA CHANGO, E. P. (2015). MANDALAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE. GUÍA DIDÁCTICA PARA LA CORRECTA UTILIZACIÓN DE LOS MANDALAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS NIÑOS Y NIÑAS DE 5 AÑOS DE EDAD DEL JARDÍN DE INFANTES Y ESCUELA PARTICULAR” EUSTAQUIO MONTEMURRO” DEL DMQ DURANTE EL AÑO LECTIVO 2014-2015 (Bachelor’s thesis). http://www.dspace.cordillera.edu.ec:8080/xmlui/handle/123456789/187