Por que o ruído branco é benéfico para todos?

· 20 de novembro de 2017

Pensar em ruído branco pode ser estranho. Não estamos acostumados a associar um certo tipo de som a uma cor. No entanto, as cores são usadas para classificar ruídos ou sons.

O que é o ruído branco?

A palavra ruído tem diferentes significados. Um ruído pode ser uma interferência, uma distorção, ou ainda uma sensação não articulada ao nível auditivo. Esta palavra se origina do latim. Rugitus era a maneira de se referir a um som geralmente desagradável e inarticulado.

O ruído branco é um sinal que não tem um padrão certo. É o resultado da combinação de todas as frequências audíveis. Estas frequências variam entre 20 a 20 000 Hertz.

Uma característica desse tipo de som é que as suas frequências (baixa, média e alta) possuem um nível de amplitude igual ao mesmo tempo. O ruído branco foi batizado com esse nome pois o mesmo fenômeno ocorre no nível óptico com luz branca.

O som da chuva é um ruído branco

O ruído branco e a saúde

Existem vários estudos sobre os efeitos desse ruído na saúde, porém nenhum deles é conclusivo. Ainda são necessários mais estudos sobre esse assunto para poder determinar os seus reais efeitos sobre o corpo humano.

Dizem que o ruído branco contribui para a saúde porque favorece a meditação e a concentração. Da mesma forma, esses ruídos ajudam a combater a insônia ao favorecer o relaxamento.

Existem estudos realizados em animais cujos resultados mostram que aqueles que foram expostos a outros ruídos retiveram menos informações na memória em relação àqueles que foram expostos ao ruído branco.

A relação entre diferentes tipos de ruído

O ruído branco integra os outros ruídos, não os elimina. Como o cérebro escuta milhares de frequências ao mesmo tempo, não é capaz de distinguir nenhum ruído específico.

Se empregado corretamente, o ruído branco pode ajudar a camuflar certos ruídos que vêm da rua. Entre eles estão o barulho do trânsito, dos vizinhos, das construções, ou de ruas em obra. Desta forma é possível descansar, estudar ou trabalhar, pois o nível de concentração aumenta.

Há também outro tipo de ruído. O zumbido é um fenômeno auditivo no qual algumas pessoas ouvem um ruído que não é produzido no exterior. Esse som pode gerar angústia e insônia. Com a ajuda do ruído branco esta condição pode ser reduzida significativamente.

O efeito do ruído branco nos bebês

Os benefícios que o ruído branco pode trazer para os bebês é um assunto bastante discutido. Alguns especialistas afirmam que o ruído branco tem capacidade relaxante sobre os pequenos, pois integra ou absorve qualquer outro ruído que possa perturbar a criança. Após alguns minutos com esse ruído os bebês podem alcançar o relaxamento e conseguir manter a calma.

Ao aumentar o grau de relaxamento, esse ruído ajuda as crianças a dormir por mais tempo contribuindo, assim, para reduzir o estresse nos bebês. Fatores como o cansaço causado pelas atividades e movimentos realizados durante o dia ou pelo estímulo em excesso podem estressar um recém-nascido.

O som do ventilador é um ruído branco

Outra hipótese sobre os benefícios desse ruído em recém-nascidos indica que o ambiente sonoro no interior do útero durante a gravidez é muito parecido com o ruído branco. Portanto ele proporciona um sentimento de prazer, segurança e tranquilidade no bebê.

Outro benefício desse tipo de ruído para os bebês é acalmar o choro. Dessa forma se evita que eles fiquem alterados por muito tempo.

Os especialistas advertem que é importante que as crianças não se acostumem a dormir com o ruído branco de fundo. O uso dessa tática deve ser esporádico e não uma norma.

O efeito do ruído branco nos adultos

Em adultos o contato com o ruído branco funciona como um estimulante cerebral durante o estágio REM do sono. Com o auxílio dele é possível atingir um estado de relaxamento que cria uma condição benéfica para o sono.

Atualmente se pode encontrar muitos dispositivos que emitem esse tipo de ruído. Vale lembrar que também existem diversos aplicativos para celular com várias opções de ruído branco para escolher. Todas essas inovações têm o objetivo de oferecer uma solução para ajudar a conciliar o sono.

Os especialistas recomendam não colocar esse tipo de ruído frequentemente em alto volume. Para as crianças, as precauções devem ser ainda maiores, não excedendo os 50 decibéis.