22 nomes de origem islandesa para meninas
A melhor maneira de dar as boas-vindas à sua filha no dia do seu nascimento é dizendo a ela como vai chamá-la a partir desse momento maravilhoso e para sempre. Você pode encontrar essa palavra mágica de várias maneiras, pode ser o nome de uma avó ou uma opção encontrada na Internet, como um desses nomes de origem islandesa para meninas.
Assim como a paisagem islandesa nos mostra calma, mas dentro dela o fogo é o protagonista, os nomes islandeses são simples, mas têm o caráter de quem habitou essa terra misteriosa.
A Islândia tem em sua história a presença de irlandeses, celtas e escandinavos. Um passado épico, onde abundam as lendas de deuses, donzelas e espíritos.
A cultura islandesa é particular, sua língua tem uma base germânica e nórdica, embora graças ao isolamento, sua evolução tenha sido quase nula. Isso forjou uma linguagem simples e antiga, por isso os islandeses podem ler textos escritos há 800 anos sem quase nenhum problema.
Como você pode ver, os nomes de origem islandesa para meninas possuem significados e estruturas básicas, seguindo as características do idioma.
Vamos conhecê-los e encontrar os mais lindos para a sua pequena!
Onde você pode encontrar nomes islandeses para meninas?
Os nomes são uma coisa séria na Islândia. Neste país, preservar as tradições é muito importante, e palavras estrangeiras não são aceitas. Mas quando surge a necessidade de nomear algo que não tem uma palavra, eles a inventam em islandês.
A mesma coisa acontece com os nomes, embora a maioria seja de origem nórdica, uma grande variedade é aceita e você pode consultar o “Registro de nomes aprovados”, uma lista de nomes que podem ser dados aos bebês e que têm a ver com a história islandesa, costumes e cultura.
Lista em ordem alfabética de A a F
- Aðalbjörg: formado a partir das palavras nórdicas antigas aðal que significa ‘nobre’ e björg que significa ‘urso’.
- Alfhild: significa ‘batalha dos elfos’.
- Ásdís: deriva do nórdico antigo e é composto pelo elemento áss que se refere a ‘Deus’ e dís que significa ‘deusa’.
- Aslaug: significa ‘mulher comprometida com Deus’.
- Asta: diminutivo de Astrid.
- Astrid: significa ‘beleza divina’ em nórdico antigo.
- Bergljót: nome islandês derivado do sueco e norueguês Bergljot.
- Brynhildur: é a variante finlandesa de Brunnhilde, que é o nome de uma escudeira na mitologia nórdica.
- Dagmar: da língua nórdica antiga Dagmær, composta pelos elementos dagr que significa ‘dia’ e mær referindo-se a uma ‘dama’.
- Dagný: significa ‘começo do novo dia’.
- Embla: nome de origem escandinava que significa ‘olmo’.
- Erika: deriva da língua germânica e do nome nórdico antigo Eirik.
- Freyja: significa ‘como uma dama’.
Lista em ordem alfabética de G a Z
- Gunnvor: significa ‘alerta de guerra’.
- Guðlaug: nome formado a partir dos elementos gud, que significa ‘Deus’, e laug que é considerado ‘noiva’ ou ‘dedicado’.
- Hanna: nome aprovado na Islândia que é de origem hebraica. É derivado de Channah que significa ‘favor’.
- Jóhanna: forma feminina de John. Seu significado é ‘Deus é bom’ e deriva do hebraico Iojanan, do latim Iohannes e do grego Ioannes.
- Kristjana: nome islandês que vem de Cristina, originário do latim Christianus que significa ‘seguidor de Cristo’.
- Lisbet: diminutivo de Elisabet.
- Margarét: derivado de Margaret. Esse belo nome inglês originou-se do francês antigo Marguerite, do latim Margarita e do hebraico Margaron, que significa ‘pérola’.
- Ragna: significa ‘dar conselho’.
- Ylva: nome islandês cujo significado nórdico antigo é ‘loba’.
Descubra os nomes de origem islandesa para meninas e muito mais
A lista que apresentamos é ótima se você estiver procurando por nomes diferentes para sair do comum. Embora existam mais alternativas para pesquisar, como a seleção de nomes de diferentes origens (celtas, árabes, japonesas, etc.), bem como aqueles relacionados à astronomia, geografia ou história.
Os nomes islandeses para meninas têm um pouco de viking, lenda e magia. Portanto, tenha certeza de que eles vão te pegar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Faure, Roberto. (2002). Diccionario de nombres propios. Editorial Espasa Calpe. España. Disponible en: https://www.fundacionlengua.com/extra/descargas/des_18/CURIOSIDADES/Diccionario-de-los-Nombres.pdf
- Historia de Islandia (s.f.) [Internet] Disponible en: https://www.lonelyplanet.es/europa/islandia/historia
- Icelandic Approved Names (2021) Disponible en: https://www.nordicnames.de/wiki/Category:Approved_Icelandic_Female_Names