Não quer escovar os dentes: como fazer as crianças escovarem os dentes todos os dias
É comum que alguns pequenos resistam e se recusem a realizar as atividades que propomos. A partir do aparecimento do primeiro elemento dental é necessário iniciar a escovação. E, à medida que mais dentes nascem, é fundamental manter o hábito de limpar toda a boca. Caso contrário, aumenta-se o risco de aparecimento de doenças. A seguir, vamos contar algumas estratégias para fazer com que as crianças que não querem escovar os dentes aumentem o seu interesse por este hábito de saúde.
Manter a rotina de higiene bucal nem sempre é fácil. Muitas vezes as crianças não querem escovar os dentes, enquanto crianças mais velhas e adolescentes podem negligenciar a higiene bucal por esquecimento ou rebeldia. Por isso, acompanhar e ensinar aos seus filhos a importância dos cuidados bucais é uma tarefa que cabe a você, mesmo que possa ser difícil.
Escovação de dentes em crianças
Antes de focarmos nas estratégias para fazer com que as crianças queiram escovar os dentes, é importante entender alguns aspectos da escovação. Entender porque é feita e como é feita de acordo com a idade da criança vai ajudar nesse processo.
Limpar as gengivas do bebê
A cavidade oral deve começar a ser higienizada antes do aparecimento dos primeiros dentes. Para isso, deve-se passar uma gaze limpa e úmida ou uma dedeira de silicone na gengiva do bebê. Dessa forma, o pequeno se acostuma a ter a boca limpa desde cedo.
Usar uma escova de cerdas macias
Quando o primeiro dentinho aparecer, é hora de começar a limpá-lo com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Apenas uma pequena quantidade de pasta deve ser usada, menor que o tamanho de um grão de arroz. À medida que os dentes de leite nascem, os adultos devem se encarregar de sua escovação pelo menos duas vezes ao dia, todos os dias.
Higienizar a língua
Devem ser feitos esforços para limpar cada uma das faces de todos os elementos dentários na boca da criança. É útil seguir uma ordem para não esquecer nenhum setor. Por fim, você também deve limpar a língua e pedir ao pequeno para cuspir a pasta de dente em vez de engoli-la.
Prevenir doenças
Os pais têm que escovar os dentes dos filhos até que eles consigam fazer isso sozinhos, o que acontece por volta dos 6 ou 8 anos. Em seguida, devem acompanhar a prática, ou seja, lembrar e supervisionar o momento da escovação.
Não higienizar a boca do seu filho aumenta o risco de doenças bucais, como cárie e gengivite. Embora os dentes de leite caiam e sejam substituídos, eles desempenham um papel fundamental durante a infância. Por isso, é fundamental que os adultos cuidem deles.
Estratégias para as crianças quererem escovar os dentes
Agora você já sabe a forma correta de limpar a boca do seu pequeno. Contudo, seu filho pode ser uma daquelas crianças que resiste a escovar os dentes. Então, você deve seguir algumas dessas dicas para motivá-lo.
Deixe que participe
Enquanto os adultos fazem a escovação real, uma maneira de estimular as crianças a escovarem os dentes é deixá-las fazer parte do trabalho. Dar uma escova para elas usarem e experimentarem a tarefa é uma forma de familiarizá-las com a atividade e aumentar o interesse.
Outra opção é que o pequeno comece com o trabalho e depois os pais finalizem a limpeza. Dessa forma, a criança participa dos cuidados com o próprio corpo e se sente responsável por si mesma. Além disso, você pode ir à loja ou farmácia e deixá-la escolher sua própria escova e pasta de dente. Isso pode motivá-la a querer usá-la.
Use o espelho na hora de escovar os dentes
Muitas vezes, os pequenos não veem o que está acontecendo dentro da boca enquanto escovam os dentes. Colocá-los em frente ao espelho, mostrar-lhes como se faz e explicar porque se faz cada movimento irá motivá-los a colaborar com a escovação. Olhar-se no espelho, abrir bem a boca e até fazer caretas na hora de escovar os dentes pode se tornar um momento divertido.
Use histórias e músicas
Contar histórias ou comprar livros que tratam da escovação dos dentes pode ajudar os pequenos a entender a importância de cuidar da higiene.
Além disso, durante a escovação, você pode cantar ou tocar uma música sobre higiene bucal que seu filho goste. Ouvi-la todos os dias enquanto se escova os dentes fará da situação um momento especial e divertido. Além disso, o ritmo e a duração da música podem ser usados para indicar o tempo da escovação.
Brinque para estimular a criança a escovar os dentes
O jogo é um bom aliado na hora de motivar os pequenos. Por exemplo, você pode brincar de contar os dentes ou inventar nomes para eles enquanto os limpa. Então, quando as crianças forem mais velhas, você pode criar desafios, como usar removedores de placa e dedicar um tempo para limpar bem todos os dentes.
Recompense seu filho
Fazer uma tabela de objetivos e marcar cada vez que a escovação é feita permite somar pontos no final de semana em troca de alguma recompensa. Vale esclarecer que o prêmio não deve ser um doce que ameace a saúde bucal. Por exemplo, oferecer uma história de boa noite em troca de ir para a cama com a boca limpa é uma excelente motivação. Em crianças mais velhas, a escovação pode ser recompensada concedendo permissão para assistir a um episódio de sua série favorita.
Criatividade e perseverança para que as crianças queiram escovar os dentes
A higiene bucal é um hábito que se constrói com perseverança e muita paciência dos pais. Haverá dias em que as crianças estarão mais dispostas a escovar os dentes do que outros.
Compreender o papel dos adultos nos cuidados com a saúde bucal de seus filhos é fundamental para não negligenciá-la. Acompanhar a criança com respeito, explicando e ensinando sobre a necessidade de manter os dentes limpos e buscando alternativas para que esse momento seja divertido e prazeroso faz parte de sua tarefa.
O segredo para manter a boca do seu filho saudável é a sua disposição e perseverança. Com a sua criatividade e engenhosidade, certamente você encontrará a forma mais cômoda de ajudar os seus filhos a escovarem os dentes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ortiz Pérez, T. P. (2019). El juego simbólico como estrategia para la higiene personal en niños de 4 años (Bachelor’s thesis, Universidad Técnica de Ambato-Facultad de Ciencias de la Salud-Carrera de Estimulación Temprana).
- Gutiérrez Guillén, M. D. C. (2022). El valor formativo de las canciones infantiles.
- Pardo Meléndez, O., & Quiróz Cerón, A. (2022). Canciones para mejorar los hábitos de higiene personal en niños de cuatro años de la Institución Educativa Inicial N° 218 Micaela Bastidas _ Abancay, 2021.
- Herrero Trabanco, M. (2022). La música como herramienta para la adquisición de rutinas: una propuesta didáctica para el segundo ciclo de Educación Infantil.
- Llacsahuanga Chapoñan, A. F. T. (2021). Proyecto de aprendizaje para fomentar la autonomía y el cuidado de la higiene personal en los niños y niñas de 5 años.
- Aire Vilcapoma, N. A. (2019). PARTICIPACIÓN DE LA FAMILIA EN LA PROMOCIÓN DE LA SALUD BUCAL DEL NIÑO PREESCOLAR DE UN CENTRO POBLADO DE SAPALLANGA, 2018.
- Llenque Fiestas, S. S. (2021). Talleres de sensibilización a padres de familia para fortalecer el desarrollo de hábitos de higiene en niños de cinco años.