Nomes de origem nórdica para meninos

10 Março, 2020
Se você estiver procurando um nome diferente e que se relacione com personagens mitológicos e heroicos para o seu filho, não perca as opções que apresentamos a seguir.
 

Na hora de procurar o nome ideal para o seu filho, certamente muitos pais colocam uma enorme quantidade de opções na mesa. Fica claro que, a respeito dessa escolha, os gostos são ilimitados. Dentro da comunidade lusófona, os nomes de origem nórdica não são muito comuns, mas, graças à globalização, é cada vez mais frequente a inclinação por essas opções.

Para esclarecer essa questão, quando falamos de nomes nórdicos, estamos nos referindo àqueles provenientes da língua falada na Noruega, na Suécia, na Dinamarca, na Islândia e na Finlândia.

Dessa belíssima região da Europa setentrional, já são conhecidos de longa data os lindos nomes vinculados à mitologia de deuses e heróis nórdicos e vikings. Assim, se você quiser ter uma lista completa de nomes para ampliar as suas opções, não perca toda a informação que apresentaremos para você a seguir.

Por que escolher entre essas opções?

Muitos dos nomes nórdicos que se tornaram populares no mundo todo, ou que são usados com muita frequência nessa região, estão vinculados a personagens reais ou fictícios que encarnaram valores tão estimados como, por exemplo, a honra, a sabedoria, a inteligência ou o sublime, no caso daqueles que fazem alusão às divindades.

É importante destacar que, no caso dos vikings, eles designavam os nomes dos recém-nascidos considerando o nome do último familiar que tivesse morrido na família. Dessa forma, com esse detalhe, eles se “certificavam” de que as virtudes do falecido encarnassem na criança.

 

Por fim, outro dado importante para entender a fonologia, o significado e a origem dos nomes nórdicos para as crianças é que as línguas faladas na região têm uma raiz análoga com as línguas indo-europeias e germânicas. Todas compartilham traços culturais que servem também para identificar essas regiões.

Finalmente, sem mais preâmbulo, apresentamos para você a nossa seleção.

Nomes de origem nórdica para meninos

Aila: É um nome que é vinculado à tradição escandinava. É traduzido como “sagrado”, “bendito” e “santificado”.

Alf: Sua origem é nórdica e significa “elfo”. Na América do Norte, esse nome se popularizou graças à série de de televisão dos anos noventa.

Axel: Esse nome se popularizou em países nórdicos e, além disso, também nas línguas inglesa e alemã. A sua etimologia está ligada às armas de guerra.

Menino andando de bicicleta

Balder: O filho do deus Odin tinha esse nome. Ele era conhecido na mitologia como o magnífico. Assim, entre as virtudes que encarnava, destacam-se a beleza, a eloquência e a luz perfeita.

Bard: É um nome composto que emula um par dicotômico e significa “guerra e paz”.

Ebbe: Está muito associado à masculinidade e quer dizer “guerreiro javali”.

 

Einar: Significa “o guerreiro guia”. Além disso, pode ser encontrado registrado em diversos textos antigos das batalhas de Valhalla.

Eivor: Nome masculino nórdico que faz referência aos dons da sabedoria.

Eskol: Baseia-se em um personagem mítico que perseguia a lua para devorá-la.

Hallr: Significa “rocha”, o que, desse modo, o relaciona automaticamente à força e à estabilidade.

Harald: É traduzido como “príncipe do exército”. Está ligado, portanto, à coragem e à honra.

Holger: Esse nome se popularizou por ser utilizado por membros da nobreza e da aristocracia na Dinamarca. Tem uma raiz das palavras “ilha” e “lança”.

“Os vikings designavam os nomes dos recém-nascidos considerando o nome do último familiar que tivesse morrido na família. Dessa forma, com esse detalhe, eles se ‘certificavam’ de que as virtudes do falecido encarnassem na criança”.

Inge: A sua origem é especificamente viking e era usado para descrever Deus.

Leifr: Pode também ser encontrado como Leif. Significa “o descendente herdeiro”. Assim, era dado com muita frequência ao filho primogênito.

Odin: É, possivelmente, um dos nomes mais conhecidos em relação à cultura nórdica. Odin é a denominação do deus principal da mitologia nórdica e encarna virtudes como a sabedoria, o poder absoluto e a bondade, por exemplo.

Menino de nome de origem nórdica sorrindo
 

Olaf: Também se popularizou por histórias literárias e porque foi de uso frequente nas dinastias reinantes. Diz-se que o seu significado é “herança dos antepassados”.

Oleg: É um nome que significa saúde ou saudável. Além disso, considera-se que é a contraparte do nome feminino Helga.

Torhild: É vinculado às origens mais antigas da língua nórdica. A sua raiz é a palavra “thor”, que quer dizer “trono”.

Por fim, se você decidir dar ao seu filho um nome nórdico, precisa saber que estará utilizando um nome associado a tradições culturais ancestrais que, até os dias de hoje, são profundamente relembradas e valorizadas nas sociedades escandinavas. Qual é o seu favorito desses nomes de origem nórdica que comentamos aqui?

 
  • Anónimo. (2013). Mitologia nórdica. Historia. https://doi.org/8551001280
  • Korstanje, M. E. (2011). ODIN, EL DIOS VIAJERO: La influencia de la Mitología Nórdica en la creación del Turismo. Turismo e Sociedade.
  • Bosco, R. (2005). Vida de vikingos. Enclaves daneses donde experimentar un viaje al pasado. El País.