3 conselhos para cuidar de um recém-nascido

21 Agosto, 2017

Cuidar de um recém-nascido é fornecer os cuidados básicos para garantir seu bem-estar físico e psicológico. É dar amor e atender seu chamado à cada vez que ele necessite, sem se importar com o que você esteja fazendo. Quando um bebê chega ao mundo ele deve se converter em prioridade tanto para a mãe como para o resto da família.

Os 3 principais cuidados com o bebê

O banho. Um processo que pode ser seguro

O primeiro banho de seu filho, aquele que se dá com um sabonete para bebês, água morna e uma banheira, deve ser dado logo na primeira semana de vida.

Antes disso, você somente deve usar toalhas e algodões umedecidos para limpá-lo.

É comum ouvir o conselho de evitar de dar um banho no bebê poucos dias após o nascimento, porque ele chega ao mundo protegido de uma substância esbranquiçada chamada vérnix caseoso.

recién nacido 2

O vérnix caseoso ajuda a manter sua temperatura corporal, é antimicrobiano e protege a pele. Entretanto, depois da primeira semana, a pele da criança haverá absorvido parte dessa matéria gordurosa e estará pronto para receber o seu primeiro “mergulho”.

Mamãe, cada banho que você der a seu bebê deve estar acompanhado de uma rotina, somente assim ele não se assustará e logo ficará à vontade com o procedimento.

Algumas crianças choram desconsoladamente enquanto tomam banho, e só perdem o medo desse momento quando “aprendem” que se trata de algo agradável.

Algo mais que podemos aconselhar com respeito à higiene, é que um recém-nascido somente deve receber um banho por dia. Se você puder contar com a ajuda de outra pessoa este momento será menos estressante, pois você poderá segurá-lo bem enquanto enquanto a outra pessoa o lava.

Muitas mães sentem fobia no momento do banho, pelo fato de o bebê ser tão pequenino como é, e como ele se move e escorrega entre as mãos.

Agora, caso você tenha que passar sozinha por esse processo e não tenha a minima ideia de como fazer, tente fazê-lo da seguinte maneira.

Transforme seu quarto em um banheiro

Baby Bath Spa

Ponha um plastico sobre a cama para que o colchão não tenha o perigo de molhar. Coloque a banheira em cima dele, e de um lado um recipiente com a água que usará no banho, o sabonete e a toalha.

Sente-se na cama, apoie seu bebê já sem roupa sobre um de seus braços de modo que sua cabeça fique na palma de sua mão, e sua bundinha encostada ao seu antebraço.

Um novo bebê é como o começo de todas as coisas maravilhosas; esperanças, sonhos e possibilidades.

-Desconhecido-

Com a outra mão o molhe, passe o sabonete e o enxugue. Depois, o carregue, seque-o, e vista-o.

Se por alguma casualidade seu filho escorregar de suas mãos, não haverá perigo algum pois cairá em cima do colchão, sem risco de se machucar.

O coto do cordão umbilical. Um tecido necroso que dá medo

O coto que fica depois de cortar o cordão umbilical é um tecido morto que, caso não seque de imediato, tampouco você deve tratá-lo como se fosse preciso conservar pelo resto da vida.

O coto do cordão umbilical não precisa deixar você com medo, tanto é assim que, a não ser que infeccione por uma higiene inadequada, não causará problemas.

Para limpar, segure firmemente e o levante para chegar à zona que ainda está presa à pele da barriga. Limpe com água  sabão e depois enxugue, deixando bem seco.

Muitos pediatras aconselham sua limpeza duas vezes por dia, e pelo menos uma delas com álcool preparado.

À medida que o tempo passa, o coto irá se soltando dos lados para dentro, e em poucos dias cairá deixando uma linda cicatriz.

O alimento do recém-nascido: leite, leite e mais leite

leche recién nacido

alimento do recém-nascido somente deve estar composto por leite materno.

Claro, sempre existem exceções. Se você tem algum problema com seus seios, não tem quantidade suficiente de leite, o bebê não aceita o peito, ou existe qualquer outro problema, e ele não se alimenta bem, você pode optar por muitas outras alternativas.

Entretanto, se seu filho e você estão em perfeitas condições nos primeiros meses de vida, somente deve alimentá-lo com seu leite.

O leite materno contém anticorpos e fornece ao bebê as defesas necessárias para resguardá-lo dos patógenos. É rico em gorduras, carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas, hormônios e enzimas digestivas.

Está composto por água em sua maior parte, pelo que o recém-nascido não necessitará beber água enquanto dure o período de amamentação.