O que seu filho aprende com suas atitudes?

· 3 de agosto de 2018
Os primeiros anos de vida de uma criança são exatamente os mais importantes para sua formação.

É nos primeiros anos de vida que, geralmente, as crianças captam todas as informações que seus pais proporcionam. Elas absorvem todas as suas atitudes de forma natural.

Com o tempo, isso que ela aprende chega a formar grande parte de sua personalidade. É claro que a personalidade de uma criança vai se desenvolver ao longo de sua vida. Mas é necessário que você cuide de suas atitudes e de seus comportamentos quando estiver com seu filho. Assim, você vai estimular bons valores que o ajudarão em seu dia a dia.

Antes de continuar lendo, você pode se estar se perguntando o que seus filhos aprenderam através de suas atitudes até hoje. Se você não tem certeza de sua resposta, não se preocupe. Neste artigo, te daremos algumas dicas.

Se você critica seu filho, ele aprenderá a fazer o mesmo com os demais

suas atitudes

Quando seu filho se equivoca, ele passa por um momento de frustração. Se a isso forem adicionadas críticas destrutivas de sua parte, ele só vai se sentir pior ainda. Além disso, você fará dele uma pessoa insegura e desconfiada de suas capacidades.

Também pode ocorrer de você criticar outra pessoa na frente do seu filho. Quando seu pequeno vê que você ridiculariza e denigre a integridade de outra pessoa, ele vai captar essa mensagem. Certamente, ela ficará arquivada e, quando você menos esperar, seu filho agirá da mesma forma com você e com outras crianças.

Ele colocará isso em prática utilizando suas próprias palavras. Muito provavelmente, vai se tornar uma pessoa pouco empática e muito egoísta. Assim, prestará atenção especial só nas coisas ruins das pessoas, esquecendo-se do lado bom.

Se você ridiculariza e humilha seu filho, ele aprende a ser tímido

É necessário que você entenda que há diversas formas de humilhar o seu filho. Por exemplo:

  • Quando você o compara com outros.
  • Ao dizer frases como “você não serve para nada”, ou “você é inútil”.
  • Quando você o ridiculariza diante dos outros utilizando rótulos depreciativos.

Na maioria das vezes, a disciplina pode ser confundida com a humilhação. É importante que você saiba que são duas coisas totalmente distintas. Na verdade, você pode acabar obtendo um efeito contraproducente em seu filho.

Em vez de criar um filho saudável e emocionalmente forte, você fará dele uma criança tímida, insegura e alvo de escárnio por aqueles que o rodeiam. As consequências emocionais disso são severas. E, muito provavelmente, afetarão a criança para o resto de sua vida.

Se você é tolerante com seu filho, ele aprende a ser paciente

A paciência é uma grande virtude que você pode ensinar ao seu filho através de suas atitudes, com ações específicas do dia a dia. Você não pode pensar que seu filho nasceu sabendo de tudo. Por isso, deve tolerar seu ritmo de aprendizagem.

Você deve deixar de lado as reclamações quando estiver na consulta com o pediatra, em meio a uma de suas birras, ou quando seu filho estiver falando e você estiver ocupada. Dessa forma, você ajuda seu filho a ser capaz de esperar. Além de evitar a impulsividade, o nervosismo e o estresse diante das situações complicadas que se apresentam na vida.

Se as suas atitudes com seu filho são de aceitação e amizade, ele aprenderá a ver o amor

suas atitudes

Sua opinião é importante para que seu filho se sinta aceito e à vontade com você. Aprenda aceitá-lo. Assim, para ele, também será mais fácil enxergar suas virtudes e seus defeitos de forma equilibrada. Isso fará com que seu filho tenha mais confiança em si mesmo, assim como uma boa autoestima.

O amor com o qual você trata seu filho o ajudará a se sentir valorizado. Assim, ele poderá viver em harmonia com os demais. Portanto, ajude-o a desenvolver relações boas e saudáveis no ambiente em que cresce e ele poderá enfrentar qualquer circunstância com menos problemas.

Antes de terminar este artigo, é necessário lembrar que, dependendo de suas atitudes e seu exemplo, seu filho vai desenvolver valores bons ou ruins. Esses valores formarão sua personalidade, pela qual você é e será responsável.

Esperamos que tenha sido de grande ajuda e que tenha te impulsionado a ser um exemplo melhor para seu filho. Lembre-se de que é importante ajudá-lo a ter um crescimento emocional saudável, a se sentir aceito e a estar bem onde estiver.