29 nomes para meninos inspirados em músicas

Você está procurando nomes musicais e cheios de ritmo? Não perca a lista a seguir com as melhores opções.
29 nomes para meninos inspirados em músicas
Marcela Alejandra Caffulli

Revisado e aprovado por a pediatra Marcela Alejandra Caffulli.

Última atualização: 08 julho, 2023

Você está procurando nomes para meninos inspirados em músicas? Se assim for, não perca a seguinte lista selecionada. Ela se baseia em canções que ficaram na história, mas também em elementos da composição das melodias ou lendas musicais que criaram autênticas obras de arte.

Portanto, se você deseja que seu filho tenha uma marca artística da história, anote as opções a seguir.

Os nomes mais musicais para meninos baseados em grandes canções

“As melodias têm o poder de nos transportar ao passado. É por isso que a música desperta memórias”.

Cardozo, Y (2020)

Nomes para meninos inspirados em músicas: de A a F

  1. Adão: este nome de origem hebraica define o primeiro homem criado por Deus. No entanto, também é inspirado em “Adam’s Song”, a música do Blink 182.
  2. Alejandro: refere-se, em grego, ao ‘protetor dos homens’. Alcançou seu reconhecimento no mundo da música com a famosa canção de Lady Gaga.
  3. Amadeus: está associado a Mozart. Em latim, alude ao ‘amor de Deus’. Falco, o cantor e compositor austríaco, criou a peça Rock Me Amadeus em sua homenagem.
  4. Andy: o diminutivo de Andrés (‘homem forte’) está incluído nesta lista por inspirar a música “Andy, you’re a star” do The Killers.
  5. Apolo: refere-se ao deus grego da música e da harmonia do universo, um dos doze deuses do Olimpo. Por isso, músicas como a do grupo Timebelle receberam esse nome.
  6. Ben: Michael Jackson fez uma música de renome mundial com este nome. Ben é a abreviação de Benjamin, que em hebraico significa ‘filho da mão direita’.
  7. Brio: refere-se a alguém que tem “muita energia e entusiasmo”. La Ramona, cantora de blues e rock de Bogotá, deu esse nome a um de seus hits.
  8. Calypso: simboliza um gênero musical das Índias Ocidentais. Nesse sentido, segundo um artigo publicado em 2021 pela Universidade Autônoma de Zacatecas, acredita-se que tenha sido desenvolvido por africanos como meio de comunicação. Além disso, “Calypso” foi uma música de Luis Fonsi que se tornou um sucesso no verão de 2018.
  9. Cooper: Refere-se ao processo pelo qual o som do rock and roll é moldado.
  10. Daniel: Elton John se inspirou no nome hebraico que significa ‘Deus é meu juiz’ para criar sua canção homônima.
  11. Dorian: refere-se a um modo musical semelhante à escala menor natural moderna.
  12. Eneias: o nome do personagem da Ilíada também inspirou Henry Purcell, um compositor barroco inglês, a escrever a obra de Dido e Eneias.
  13. Fernando: é uma das canções mais populares do famoso quarteto sueco ABBA. Quanto à origem do nome, vem do germânico para designar ‘aquele que é ousado’.

Nomes para meninos inspirados em músicas: do G ao P

  1. Harrison: alude ao ‘filho de Harry’. Nesse sentido, George Harrison, guitarrista principal dos Beatles, é um dos compositores mais reconhecidos de todos os tempos.
  2. Joe: inspirado na famosa música de Jimi Hendrix. Em inglês, Joe é um dos diminutivos de José. Portanto, significa ‘Yahweh acrescentará’.
  3. John: Taylor Swift se inspirou na versão em inglês de Juan para escrever a música “Dear John.” Nesse sentido, significa ‘Deus é misericordioso’.
  4. Jude: esse nome, de origem hebraica, significa ‘louvado’ e é inspirado na famosa música “Hey Jude,” dos Beatles.
  5. Letra: em inglês, faz alusão à ‘obra ou letra de uma canção’.
  6. Mickey: é a forma inglesa de Miguel, que vem do hebraico ‘quem é como Deus?’. Por outro lado, dá nome à famosa canção cantada por Toni Basil.
  7. Octavo: essa opção se refere ao intervalo de oitava, uma série de oito notas que separam um tom musical do outro com o dobro da frequência. Como diminutivo, você pode pensar em Oti.
  8. Piper: o grupo ABBA tem uma música chamada “The Piper”. Além disso, em inglês refere-se a ‘aquele que toca flauta’.

Nomes musicais para meninos: de Q a Z

  1. Raga: alude a ‘melodia’ em sânscrito.
  2. Reed: vem do irlandês e se refere ao material pequeno e fino que é colocado contra o bocal de um instrumento musical.
  3. Roberto: na música “Alejandro”, de Lady Gaga, a conhecida cantora também cita essa opção, cuja origem é germânica e faz alusão àquele que “brilha pela fama”.
  4. Rock: vem do inglês rock and roll, gênero musical nascido nos Estados Unidos. No século VIII, apareceu no latim vulgar o termo rocca, que se acredita vir do celta.
  5. Tallis: em francês antigo, significa ‘floresta’. Samuel Lindon, o famoso pianista, tem uma música chamada “Tallis One”, ótima para curtir uma bela melodia.
  6. Tom: foi a inspiração para duas canções famosas: “Major Tom”, de Peter Schilling, e “Tom’s Diner”, de Suzanne Vega. Nesse sentido, é o diminutivo de Tomás, que em aramaico faz alusão ao ‘gêmeo’.
  7. Vincent: Don McLean fez uma música autointitulada. Vincent é a variante inglesa de Vicente, que em latim significa ‘vitória’.
  8. Wolfgang: o grupo sul-coreano Stray Kids homenageou o primeiro nome de Mozart com esta música. De origem alemã, faz alusão ao ‘lobo viajante’.

Deixe-se levar pelo ritmo e escolha um desses nomes relacionados com as grandes peças musicais

Você está procurando a opção perfeita? Então, por que não escolher com base em seus gostos ou tradição familiar? Nesse sentido, se um dos pais ou parentes é músico, é provável que uma dessas opções tenha tocado seu coração e você tenha encontrado a escolha perfeita para o futuro rei da casa.

No entanto, se você ainda sente que não encontrou o caminho certo, pense nos seus gostos e no que deseja que seu filho reflita ao longo da vida. Em Sou Mamãe, propomos várias sugestões de acordo com o tema que preferir, como natureza, deuses, reis, história, países, esporte ou séries de televisão. Além disso, você pode procurar por uma letra específica. Não perca as listas com as curadorias mais espetaculares!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cardozo, Y. (2020). Música Borra el Nombre de las Cosas y Nos Transporta al Éxtasis del Origen de Todo . Metrópolis | Revista De Estudios Universitarios Globales1(2), 206-229. Recuperado a partir de http://www.metropolis.metrouni.us/index.php/metropolis/article/view/37
  • Chaves, S., & Laura, M. (2021). Epistemología y tradición oral afrocaribeña: dimensión epistémica del calypso afrolimonense. Universidad Autónoma de Zacatecas. Retrieved from http://ricaxcan.uaz.edu.mx/jspui/handle/20.500.11845/2212
  • Frith, S. (2001). Hacia una estética de la música popular. Las culturas musicales : lecturas de etnomusicología, 413–436. Trotta.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.