Dê às crianças liberdade para aprender com seus erros

Uma ótima maneira de aprender a melhorar a si mesmo é aprender uma lição com seus erros. Portanto, é importante estar disposto a experimentar. Descubra como transmitir esse valor para seus filhos.
Dê às crianças liberdade para aprender com seus erros

Última atualização: 27 Junho, 2021

Se você dá ao seu filho liberdade para aprender com seus erros, está transmitindo a mensagem de que confia nele, que mesmo quando um erro é cometido, você sabe que ele tem inteligência suficiente para tomar decisões melhores.

Dessa forma, você também indica que o respeita como criança e como ser humano, que você tem a certeza de que ele saberá se recuperar e se levantar tendo ganhado sabedoria.

O que significa dar liberdade a uma criança?

Dar liberdade a uma criança não é deixá-la exposta ao perigo e sem supervisão para que se aventure por sua própria conta e risco. É estar a par de sua vida, mas sem a mania pouco saudável de interferir em suas ações diárias.

Sempre que se dá liberdade a uma criança, ela ganha a oportunidade de decidir fazendo uso de suas experiências, desejos e necessidades. E ao mesmo tempo que ela pode decidir, a responsabilidade por suas ações é colocada em seus ombros.

Talvez, levando em consideração que faz apenas alguns anos que o pequeno da mamãe chegou ao mundo, a palavra liberdade pode soar um pouco dura.

Porém, para que esse “pequeno” conheça o mundo em que vive, precisa enxergá-lo como ele é, sem estar o tempo todo de mãos dadas com sua protetora ou dentro da bolha de amor que o protege. Em suma, ele deve se preparar para que as alegrias, as responsabilidades e as angústias da juventude não o peguem de surpresa depois.

Em quais momentos dar liberdade às crianças?

Você deve dar liberdade ao seu filho nos assuntos que dizem respeito a ele. Por exemplo, no esporte que ele quer praticar e para o qual tem aptidão. Não é porque você sonhou em ser um grande ciclista que ele deve ter o mesmo sonho. Esse não pode ser seu pretexto para manipulá-lo e até exigir que pratique esse esporte.

 

Da mesma forma, você deve dar a ele liberdade para tomar decisões, contanto que o possível desastre, que você talvez veja se aproximando, não custe muito caro. Por exemplo, se na próxima semana seu filho vai fazer uma prova importante e quer sair com os amigos durante todo o fim de semana. É claro que, por mais que ele peça, você não poderá agradá-lo, porque não estudar pode fazê-lo zerar a prova.

É por isso que você deve avaliar quando dar liberdade, quando influenciar suas determinações ou proibir alguma coisa.

Quando uma criança está pronta para que seus pais lhe deem liberdade?

Uma criança está pronta para que seus pais lhe deem liberdade quando ela estiver madura o suficiente e for responsável por si mesma. Se ela se mostrou confiável e sabe se comportar quando não está sob a supervisão dos pais, pode receber o tão apreciado prêmio da autonomia.

Não existe uma idade fixa para isso. Sabemos que há crianças de 8 anos muito mais responsáveis do que outras de 15 anos. Tudo depende da formação e do julgamento de cada uma delas.

Por isso, é necessário considerar o que a criança é capaz de fazer e como ela se comporta. Pensar em como ela vai agir se tiver liberdade para fazer determinada coisa e surgir um problema. Em suma, os pais devem saber em quais situações e quando é o momento ideal para soltar um pouco as rédeas.

Nesse sentido, o ideal é definir uma meta na qual se concentrar para dar liberdade de ação.

Digamos que você nunca lhe dê permissão para brincar com os amigos no parque, menos ainda quando há uma bola envolvida nas brincadeiras, porque uma bola que cai na rua é uma verdadeira isca para atrair acidentes. No entanto, seu filho tem idade suficiente para se divertir e cuidar de si mesmo ao mesmo tempo.

O que fazer então?

 

Prepare seu filho. Abra seus olhos.

Seu filho deve saber os riscos aos quais está exposto quando está fora de casa. É necessário ensinar a ele regras de segurança no trânsito como: sempre andar na calçada, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, não correr para procurar a bola, não atravessar a rua nas esquinas, não usar fones que impedem de ouvir a buzina dos carros, etc.

Sempre que você precisar dar liberdade ao seu filho, pois é assim que a vida funciona, você deve mostrar a ele todos os perigos que pode correr em sua nova façanha e ensiná-lo a melhor forma cuidar de si mesmo.

Dê às crianças a liberdade de aprender com seus erros

Mãe, em sua constante batalha, seu filho vai cometer muitos erros, mais do que você gostaria. Mas é por meio da tentativa e erro que ele aprenderá a tomar decisões cada vez melhores.

Dê a ele a liberdade de aprender com seus erros, mesmo se você estiver sempre disposta a aconselhá-lo e ajudá-lo na hora certa.

Pode interessar a você...
A liberdade da criança de acordo com o estágio do desenvolvimento
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A liberdade da criança de acordo com o estágio do desenvolvimento

Descubra como controlar, de forma sensata, a liberdade da criança de acordo com cada estágio do desenvolvimento e do processo de amadurecimento del...