Músicas e sons para ajudar seu filho a dormir
Nos primeiros meses, parece que todo o esforço dos pais gira em torno de tentar fazer o bebê dormir ou tentar fazer com que ele continue dormindo.
O sono é uma das coisas que mais tem efeito sobre o comportamento e o bem-estar tanto da criança. Assim como, é claro, do resto da família.
A boa notícia é que a ciência descobriu que existem músicas e sons que ajudam as crianças a dormir.
Há algum tempo, começou a circular pela internet um link de uma música chamada Weightless, que foi desenvolvida por neurocientistas.
De acordo com um estudo da MindLab International, é a melodia mais relaxante que existe atualmente.
Essa música foi composta em 2011 e é resultado de uma parceria entre a banda Marconi Union e a Academia Britânica de Terapia Auditiva que a produziram exatamente com essa intenção.
Logo, as pessoas começaram a testar essa música com seus filhos para ver se funcionava mesmo e se conseguiam acalmá-los.
Na verdade, os resultados têm sido um pouco diversos. Há aqueles que disseram não ter notado nenhuma diferença.
Houve pais que disseram que a música parecia deixar o bebê mais inquieto. Mas também houve pais que se tornaram fãs da música e dizem ser a melhor coisa que aconteceu na vida deles.
Os pesquisadores concluíram que essa música relaxante, chamada Weightless, é capaz de reduzir os níveis de estresse em 65% e baixar as pulsações em 35%.
Os arranjos musicais dessa composição foram pensados para induzir uma espécie de estado de transe nos ouvintes. A música é tão relaxante que não é recomendado ouvir quando está dirigindo ou realizando atividades de risco.
O ruído branco também é uma boa opção para ajudar seu bebê a dormir
Se você não sabe do que se trata, o ruído branco é um som constante e indefinido. Como, por exemplo, o secador de cabelo ou o aspirador de pó.
Talvez você já ouviu falar de bebês com cólica que parecem ser consolados somente com o barulho do secador de cabelo.
A teoria diz que é porque se lembram do som que ouviam enquanto estavam no útero.
Por mais que não pareça, o útero é um lugar muito barulhento já que se pode ouvir o som do coração e do sangue sendo bombeado ao redor do útero.
Tanto que quando os bebês ainda são recém nascidos, o silêncio da noite pode até assustá-los.
Muitos pais começaram a usar o ruído branco pensando que iria ajudar somente a criança a dormir mais rápido.
Mas logo muitos descobriram que também serve para evitar que barulhos repentinos da casa a acordem.
Enquanto as crianças dormiam com o ruído branco, os pais puderam manter suas vidas diárias normalmente sem medo de despertá-las.
Ao longo do tempo, quando essas crianças já estavam um pouco maiores, eram elas mesmo que pediam para colocar o ruído branco. Principalmente quando estavam fora de casa ou queriam dormir no carro.
Essa prática também as ajuda a identificar que é hora de dormir. Assim, as crianças que ouvem o ruído branco costumam cair no sono mais rápido. Ou pelo menos relaxam e se preparam mentalmente para dormir.
Há muitas canções que podem ajudar seu bebê a dormir
Com o advento da tecnologia e do boom atual dos aplicativos para celulares e tablets, os pais usam aplicativos que reproduzem o ruído branco.
Você pode ter um celular antigo que use somente para isso. O celular não precisa de chip, internet ou Wi-Fi. Você pode simplesmente baixar e pronto! Terá uma tranquilidade portátil aonde quer que vá.
Procure o aplicativo em sites de download pelo nome de White Noise Baby que encontrará facilmente.
Além do ruído branco, também há outras opções de sons como o barulho de um trem, batimentos cardíacos, secador de cabelo, chocalhos ou música clássica.
Claro que, além dessas mencionadas, você poderá encontrar muitas outras opções.
Além do ruído branco e a música Weightless, algumas mães recomendam também alguns vídeos do YouTube que ajudam seus bebês se acalmarem e dormir.
Um dos mais recomendados entre todas é o vídeo “Baby Got Colic”. Aparentemente, o som é bastante eficaz para acalmar os bebês, principalmente aqueles que têm cólica.
As mães que usam esse vídeo como som ambiente colocam o telefone virado para baixo, escondendo o seu conteúdo visual.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Spencer, J. A., Moran, D. J., Lee, A., & Talbert, D. (1990). White noise and sleep induction. Archives of disease in childhood, 65(1), 135-137. https://adc.bmj.com/content/65/1/135.abstract
- Chang, E. F., & Merzenich, M. M. (2003). Environmental noise retards auditory cortical development. science, 300(5618), 498-502. https://science.sciencemag.org/content/300/5618/498.abstract
- Karakoç, A., & Türker, F. (2014). Effects of white noise and holding on pain perception in newborns. Pain Management Nursing, 15(4), 864-870. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S152490421400023X
- Mullen, G. (2017). More than words: Using nursery rhymes and songs to support domains of child development. Journal of Childhood Studies, 42-53. https://journals.uvic.ca/index.php/jcs/article/view/17841
- Riera, C. (2009). El gran libro de las nanas. El Aleph Editores.