O que os móveis Montessori têm de especial?
A pedagogia Montessori reflete um estilo parental respeitoso que busca permitir que as crianças sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. Neste caso, a exploração e a descoberta não pressupõem tempos padrão, mas considera o ritmo particular de cada indivíduo. Isso é aplicado tanto na escola quanto em casa e requer um ambiente de acordo com suas necessidades.
Isso significa que o estilo de móveis que escolhemos para decorar o quarto de nossos filhos importa. Apesar de parecer uma decisão pequena e insignificante, o design do mobiliário em torno das crianças tem um impacto significativo no seu desenvolvimento. Os móveis Montessori são uma proposta mais do que interessante para promover a autonomia dos pequenos, além de promover o seu bem-estar.
Princípios do método Montessori
Antes de falar sobre móveis Montessori, é importante conhecer os princípios básicos desse método de ensino idealizado pela médica e educadora italiana Maria Montessori . Cinco dos pilares mais importantes desta pedagogia são os seguintes:
- Descoberta espontânea: os pequenos adquirem conhecimento a partir da descoberta que fazem por meio de suas experiências lúdicas, de suas sensações e dos sentidos.
- Adulto como guia: ao contrário de outros métodos educacionais, Montessori propõe deixar de ver os adultos como figuras autoritárias e idealizadas e visualizá-los como observadores e guias.
- Educação positiva: punições e ameaças são substituídas por reforço positivo.
- Colaboração: as salas de aula são compostas por crianças de diferentes idades, o que facilita o companheirismo no aprendizado.
- Ambiente preparado: os espaços devem facilitar o crescimento e o desenvolvimento autônomo das crianças.
Móveis Montessori: como são?
Além de lindos, os móveis Montessori são funcionais. A estética é suave e minimalista, enquanto seu design é focado em permitir que as crianças os usem de forma independente, sem a intervenção ou supervisão de um adulto.
Isso significa que um quarto infantil ou uma sala de aula mobiliada com estantes, cadeiras, mesas ou camas Montessori representa um espaço seguro e confortável para as crianças. O interessante aqui é que são os móveis que se adaptam às necessidades das crianças e não o contrário.
Tudo está ao alcance dos pequenos
Um dos benefícios mais significativos dos móveis Montessori é que as crianças podem usá-los sozinhas e, assim, se sentirem mais autoconfiantes. Elas podem, por exemplo, retirar da biblioteca o livro que lhes interessa sem a ajuda de um adulto, sentar-se confortavelmente na cadeira e até pendurar e retirar a roupa do armário.
“O maior instinto das crianças é justamente se libertar do adulto.”
-Maria Montessori-
Contribuem para o bem-estar
O fato de as crianças perceberem que são capazes de realizar pequenas tarefas rotineiras de forma independente as deixa mais felizes. É uma felicidade para todos nós nos sentirmos confiantes em nossas próprias habilidades! Dessa forma, a autoestima dos pequenos aumenta consideravelmente com móveis que não geram frustração ou sentimento de incompetência.
Encorajam a liberdade
Sabemos que as crianças são curiosas e exploradoras por natureza. O mundo é um lugar a ser descoberto e tudo é um achado em potencial. A torre de aprendizagem é uma ótima ferramenta que permite que as crianças realizem pequenas atividades com total liberdade. É uma estrutura de madeira com grades e degraus para que elas possam escovar os dentes sem ajuda ou ajudar nas tarefas da cozinha, entre outras atividades.
São seguros
Criados especialmente para crianças, os móveis Montessori possuem materiais seguros e agradáveis ao toque. Geralmente, são feitos de madeira e os cantos ou pontas são arredondados para evitar acidentes.
Por outro lado, devido à altura adaptada de cada um destes móveis, o risco de cair ou se ferir é reduzido ao mínimo, uma vez que os pequenos não precisam subir para alcançar um objeto de seu interesse. Por sua vez, os pequenos podem abrir e fechar as portas sem se machucar.
Os móveis Montessori ajudam a criar espaços para o crescimento e a expressão
Em linhas gerais, escolher móveis Montessori para salas de aula e residências é uma medida que beneficia muito o crescimento saudável das crianças. Além disso, eles facilitam a criatividade e potencializam a formação de uma boa autoestima. Além disso, é uma fonte de estimulação física e cognitiva.
Por sua vez, esses móveis proporcionam maior segurança aos pais ou professores, já que não precisam ficar se preocupando o tempo todo se as crianças vão se bater ou se machucar. Isso se traduz em uma menor demanda por parte dos adultos e permite que eles tenham mais tempo para suas tarefas ou atividades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Britton, L. (2000) Montessori Play and Learn. The Random House Group, Londres.
- Poussin, C. (2017). Montessori explicado a los padres. Plataforma editorial: Barcelona.