Fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar

Você quer conhecer algumas fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar? Então, preste atenção nas linhas a seguir!
Fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar

Última atualização: 18 Dezembro, 2020

Em muitos jogos ou atividades para crianças, antes de começar a jogar, é preciso sortear quem vai desempenhar um papel específico ou como os grupos serão formados. Assim, no esconde-esconde, por exemplo, é preciso decidir quem vai ficar responsável por procurar os demais. Ou, por exemplo, para jogar um jogo de basquete, é preciso criar duas equipes.

Para que essas decisões sejam tão justas quanto possível, o melhor a fazer é tirar à sorte. Por esse motivo, reunimos o artigo a seguir que descreve algumas fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar.

Fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar

Fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar

Tirar no palitinho

Para sortear dessa forma, é necessário ter um número de palitos igual à quantidade de jogadores que forem participar do jogo.

Eles devem poder ser escondidos em um punho fechado e, por isso, pode ser conveniente cortá-los um pouco. Mas sempre devemos ter em mente que um desses palitos deve ser menor que todos os outros.

Então, um dos participantes deve se encarregar de esconder o conjunto de palitos na mão e os demais devem se revezar pegando um deles. Dessa forma, o último que sobrar pertence à pessoa que ficou segurando os palitos, e o jogador que tirar o palito mais curto é aquele que deve assumir um papel específico e diferente do restante do grupo no jogo.

Alternativamente, se não houver palitos, também podem ser usados canudos, fósforos, cotonetes ou qualquer outro objeto pequeno.

Torre de mãos

Os jogadores ficam próximos uns dos outros e formam um círculo. Então, um dos participantes coloca uma das mãos no centro e os demais, um a um, vão colocando as suas em cima das outras para criar uma torre de mãos.

Então, todos dizem em voz alta: “1, 2, 3… torre desfeita!". Enquanto contam até três, os jogadores que estão com a mão por baixo da torre devem colocá-la em cima e, quando o grupo gritar “torre desfeita"devem retirar as mãos ao mesmo tempo e colocá-las no alto.

Cada jogador decide se, ao levantar a mão, colocará a palma para dentro ou para fora do círculo. Dessa forma, quem ficar com a mão voltada para o lado oposto das outras, será a pessoa que vai assumir um papel específico no jogo. Caso todos os participantes coincidam na posição da palma da mão, o jogo deve ser repetido.

Mais fórmulas divertidas para sortear: pés em minoria

Para sortear dessa forma, os jogadores devem formar um círculo e aproximar um dos pés do centro, de forma que as pontas dos pés de todos os participantes fiquem em contato.

Assim que os jogadores estiverem corretamente posicionados, devem dizer em voz alta: “1, 2, 3… minoria!". Então, cada participante decide se vai retirar o pé do círculo ou o deixá-lo onde está.

Em seguida, deve ser feita uma contagem e observado se há mais jogadores com o pé dentro do círculo ou fora dele. Assim, os participantes que estiverem em minoria vão repetir esse processo até que sobre apenas um. Em caso de empate, o jogo é reiniciado.

Fórmulas divertidas para sortear antes de começar a jogar

Ouro e prata, uma forma ideal de sortear para formar equipes

Dois dos jogadores, que vão atuar como capitães das equipes, devem se posicionar frente a frente mantendo uma distância de alguns metros.

Então, um deles deve começar colocando um pé na frente do outro e dizendo em voz alta “ouro”, enquanto o outro faz a mesma ação, porém dizendo “prata”.

Esse processo é repetido até que ambos os participantes estejam próximos. Nesse momento, um deles deve dizer “montar" e tentar pisar no pé do adversário. Se conseguir, deve dizer “cabe" e colocar o pé, de lado, entre o seu pé e o do colega. O jogador que conseguir “montar” “caber” será o primeiro a escolher os membros da equipe.

Assim, como você pode ver, as diferentes formas de sortear também podem ser muito divertidas e criar um ambiente muito agradável e propício para o jogo. Então, o que você está esperando para mostrá-las aos seus filhos para que eles possam aplicá-las com os amigos antes de jogar?

Pode interessar a você...
6 ideias para fazer esportes com os seus filhos
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
6 ideias para fazer esportes com os seus filhos

Um corpo sedentário corre riscos de sofrer com problemas de postura. Assim, fazer esportes com os seus filhos pode ser uma ideia benéfica para todos.



  • Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.