O que fazer para atenuar a marca das cicatrizes

· 13 de janeiro de 2018

As cicatrizes são o resultado de lesões na pele por causa de diferentes motivos. Elas nem sempre são bem recebidas no corpo por razões estéticas. Muitas mulheres não conseguem aceitar o fato de ter uma cicatriz. Às vezes elas escondem, disfarçam ou mesmo eliminam completamente por meio de alguma técnica.

Quando sofre alguma lesão, o corpo começa um processo para reparar os tecidos. Ele é capaz de regenerar sozinho as feridas, as pancadas, os arranhões, ou as pequenas lesões. Esse processo é chamado de cicatrização. Embora este processo aconteça naturalmente, muitas vezes não é o suficiente deixando marcas bem aparentes.

Geralmente, as cicatrizes mais evidentes ou em algum lugar muito visível são as que mais incomodam as pessoas. Em alguns casos, elas podem influenciar negativamente na autoestima da pessoa, podendo ter outras consequências psicológicas.

O impacto das cicatrizes

As cicatrizes por causa de uma cesárea são muito comuns, mas não são as mais aceitas. Muitas mulheres desejam que não fossem tão marcantes e buscam maneiras de atenuar a marca das cicatrizes, ou até mesmo eliminá-las completamente. Muitas pessoas gostariam que as marcas de queimaduras, cortes, acnes não existissem ou que simplesmente fossem menos chamativas. Além do aspecto físico e das razões estéticas, normalmente existe uma razão psicológica relacionada à rejeição de uma marca ou cicatriz. Além disso, às vezes, a história por trás dessas marcas não é muito agradável.

Felizmente, os avanços na medicina e o uso de certos métodos tradicionais permitem que as pessoas consigam eliminar ou atenuar a marca das cicatrizes. Ter a opção de aliviar ou fazê-las desaparecer completamente deveria estar disponível para todos.

os cremes são uma boa forma de atenuar as cicatrizes

Há cicatrizes mais ou menos marcantes. Por exemplo, a marca de operação do apêndice durante a infância não é a mesma coisa que o resultado de uma operação de varizes ou da tireoide, as quais podem deixar uma marca menos agradável aos olhos.

Fatores que influenciam no processo de cicatrização

Existem pessoas que cicatrizam melhor do que outras. Às vezes, mesmo após a mesma cirurgia, como uma cesariana, mulheres que têm um processo de cicatrização melhor ficam apenas com uma leve marca. Outras, por sua vez, ficam com marcas bem mais aparentes. Por que isso acontece? Normalmente acontece devido a fatores como o tipo de pele, a localização no corpo, o tipo de lesão e a idade. Até mesmo os hábitos alimentares podem influenciar no processo de cicatrização fazendo com que a cicatriz fique mais ou menos visível.

O colágeno é uma substância que permite reparar a pele lesionada. Outro fato interessante é que o processo de cicatrização total dura entre 12 e 18 meses. Portanto, em menos de um ano não é possível saber como vai ser a aparência definitiva da cicatriz.

O queloide e a cicatriz hipertrófica da cesariana

Os queloides são cicatrizes difíceis de curar e são resultado de queimaduras ou cortes cirúrgicos mais profundos. As cirurgias abdominais ou perineais, como cesáreas e episiotomias, podem levar ao aparecimento de queloides. Nestes casos, o processo de cicatrização resulta em uma marca hipertrofiada por causa da cicatrização excessiva.

O processo de cicatrização é diferente para cada pessoa pois depende do tipo de pele, da localização no corpo, do tipo de lesão, da idade e dos hábitos alimentares

Tratamentos naturais para atenuar a marca das cicatrizes

A aloe vera é usada para atenuar as cicatrizes

Aloe vera

  • A Aloe vera, ou popularmente conhecida como babosa, tem um efeito muito benéfico para a pele. A babosa tem propriedades hidratantes e regeneradoras e, portanto, é ótima para aliviar queimaduras ou atenuar a marca das cicatrizes. Não é à toa que é um dos elementos naturais mais utilizados para o cuidado da pele.
  • A babosa contém polissacarídeos e lignina que ajudam a regenerar, balancear o pH e hidratar a pele.

Óleo de rosa mosqueta

  • A rosa mosqueta é um tipo de arbusto espinhoso com propriedades excelentes para o tratamento de estrias, cicatrizes, queimaduras, pele seca, entre outros.
  • O óleo de rosa mosqueta favorece a renovação celular das camadas da pele e promove a produção de colágeno e elastina.

Manteiga de cacau

  • Assim como o óleo de rosa mosqueta, a manteiga de cacau também é muito utilizada no cuidado da pele. Na verdade, é um dos melhores tratamentos naturais para o tratamento de cicatrizes.
  • A manteiga de cacau é um ótimo hidratante, suaviza a pele cicatrizada e reduz, pouco a pouco, a sua rugosidade, devolvendo a sua elasticidade natural.

Atenuar a marca das cicatrizes por meio de técnicas especializadas

muitas mulheres buscam uma forma de atenuar as cicatrizes

Existem centros especializados para o tratamento de cicatrizes. Para quem pode pagar, é uma opção simples e efetiva para lidar com cicatrizes.

As técnicas mais comuns são:

  • Z-plastia. É o reposicionamento das cicatrizes, fazendo com que ela fique mais próxima das dobras ou linhas naturais do corpo.
  • Lipoestrutura. Nesse procedimento a cicatriz é nivelada com o resto da pele, tornando-a quase invisível.
  • Dermoabrasão. Como se trata de um processo não invasivo, é usado principalmente para cicatrizes nas camadas superiores e acne.
  • Lasers. Sem dúvida o laser é o procedimento mais comum neste tipo de intervenções, pois permite destruir o pigmento da cicatriz e homogeneizar a cor.
  • Ácido hialurônico. Facilita o alisamento da cicatriz.

Ao tratar cicatrizes, estão disponíveis várias opções e estratégias. Não importa onde as cicatrizes estejam localizadas ou quanto tempo estão na pele. O mais importante é poder se sentir bem consigo mesma e com a autoimagem. A autoestima também faz parte da saúde.