Metódo "Mãe Canguru": é uma boa?
Você pode fazer de seu colo um marsúpio – a bolsa onde os cangurus levam suas crias – e converter-se em uma das “mães canguru” que adotaram este método para procurar uma evolução rápida de seu bebê prematuro. Seus braços e calor humano podem dar algo mais que conforto para superar esta etapa e ser o início da mais bonita das conexões que pode existir: a de mãe e filho. O calor que você oferece a seu bebê cada vez que o tem em seus braços pode gerar mais do que conforto. Assim, se converter em uma das mães canguru é a nobre maneira de colaborar para um completo desenvolvimento de seu pequeno ou pequena que nasceu antes do tempo, e precisa de seus especiais cuidados para superar esta delicada etapa rapidamente.
É possível diminuir a taxa de mortalidade em bebês prematuros ou de baixo peso, através da aplicação do denominado método mãe “canguru”, que a progenitora carrega no seu torso seu filho.-Organização Mundial da Saúde (OMS)-
Se sua gravidez não completou os nove meses e seu bebê é prematuro, esta técnica de crescimento e desenvolvimento extrauterino é perfeita para o bebê; desta maneira você poderá evitar usar uma incubadora e tê-lo perto de você.
Mães canguru: a melhor incubadora para seu recém-nascido
O método “mãe canguru” tem dois objetivos claros: procurar o desenvolvimento de seu recém-nascido através de técnicas naturais e lhe colocar na primeira fila como sua principal cuidadora. Quem melhor que você para velar pelo bem-estar de sua criança?
Você pode solicitar à equipe de neonatologistas e pediatras por permissão para participar ativamente em sua recuperação, utilizando esse maravilhoso método quando a criança não apresente uma condição patológica que comprometa sua estabilidade.
Mães canguru o carinho que traz benefícios para seu bebê
Seu filho não tem só necessidades físicas, como contar com uma temperatura ideal para seu desenvolvimento. Sua necessidade por afeto é muito maior em meio à vulnerabilidade que implicam as primeiras semanas de vida do bebê. A seguir, mencionamos os benefícios mais relevantes do método “mães canguru”:
- Promove a recuperação de seu bebê a curto prazo, assim como gera um maior apego entre mãe e criança que resulta em bem-estar para todos os integrantes da família: seu filho, seu companheiro e você.
- A lactação exclusiva tem um papel fundamental nos cuidados do bebê prematuro e de baixo peso. Assim que a bolsa de canguru for montada ela facilita a alimentação a todo instante de seu queridinho, por estar disponível 100% para ele.
- O laço emocional e físico entre você e seu pequeno se fortalecerá, já que estar perto do bebê lhe proporcionará as ferramentas para atender suas necessidades.
- O contato muito próximo logo cedo na vida do bebê e prolongado entre mãe e filho desenvolverá com maior rapidez o sentido de necessidade, que nada mais é do que compreender os desejos do bebê; mas para que esse sentido se desenvolva é necessário que você nutra ele física e mentalmente.
- A prática “mãe canguru” promove a rápida evolução do vínculo afetivo com seu bebê.
A psicoanalista clínica Mariela Michelena em seu livro “Um ano para toda a vida”, destaca que a mãe requer estar próxima do bebê permanentemente para entender sua linguagem. Só acompanhando a criança em suas alegrias, horas de sono, de brincadeiras e de comida você poderá identificar as causas de seu choro e terá a oportunidade para acalmá-lo.
Se você é mãe de primeira viagem terá que enfrentar o dilema que representa criar o bebê literalmente nos seus braços e ainda procurar criar uma distância para não ter uma dependência extrema. As dezenas de opiniões que serão jogadas sobre você diariamente de seus pais, avós, amigos e outros familiares podem lhe confundir e deixar insegura, já que você não quer decepcionar ninguém.
Assim, é possível que você sinta temor com esse método justamente pela questão da dependência absoluta e como isso prejudicará seu retorno às atividades cotidianas.
No que diz respeito à independência, a relação terá o momento no qual o bebê vai exigir cada vez menos de você para se desenvolver; e esse dia, de acordo com declarações habituais das mães, chegará com mais rapidez do que você deseja.
Assim que a melhor opção é você ter seu bebê prematuro próximo de seu peito o tempo que seja necessário, oferecendo seu maravilhoso ninho maternal. E se você quer ainda resultados melhores, carinhos constantes, e expressar seu amor com palavras deixa tudo ainda melhor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- A Gp, Aguayo Maldonado J, Sánchez Pinuaga M. (n.d.).Contacto piel con piel inmediato para recién nacidos a término. Mesa redonda. Hospital Universitari De Tarragona “Joan XXIII”.
- Gómez Papí A, Baiges Nogués M, Marca Gutiérrez A, Batiste Fernández M, Nieto Jurado A, Closa Monasterolo R. (1998). Método canguro en sala de partos en recién nacidos a término. Medicina Fetal Y Neonatología.48(6).
- Cochrane. https://www.cochrane.org. [ONLINE].; 2019 [CITED 1 2 2019. Available from: https://www.cochrane.org/es/cd003519/contacto-piel-piel-temprano-para-las-madres-y-sus-recien-nacidos-sanos
- Besteiro, E. M., Aliaga, M. T., Pineda, M., Alegre, J. M., Berlanga, J. F., & Martín, P. B.(2001). La depresión postparto: un estudio exploratorio con una muestra de mujeres valencianas. Revista de psicopatología y psicología clínica, 6(1), 37-48. http://revistas.uned.es/index.php/RPPC/article/view/3903/3758
- Monasterolo, R. C. (1998). Método canguro en sala de partos en recién nacidos a término. An Esp Pediatr, 48, 631-633. http://www.aeped.es/sites/default/files/anales/48-6-12.pdf