5 benefícios psicológicos dos quebra-cabeças

28 de agosto de 2019
Os quebra-cabeças são um bom jogo para desenvolver múltiplas habilidades cognitivas. A seguir, vamos explicar alguns benefícios psicológicos dos quebra-cabeças para as crianças.

Todas as crianças do mundo gostam de brincar, independentemente da cultura a que pertençam. Nesse sentido, vale a pena destacar que há uma grande variedade de jogos que permitem que as crianças estimulem e enriqueçam as suas mentes, como os quebra-cabeças, por exemplo. Por esse motivo, preparamos o artigo a seguir sobre os benefícios psicológicos dos quebra-cabeças para as crianças.

Devemos avaliar a relevância das brincadeiras no cotidiano das crianças, visto que, graças a essas atividades, elas adquirem muitos aprendizados de uma maneira lúdica e divertida.

“Brincar é a forma favorita que o nosso cérebro tem para aprender!”

– Diane Ackerman –

A importância das brincadeiras para as crianças

Brincar contribui para o bem-estar cognitivo, físico, social e emocional das crianças. De fato, a Academia Americana de Pediatria afirma que brincar é muito importante para o desenvolvimento evolutivo das crianças. Isto se deve a várias razões:

  • Permite o desenvolvimento de um cérebro saudável e equilibrado.
  • Facilita a interação com o ambiente e com as outras pessoas.
  • Permite o aprendizado de competências e habilidades básicas.
  • Melhora as relações afetivas familiares, quando pais ou mães estão envolvidos e brincam com os filhos.
  • Promove a aquisição de valores e normas sociais.
A importância das brincadeiras para as crianças

Todas essas razões justificam o fato de ser tão importante permitir que as crianças tenham tempo e espaço para brincar, o que é essencial para um crescimento ideal e feliz.

“As crianças precisam de liberdade e tempo para brincar. Brincar não é um luxo. Brincar é uma necessidade.”

– Kay Redfield Jameson –

Benefícios psicológicos dos quebra-cabeças para as crianças

As crianças podem começar a montar quebra-cabeças desde muito pequenas. De fato, hoje em dia, o mercado já está catalogado por idade.

O fato de fazer essa atividade desde os primeiros anos de vida traz uma infinidade de benefícios físicos e psicológicos. Dessa forma, as crianças desenvolvem uma maior coordenação e habilidade motora com as mãos.

Além disso, elas também têm que desenvolver várias habilidades cognitivas até atingirem o objetivo final da atividade, ou seja, o de montar o quebra-cabeça corretamente.

5 benefícios psicológicos dos quebra-cabeças para as crianças

Desenvolvem a atenção e a memória

Os quebra-cabeças melhoram a capacidade de concentração e a memória visual das crianças, uma vez que elas devem prestar atenção em como a imagem era e lembrar onde devem colocar cada peça para montar o quebra-cabeça.

Assim, as crianças observam e exploram o mundo ao redor, enquanto retêm e organizam informações. Além disso, elas treinam e desenvolvem a atenção e a memória, que são tão necessárias para a aquisição do aprendizado futuro.

Aumentam a capacidade lógica

Através da montagem de quebra-cabeças, a capacidade lógica e a engenhosidade das crianças são desenvolvidas. Ou seja, estimula-se a capacidade de analisar e resolver problemas.

Montar um quebra-cabeça requer conhecimento lógico para raciocinar, planejar e seguir uma estratégia de resolução. Essa capacidade é benéfica para o domínio da ciência, da tecnologia e da matemática.

Desenvolvem a inteligência visuoespacial

Os quebra-cabeças são jogos que estimulam a inteligência visuoespacial. Ou seja, a capacidade de representar espaços e imagens visualmente. Assim, as crianças treinam a capacidade de imaginar e girar os objetos em três dimensões, de tal forma que desenvolvem uma maior sensibilidade para trabalhar com figuras e formas mentalmente.

Os quebra-cabeças desenvolvem a inteligência visuoespacial

Reforçam a autoestima

Brincar com um quebra-cabeça envolve superar um desafio complexo. Por isso, quando as crianças atingem o objetivo de reconstruir uma imagem a partir de várias peças, elas se sentem satisfeitas e orgulhosas do seu trabalho. Isso ajuda a reforçar a autoestima ao aprenderem que podem alcançar os objetivos a que se propuserem.

Promovem a tolerância à frustração

Além do que foi mencionado acima, os quebra-cabeças também são bons para promover a tolerância à frustração. Isso ocorre porque, ao longo do desenvolvimento da atividade, as crianças vão encontrar problemas e dificuldades para completar a imagem.

Porém, elas precisam superar esses momentos de frustração para concluir a montagem. Dessa forma, as crianças aprendem a se controlar e refletir antes de agir.

Dê um quebra-cabeça a uma criança e você lhe dará aprendizado e diversão.

  • Antunes, C. (2004). Juegos para estimular las inteligencias múltiples (Vol. 5). Narcea Ediciones.
  • Oxfam Intermon. (s.f). ¡A jugar! Juegos con valores para niños y niñas: la importancia del juego en el desarrollo infantil y propuestas de juegos.