Como promover o inglês nas crianças: o que todos os pais devem saber

Se você tem um filho em casa e deseja promover o aprendizado desse idioma fundamental, não pode perder nossas recomendações. Confira!
Como promover o inglês nas crianças: o que todos os pais devem saber

Última atualização: 19 junho, 2022

Não há hora ou data exata para ensinar nossos filhos a falar inglês. No entanto, quanto mais cedo isso for feito, mais oportunidades eles terão de falar a língua. O inglês é a língua mais importante hoje, então compilamos algumas recomendações para promover o inglês nas crianças.

É desnecessário lembrar por que seus filhos devem aprender a falar inglês. As vantagens cognitivas, profissionais e pessoais são conhecidas por todos. Seu pequeno já pode ter entrado em contato com a língua e só precisa de um empurrãozinho para assimilá-la como seu segundo idioma. Vamos ver o que você pode fazer como mãe.

5 dicas para promover o inglês nas crianças

Todos os pais querem o melhor para seus filhos, e uma das formas de promover isso é por meio da educação. Saber inglês no século XXI não é um mero capricho, é uma necessidade. E os pais são responsáveis por promover, facilitar e incentivar o aprendizado dessa língua em seus filhos.

Antes de ensinar algumas maneiras de promover o inglês nas crianças, lembramos que seu aprendizado deve ser combinado com o ensino de sua língua materna. De fato, e como indicam os pesquisadores, a alfabetização precoce da primeira língua nas crianças promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas ao aprender um segundo idioma. Isso é conhecido como transferência de idioma.

Nesse sentido, a promoção do inglês nos pequenos começa por motivar o ensino da sua língua materna. Com essas reflexões em mente, deixamos 5 recomendações para melhorar o inglês nas crianças.

1. Escola de idiomas

Escolas ou academias de idiomas são sua principal opção como mãe quando se trata de incentivar seus filhos a aprender inglês. Esses estabelecimentos possuem programas, estratégias, métodos e modelos atualizados que aceleram a assimilação de um segundo idioma. Além disso, reúnem um grupo de profissionais qualificados na área. Na maioria das vezes, falantes nativos.

Recomendamos que você matricule seu filho em um deles quando ele completar 4 anos. Essa idade é perfeita para eles iniciarem o caminho do que será a sua segunda língua.

O melhor de tudo é que o pequeno não precisa sair de casa, já que as aulas de inglês on-line são uma realidade hoje e uma oportunidade de aprendizado confortável e segura que também economiza tempo.

estudos de meninas aprendem inglês através do computador curso auto-administrado online
As vantagens das aulas on-line são muitas, dentre as quais se destacam motivação, praticidade e economia de tempo em deslocamentos.

2. Leitura em voz alta

Certamente, é muito mais provável que seu filho queira aprender inglês quando você faz parte do processo. Uma das maneiras de fazer isso é lendo textos em inglês em voz alta.

Um estudo publicado no Indonesian Journal of English Education em 2021 encontrou os seguintes benefícios de ler em voz alta no contexto de crianças aprendendo inglês:

  • Melhora suas habilidades de escuta.
  • Fortalece suas habilidades de comunicação.
  • Fortalece seu pensamento crítico.
  • Expande seu vocabulário, melhorando a pronúncia e a compreensão do idioma.
  • Elimina o medo de se expressar em outro idioma.

Este último aspecto é muito importante, pois milhões de crianças em todo o mundo têm conhecimento suficiente para falar inglês, mas não o fazem. Dedique um espaço todos os dias para ler em voz alta com seu filho, assim você também melhora suas habilidades linguísticas.

3. Incentivar o uso de audiolivros

Um estudo publicado no Universal Access in the Information Society em 2018 descobriu que o uso de audiolivros por crianças pequenas promove o aprendizado de uma segunda língua. Os audiolivros são um método útil para melhorar sua compreensão auditiva e pronúncia. É uma forma divertida e lúdica de promover uma abordagem aos livros em formatos atuais.

4. Assistir filmes em inglês

Plataformas como Netflix, Amazon Prime, Hulu, Disney Plus e outras são perfeitas para promover o inglês em crianças. Brincar com opções de legendagem e dublagem é outra estratégia para melhorar sua compreensão e suas habilidades de comunicação no idioma. As evidências indicam que é um método eficaz, principalmente considerando a gama de filmes e séries infantis disponíveis hoje em dia.

mãe e filha compartilham momento de leitura nas luzes felizes da loja
Desfrute de um momento compartilhado com seus filhos e assista a um filme ou série juntos em seu idioma original. Assim, eles logo se familiarizarão com as palavras.

5. Integrar a tecnologia ao aprendizado

Existem centenas de aplicativos na App Store e no Google Play para aprender inglês. É nesse ponto que a tecnologia, ao invés de ser inimiga, torna-se aliada. Através deles, os pequenos podem reforçar o que aprenderam na escola e também descobrir coisas novas. Certifique-se de usá-los para aprimorar o inglês das crianças.

Além de tudo isso, talvez a melhor coisa que você pode fazer é aprender o idioma também. Dessa forma, você pode motivar ainda mais seu filho e ao final vocês poderão conversar juntos em inglês em casa para melhorar suas habilidades. Tenha tudo isso em mente e você verá a rapidez com que seu filho melhora seu inglês.

Pode interessar a você...
Inglês para crianças: 6 aplicativos gratuitos para praticar e se divertir
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Inglês para crianças: 6 aplicativos gratuitos para praticar e se divertir

Essa nova era nos obriga a falar pelo menos uma segunda língua, razão pela qual o inglês para crianças é uma nova tendência. Confira as dicas!



  • Goodrich, J. M., Lonigan, C. J., & Farver, J. M. Do early literacy skills in children’s first language promote development of skills in their second language? An experimental evaluation of transfer. Journal of Educational Psychology. 2013; 105(2): 414.
  • Marchetti, E., & Valente, A. Interactivity and multimodality in language learning: the untapped potential of audiobooks. Universal Access in the Information Society. 2018; 17(2): 257-274.
  • Senawati, J., Suwastini, N. K. A., Jayantini, I. G. A. S. R., Adnyani, N. L. P. S., & Artini, N. N. The Benefits of Reading Aloud for Children: A Review in EFL Context. IJEE (Indonesian Journal of English Education). 2021; 1(1): 80-107.
  • Sujatna, E. T. S., Sujatna, M. L., Cikutra, J., & Bandung, A. Enhancing English Vocabularies through Language Play in Children Movies. International Journal of Learning and Development. 2012; 2(5): 148-154.