Pensamento lateral: o que é e como exercitá-lo nas crianças
O que chamamos de pensamento inclui uma série de diversas funções cognitivas. Desde planejar e analisar até gerar ideias e tomar decisões, são muitas as tarefas que a mente põe em movimento no dia a dia. À medida que as crianças crescem e seus cérebros amadurecem, elas avançam e refinam esses processos. Porém, existe um deles que nem sempre é atendido corretamente: o pensamento lateral.
Antes de dizer em que consiste, você deve saber que é uma ferramenta fundamental, não só na infância, mas ao longo da vida, pois permite aprender de forma mais agradável e significativa, encontrando a solução para diversos problemas e até melhorando as relações sociais. Todo pai quer que seu filho desfrute desses benefícios, mas para isso é importante ensiná-lo a usar o pensamento lateral.
O que é o pensamento lateral?
Esse conceito foi proposto pelo psicólogo Edward de Bono em 1969 e é entendido em contraste com o pensamento vertical. Este, que todos conhecemos e mais utilizamos, é lógico e linear. Parte de uma série de conhecimentos prévios, segue uma sequência e chega a uma solução única. É assim que somos ensinados a pensar na escola tradicional e como aprendemos a fazê-lo com nossos próprios pais.
Em contraste, o pensamento lateral é criativo, caótico e espontâneo. Abre-se a diferentes perspectivas e a múltiplas soluções, sendo sinônimo de inovação. Isso é o que chamamos de “pensar fora da caixa” e é uma forma de pensar muito típica das crianças. Elas ousam explorar, experimentar e descobrir todas as alternativas. No entanto, à medida que envelhecem, é comum que as conduzamos pelo caminho do pensamento vertical.
Claro, esses processos são necessários e o pensamento lógico é indiscutivelmente útil no dia a dia. Na verdade, a mente humana é projetada para confiar no que já sabe para tomar decisões e tirar conclusões rápidas. É o que conhecemos como heurísticas de pensamento ou atalhos mentais, que são de grande benefício para nós. No entanto, é importante equilibrar essa convergência com um pensamento mais divergente.
Como estimular o pensamento lateral nas crianças?
Como dissemos, as crianças tendem a ser criativas e espontâneas, embora existam diferenças individuais. No entanto, para exercitar o pensamento lateral, devemos incentivá-las a aplicar a criatividade deliberada. Ou seja, que elas saibam como recorrer a ela voluntariamente ao resolver um problema. Para isso, podemos aplicar várias diretrizes.
Dê à criança um papel ativo em seu aprendizado
A verdadeira aprendizagem significativa não ocorre quando a criança recebe passivamente informações de um adulto, mas quando as torna suas. E isso pode ser alcançado de várias maneiras. Permitir que os pequenos experimentem, explorem, interajam com os materiais e testem suas próprias hipóteses são ótimas maneiras de contribuir com seu pensamento lateral.
Seja menos diretiva
Muitas vezes, os adultos orientam as crianças o tempo todo, dizendo a elas como são as coisas, como devem se comportar e quais medidas devem ser tomadas em todos os momentos. Isso encoraja a obediência, a rotina e o pensamento lógico, mas diminui a criatividade e a espontaneidade. Por isso, é positivo dar maior autonomia às crianças e incentivá-las a refletir e tirar suas próprias respostas e conclusões.
Por exemplo, em vez de dar orientações, podemos perguntar: “Como você acha que poderíamos fazer isso? Como podemos resolver esse problema? Que ideias você tem para atingir esse objetivo?”
Ensine dinâmicas e estratégias úteis
Existem algumas dinâmicas que podem ser muito úteis para as crianças ao usar o pensamento lateral. Estas podem ser praticadas inicialmente em casa ou na escola, mas com o tempo passarão a fazer parte dos recursos próprios da criança. Dessa forma, ela as terá assimilado e saberá como usá-las quando precisar delas.
Uma das mais eficazes é o brainstorming, que é especialmente eficaz quando as crianças estão travadas na hora de resolver um problema ou tomar uma decisão. Em vez de repassar os mesmos pensamentos, a ideia é propor todas as soluções que vierem à cabeça, por mais malucas ou fantasiosas que sejam.
Outra das técnicas mais úteis e divertidas é conhecida como “6 chapéus de pensamento”. Você pode saber mais sobre ela neste artigo.
Pratique exercícios e jogos
Por fim, podemos apoiar o pensamento lateral das crianças propondo quebra-cabeças, enigmas e outros jogos que ajudem a despertar sua engenhosidade e originalidade. Você pode encontrar várias opções na internet, assim como em livros de atividades infantis. Mas você também pode criar suas próprias propostas: basta narrar uma situação em que existem várias opções e pedir ao seu filho para listar todas as que vierem à mente.
Por exemplo: para que serve uma caixa de fósforos? As respostas podem ir desde usá-lo como um recipiente para plantar uma lentilha, usá-lo como porta-joias para brincos e anéis, ou colocá-lo como mesa em uma caixa de boneca.
O pensamento lateral é uma ferramenta vitalícia
Em suma, trata-se de ajudar as crianças a compreender que nem sempre existe uma única solução válida. Portanto, não há razão para ficar com a primeira opção que vem à mente. Trata-se de incentivá-las a serem originais em seu pensamento, a desenvolverem sua engenhosidade e a pensarem e se proporem além do que já sabem ou que lhes foi dito.
A capacidade de usar o pensamento lateral será muito útil para elas em seus anos escolares e em seus relacionamentos pessoais, pois as tornará mais empáticas e tolerantes ao serem capazes de ver diferentes perspectivas. Mas, além disso, é um recurso muito valorizado e exigido no mundo profissional, pelo que, no futuro, será muito útil.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De Bono, E. (1970). Lateral thinking. New York.
- Gigerenzer, G., & Gaissmaier, W. (2011). Heuristic decision making. Annual Review of Psychology, 62, 451–482. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-120709-145346