Origem e significado do nome Clara
Você está procurando um nome de menina que transmita luz, esperança e boas energias? Todas essas características podem ser encontradas ao descobrir a verdadeira origem e significado de Clara. Um nome feminino que há anos desperta a admiração dos pais mais indecisos.
Descubra a origem e o significado de Clara
O nome feminino Clara vem do latim e faz alusão a ‘aquela que é clara como a água’, mas também significa ‘mulher transparente e brilhante‘. Segundo especialistas em etimologia, viria do adjetivo clarus, que se refere a alguém que é ‘brilhante, luminoso, ilustre, famoso, evidente e tem tudo para chamar a atenção’. Por sua vez, tal adjetivo está diretamente relacionado à palavra indo-europeia kel (‘gritar’).
História e santos de Clara
A santa Clara é celebrada no dia 11 de agosto em homenagem a Clara de Assis (1194-1253), freira italiana canonizada pela Igreja Católica. É assim conhecida por ter sido uma fiel seguidora de São Francisco de Assis. Além disso, era reconhecida por ser a “humilde plantinha do bem-aventurado padre Francisco”, como descrevem seus escritos recolhidos pelo Diretório Franciscano. Além disso, junto com ele fundou a segunda ordem franciscana.
Um dos milagres atribuídos a esta santa religiosa, segundo a lenda, é o que aconteceu no dia em que o papa foi ao mosteiro de San Damián, onde Clara se estabeleceu. Lá, ele mesmo pediu-lhe que abençoasse os pães. Clara consentiu, fezendo o sinal da cruz após a oração na mesa. Então, todos os presentes viram como todos os pães tinham uma cruz desenhada neles.
Na sua morte, ela estava cercada por suas irmãs e alguns frades. Um dos testemunhos, segundo o padre Ángel Peña, conta que enquanto estava no auge das dores, olhou para a porta de seu quarto e viu uma procissão de virgens vestidas de branco com coroas de ouro. A que mais irradiava luz era a Virgem Maria, que lhe deu um abraço. Portanto, se você procura um nome cristão cheio de espiritualidade, essa é uma ótima opção.
Um nome para meninas que desperta tendências
Segundo dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), existem atualmente 47.868 mulheres na Espanha registadas com o nome de Clara. Elas têm uma idade média de 29 anos e meio. Acima de tudo, destacam-se na área de Cáceres, Huesca, Girona, Teruel, Valência e Baleares, embora cubra geralmente toda a Península Ibérica.
Celebridades chamadas Clara
Ao longo da história, diferentes personalidades de renome tiveram a sorte de serem chamadas de Clara. A seguir, apresentamos uma lista selecionada com algumas das mulheres mais emblemáticas assim chamadas. Do século XVI até o presente. Anote!
- Isabel Clara Eugênia (1566-1633): foi uma aristocrata espanhola, filha do rei Filipe II.
- Clara Campoamor (1888-1972): política republicana espanhola e defensora dos direitos das mulheres.
- Clara Haskil (1895-1960): pianista suíça de origem romena. Ela é especialmente reconhecida por suas performances e gravações de Mozart.
- Claire Coombs (1974-): aristocrata belga nascida na Grã-Bretanha. Ela é esposa do Príncipe Lawrence da Bélgica e topógrafa de profissão.
- Claire Lademacher (1985-): aristocrata nascida na Alemanha. Reconhecida por ser a Princesa Clara de Luxemburgo.
- María Clara Alonso (1990-): atriz, cantora e apresentadora de televisão argentina.
- Clara Lago (1990-): atriz espanhola de grande renome por suas atuações em filmes como Tengo ganas de ti ou Ocho apellidos vascos.
Variantes em outros idiomas
Clara é a variante espanhola do nome de origem latina. Juntamente com a variante Klara, essas são as duas formas mantidas para a maioria dos idiomas. Claro que também aparecem outras derivadas do próprio nome, como Clarissa. Por outro lado, em outros idiomas ouvem-se as seguintes opções:
- Clair ou Clarette: em francês.
- Chiara ou Claretta: em italiano.
- Claire ou Clarice: em inglês. Nesse sentido, podem ser usados tanto para meninos quanto para meninas.
- Klára: em húngaro.
Agora que você conhece a história de Clara, é hora de tomar uma decisão
É um dos nomes que mais brilha e que mais chama a atenção dos ainda indecisos, disso não há dúvidas. E agora que você conhece todos os detalhes sobre como surgiu, e principalmente sobre aquelas mulheres que lhe deram vida ao longo da história, é hora de tomar uma decisão. E você? Tocou seu coração também? Se sim, parabéns! Uma nova Clara chegou na família!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Franciscanos.org. Clara indigna cenncilla Chistri et plantula beatissimi patris Francisci (Regla de Santa Clara, cap. I, en los Textus originales, Quarachi, 1897. https://www.franciscanos.org/esscl/rcla.html
- Helena. Claro. EtimologíasDeChile. http://etimologias.dechile.net/?claro
- Instituto Nacional de Estadística (INE). Clara. Nombres. https://www.ine.es/widgets/nombApell/index.shtml
- Peña, Ángel. Santa Clara de Asís. Lima (Perú). http://www.autorescatolicos.org/PDF051/AAAUTORES02416.pdf